Como melhorar a concentração? 10 dicas para aumentar a sua!

Como melhorar a concentração? 10 dicas para aumentar a sua!

Quer descobrir como melhorar a sua concentração e ter mais foco nas atividades do dia a dia?

Saiba que existem várias formas de aumentar essa capacidade e conseguir um melhor desempenho em todas as tarefas. É possível ter esses resultados com o uso de algumas vitaminas e também métodos especiais.

Para te ajudar nessa jornada, preparamos uma lista com as melhores dicas e recomendações de como melhorar a atenção e concentração diariamente. Continue a leitura e confira!

1. Tenha uma boa noite de sono

Uma noite de sono agradável e bem aproveitada é muito importante para garantir o seu alto rendimento durante a rotina, afinal, é de noite que o nosso cérebro descansa e o sistema nervoso central é restaurado.

É nesse período também que os nossos neurônios fazem o repasse de informações entre eles, mostrando mais uma vez o quão importante o sono é para a nossa atividade cerebral.

Uma noite ruim é capaz de reduzir o seu desempenho durante o dia, inclusive segundo algumas pesquisas, 16 minutos de sono perdido já são o suficiente para sofrer com essa queda no rendimento.

Então, cuide bem desse momento essencial da sua rotina. Antes de ir para a cama, desligue os seus aparelhos eletrônicos e telas, como o celular, pois eles podem adiar o relaxamento do seu corpo durante a noite.

Entenda mais sobre a importância do sono com o nosso conteúdo disponível aqui no blog. Confira!

2. Meditar também é uma ótima opção

A meditação é uma técnica antiga utilizada para o relaxamento do corpo e da mente que também auxilia na hora de se concentrar. Ela atua diretamente no córtex pré-frontal e, assim, gera resultados no seu aprendizado e na concentração.

Esse método milenar ativa o nosso cérebro e aumenta o volume de massa cinzenta, além de reduzir as atividades no lobo parietal, isso contribui para uma redução da sensibilidade a estímulos externos.

Por isso, vale a pena separar algum momento do seu dia para meditar em lugar calmo, focando em sua respiração e diminuindo o ritmo agitado da sua rotina.

3. Beba bastante água

Sim, beber bastante água não é somente importante para a sua saúde corporal, também é muito importante para a mente, sendo essencial no desenvolvimento da atividade cerebral. Dessa forma, ela aumenta a nossa capacidade de executar as tarefas de forma mais ágil.

Além disso, a falta de água no corpo gera diversos problemas como: estresse, dificuldade em focar e enxaqueca. Por isso, sempre que for estudar ou trabalhar, coloque uma garrafa de água do seu lado na mesa e mantenha-se bem hidratado durante todo o dia.

Aqui em nosso blog você encontra um ótimo conteúdo falando sobre o que é bom para a enxaqueca e como lidar com esse problema. Acesse e saiba o que fazer quando sofrer com essa dor intensa!

4. Faça pausas estratégicas durante o dia

O nosso cérebro não consegue ficar longos períodos totalmente concentrado no trabalho, assimilando as ideias e informações. Por conta disso, é fundamental fazer algumas pausas ao longo dia, parando um pouco para respirar, ir ao banheiro ou simplesmente comer um lanche rápido.

Você pode investir em estratégias que te ajudem a manter o foco também, como o método Pomodoro, que consiste em pequenos períodos de foco total combinados com momentos de pausa para descansar e relaxar a mente.

Ele vai auxiliar você a se manter focado durante as atividades e aumentar a sua produtividade, sem acabar se estressando com períodos muito longos de trabalho ou estudo.

5. Ouça uma playlist que você goste

Ouvir música é uma ótima maneira de se concentrar e manter o foco em alguma tarefa, pois ela reduz os ruídos externos e ainda traz bem-estar para o seu corpo.

Aqui o ideal é não utilizar aquelas playlists mais “tristes e depressivas”, apostando em faixas animadas e leves que sejam prazerosas de escutar.

Além disso, é importante que você conheça as músicas para não acabar prestando atenção demais nelas, afinal, escutar algo novo exige mais do nosso cérebro até para decidir se gosta ou não daquilo.

Então, crie playlists com uma duração de até 60 minutos, pois esse é o tempo máximo que conseguimos ficar concentrados ininterruptamente. Isso também contribui para você saber a hora certa de fazer uma pausa.

6. Alimente-se bem ao longo do dia

Uma boa dieta não é útil só na hora de emagrecer, ela é fundamental para podermos ter energia e disposição o suficiente para todas as atividades do dia.

Fazer algumas pequenas refeições durante a rotina ajuda a evitar que você fique com fome e perca a concentração por conta disso. Assim, é possível manter o foco por mais tempo e ainda garantir todos os nutrientes que o seu corpo precisa.

Mas tome cuidado também para não acabar exagerando e comendo além do necessário, pois isso pode trazer sono e atrapalhar o seu momento de produtividade.

7. Tenha uma lista de tarefas

Manter a organização das suas atividades é essencial para garantir o bom desempenho e sua concentração na hora de realizar as tarefas. Existem diversos aplicativos e softwares que podem auxiliar nisso, assim, você consegue criar listas bem organizadas de forma rápida e prática.

Com elas fica mais fácil estabelecer quais são as suas prioridades e evita que você se perca durante o trabalho, afinal, agora é possível saber qual o próximo passo a ser dado durante a rotina.

8. Seja flexível com você mesmo

Você não precisa se prender totalmente ao próprio cronograma, ele pode ser flexível e se adaptar às suas necessidades que surgirem durante o dia. Mesmo com um planejamento e uma lista de tarefas a ser seguida, não é necessário ficar preso a isso.

Caso surja algum evento diferente ao longo da rotina, não tenha medo em mudar os seus planos. Realize adaptações se baseando naquilo que funciona melhor para você.

9. Se recompense ao completar atividades

Uma ótima maneira de se manter concentrado e focado nas atividades é recompensar a si após concluir alguma tarefa. Isso vai te deixar motivado no trabalho e garantir um bom desempenho.

Você pode determinar que, após terminar uma certa atividade, irá assistir a um filme ou comer uma das suas comidas preferidas.

10. Fique offline durante os momentos de foco

Quando for trabalhar ou estudar, esqueça o seu celular e as redes sociais. Eles são grandes fontes de distração e podem tirar toda a sua concentração nos momentos de foco.

Por isso, deixe o smartphone no modo avião ou desligue ele, assim, você pode se dedicar inteiramente ao trabalho ou aos estudos.

Agora que descobriu o que é bom para a concentração, vai ficar muito mais fácil garantir uma alta produtividade no seu dia a dia. Aproveite e confira também qual a melhor vitamina para cansaço físico e mental.

Acesse o post em nosso blog e saiba mais!

1 comentário

Muito boa as dicas

LUCIA

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.