Como fazer a correta higienização da região íntima?

 Como fazer a correta higienização da região íntima?

Muitas mulheres ainda cometem erros quando o assunto é limpeza da vagina, o que acaba prejudicando a saúde íntima.

Para manter o bom funcionamento e a saúde da região íntima sempre em dia, cuidar da higiene é, sem dúvidas, um dos principais cuidados que você deve tomar. Mas, ainda hoje uma série de dúvidas a esse respeito são comuns entre as mulheres.

Odor é sinônimo de falta de higiene?

É bastante comum nos consultórios ginecológicos vermos relatos de mulheres que se queixam de odores na região íntima, mesmo tomando os devidos cuidados com a limpeza. Vale lembrar que a região possui um cheiro natural que pode variar durante as fases do ciclo menstrual e que quando está com o pH equilibrado, não é um cheiro forte e nem ruim. Outra situação é após as relações sexuais, como a área se torna mais lubrificada, pode haver algumas variações nesse odor, o que também não é nada alarmante.

Mas é preciso atenção! Caso o cheiro seja persistente, diferente do normal ou se apresente associado a secreções, é melhor procurar seu (a) ginecologista.

Nem toda secreção é anormal

Apesar de afirmarmos que a associação de odores e secreções é um sinal de alerta, nem sempre elas significam um problema. A lubrificação natural da região íntima pode variar ao longo do ciclo menstrual, se tornando mais abundante na fase próxima à menstruação e causar uma secreção esbranquiçada e fluida. Caso essa secreção fuja dessas características ou apresente também sinais de coceira e irritação, aí sim pode indicar que algo não esteja bem.

A vagina é autolimpante

Nossa região íntima possui uma lubrificação natural que apresenta uma flora microbiana com uma função muito importante: realizar a própria limpeza interna. Esse processo age protegendo o órgão das infecções e mantém todo o ambiente livre de microrganismos causadores de doenças.

É por isso que o excesso de limpeza, também pode prejudicar, pois ao fazer a limpeza interna, esse ecossistema se desequilibra e acaba desregulando todo o pH vaginal. Isso não quer dizer que você não deva lavar a área externa! O uso dos sabonetes íntimos Dermafeme e nossos lenços umedecidos para prolongar a proteção da região, são muito bem-vindos.

Curtiu nosso conteúdo?

Compartilhe as informações com suas amigas e deixe aqui o seu comentário!

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.