A importância das Vitaminas

Importância das vitaminas: Descubra no Compre Cimed!

A importância das vitaminas está diretamente ligada ao bom funcionamento, manutenção e desenvolvimento do organismo e do corpo humano. Elas atuam em conjunto com várias enzimas, controlando diversas atividades das células e funções metabólicas.

A maioria das vitaminas não são produzidas pelo nosso corpo, devendo ser ingeridas diariamente em porções adequadas por uma boa alimentação ou através da suplementação.

A carência de vitaminas pode provocar uma série de problemas ao organismo, trazendo prejuízos consideráveis para o bem-estar, para a saúde e para a vida do indivíduo.

Neste conteúdo, você vai entender como as vitaminas interferem em nossa saúde, descobrindo quais são suas funções e como agem no nosso organismo. Além disso, você vai saber quais são as principais fontes alimentares de cada uma delas!

O que são as vitaminas?

As vitaminas são essenciais para o nosso bem-estar e saúde, já que contribuem para a manutenção do metabolismo. Não à toa, a carência delas provoca uma série de distúrbios, doenças e outros problemas.

Assim, ao consumir frutas, legumes e hortaliças, por exemplo, o indivíduo obtém a quantidade de vitaminas necessárias para suas atividades, evitando complicações de saúde.

Dessa maneira, é importante ficar atento às doses recomendadas para sua faixa etária, sexo e estilo de vida.

Quais são os tipos de vitaminas?

As vitaminas são divididas em hidrossolúveis e lipossolúveis. Enquanto as lipossolúveis se dissolvem em meio a gorduras, com maior dificuldade de serem excretadas pelo organismo, as hidrossolúveis permanecem e solubilizam em meio aquoso ficando um tempo menor no organismo.

Dessa forma, as vitaminas A, D, E e K são lipossolúveis, enquanto as vitaminas C e o complexo B são representantes das hidrossolúveis:

Lipossolúveis

  • Vitamina A - Atua no combate aos radicais livres e na saúde dos olhos;

  • Vitamina D - Contribui com a captação de cálcio;

  • Vitamina E - Previne doenças do sistema cardíacas, atuando também como antioxidante;

  • Vitamina K - Regula a coagulação do sangue.

Hidrossolúveis

  • Vitamina C - Fortalece o sistema imunológico e atua na formação de ossos e dentes;

  • Vitamina B1 - Manutenção do sistema nervoso e circulatório;

  • Vitamina B2 - Produção de células sanguíneas e do sistema imunológico;

  • Vitamina B3 - Atua no sistema circulatório e no sistema imune;

  • Vitaminas B6 - Entra na síntese de várias células importantes no organismo;

  • Vitamina B12 - Atua na maturação de todo organismo e na produção de células do sangue.

Quais são as vitaminas mais importantes?

Como você já percebeu, as vitaminas interferem em nossa saúde de várias maneiras, sendo que algumas delas possuem um papel mais importante em nosso organismo. Confira a seguir!

Vitamina C

A vitamina C é também conhecida como ácido ascórbico e está associada ao funcionamento do sistema imunológico. O composto atua na cicatrização e na prevenção de doenças do sistema cardiovascular.

Dessa forma, uma avitaminose (carência extrema de vitamina) desse nutriente pode provocar fortes dores de cabeça e deixar você indisposto para suas atividades normais. Por isso, ao consumir alimentos como laranja, goiaba, limão e tomate, você previne esses problemas.

Então, se você está na idade adulta, tente consumir ao menos 94,5 mg de vitamina C por dia, o que está dentro da faixa recomendada pelos nutricionistas [1].

Vitamina A

A vitamina A é popularmente conhecida como a vitamina da visão, isso porque ela tem grande importância na manutenção dos olhos e da visão.

Outro fator importante é a atuação dessa vitamina como antioxidante. Ao manter os níveis adequados do nutriente, possivelmente você também irá reduzir os sinais do envelhecimento precoce. Isso acontece devido a ação contra os radicais livres que trazem esses sinais.

Por atuar como um protetor natural para a pele e ter características antioxidantes, a carência de vitamina A pode provocar cegueira noturna e alterações de pele, respectivamente. Estudos apontam ainda a importância da vitamina A na proteção contra o desenvolvimento de tumores em humanos e em outros animais [2].

Esse quadro pode ser evitado se você consumir alimentos como cenoura, fígado, espinafre e leite. Aproveite para conhecer outros hábitos e cuidados para a saúde dos olhos em um conteúdo que preparamos especialmente para você!

Vitaminas do complexo B

O complexo B compreende uma série de vitaminas com grande importância para o organismo e apresentam uma série de funções diferentes, que vão desde o desenvolvimento fetal, passando pela defesa do organismo, até a formação de células do sistema circulatório.

O complexo B é formado por seis nutrientes, as vitaminas B1, B2, B3, B6, B9 e B12. Dessa forma, a carência desses nutrientes interferem de várias formas em nossa saúde.

Entre os sintomas, é possível destacar que a falta delas traz má formação fetal, problemas de pele, convulsões e anemia. Por isso, não deixe de consumir alimentos como fígado, ovos, leite, couve, espinafre e outras hortaliças de tonalidade escura.

Vitamina E

A importância da vitamina E para o organismo se baseia na proteção contra doenças cardíacas, além de atuar no combate aos radicais livres.

Ao consumir vegetais folhosos, com coloração verde-escura, você contribui com a própria saúde, evitando ser vítima da esterilidade, do envelhecimento precoce e dos sintomas de fadiga.

Quer ter um coração esbanjando saúde? Confira nosso artigo que lista 10 alimentos bons para o coração e tenha vitalidade e disposição para qualquer desafio.

Vitamina K

A vitamina K participa de diversas atividades dentro do nosso organismo. Entre elas, podemos destacar:

  • Formação dos ossos;

  • Manutenção da função dos músculos;

  • Funcionamento do sistema esquelético;

  • Coagulação sanguínea;

  • Composição de proteínas.

Por sua vez, a carência da vitamina K enfraquece os ossos, reduz o tônus muscular, dificulta a coagulação e pode trazer problemas vasculares em geral.

Vitamina D

O calciferol ou a vitamina D está presente em alimentos como peixes, ovos e fígado de boi. O nutriente facilita a reposição de minerais em diversos tecidos e participa do controle de genes.

A deficiência de vitamina D no organismo enfraquece os ossos. Quando o quadro se instala no organismo de crianças, causa o raquitismo, podendo atrapalhar o desenvolvimento delas.

Então, ter uma alimentação correta e saudável é essencial para saúde, seja qual for a idade e estilo de vida. Para isso, optar pelos tipos de alimentos e pela quantidade de consumo adequado é fator primordial para ter uma boa qualidade de vida.

Utilize as vitaminas como aliados para desempenhar todas as atividades do dia a dia com alta produtividade. Descubra qual a melhor vitamina para combate físico e mental aqui no blog do Compre Cimed.

Até a próxima!

 

Referências:

[1] Vitamina C e imunidade: alimentos garantem doses recomendadas. Associação Brasileiras de Nutrição, 2020. Disponível em: < https://www.asbran.org.br/noticias/vitamina-c-e-imunidade-alimentos-garantem-doses-recomendadas >. Acesso em: 06/02/2023.

[2] DOS SANTOS, Helimar Senna; DE SOUZA CRUZ, Wanise Maria. A terapia nutricional com vitaminas antioxidantes e o tratamento quimioterápico oncológico. Revista Brasileira de Cancerologia, v. 47, n. 3, p. 303-308, 2001. Disponível em: < https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2309>. Acesso em: 06/02/2023.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.