imagem do corpo humano em tons escuros mostrando os órgãos por dentro, o fundo é azul calro com os dizeres: 10 passos para aumentar a sua imunidade.

Como aumentar a imunidade: 10 hábitos para aderir!

Para que o nosso corpo consiga se defender diariamente de agentes estranhos, como vírus, fungos e bactérias, é fundamental fortalecer o polivalente sistema imunológico. Além de desempenhar o papel de defesa, a imunidade é capaz de restaurar partes do nosso organismo que foram danificadas por doenças ou ferimentos.

Apesar de ser uma defesa tão poderosa, alguns hábitos podem prejudicar o seu organismo ao desempenhar as tarefas de combater enfermidades, como condições de estresse e alto consumo de açúcares e gordura. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas bem simples de como aumentar a imunidade de forma natural e garantir o pleno funcionamento do seu corpo. Acompanhe na sequência!

10 ideias de como aumentar a imunidade – de forma natural!

Antes de aprofundar nas dicas, é importante salientar que não existe fórmula mágica para que o seu organismo funcione plenamente. Para que esse conjunto de órgãos e tecidos desempenhe o seu papel, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável e uma dieta equilibrada para afastar o risco de doenças e complicações.

Gripes e resfriados frequentes são sintomas que não podem passar despercebidos, afinal, são sinais de que o seu sistema imunológico não está respondendo aos ataques patogênicos. Para evitar esse quadro de imunidade baixa e fortalecer o seu sistema imunológico, apresentamos algumas dicas a seguir. Vamos conferir?

1 - Suplementação vitamínica

Os suplementos vitamínicos para imunidade, aliados a uma alimentação adequada, são fundamentais para manter a integridade do sistema imunológico. A ingestão de multivitamínicos é a maneira mais eficaz de suprir as demandas e dar suporte para o nosso organismo.

Dessa forma, quando não conseguimos suprir os nutrientes ou quando o nosso corpo não consegue mais processar a absorção, principalmente com o avanço da idade, a solução eficiente e adequada para o funcionamento do sistema imunológico é a suplementação vitamínica. É importante ressaltar que a ingestão deve ser orientada por um médico ou nutricionista, mas existem algumas opções de vitaminas para idosos que são muito conhecidas!

2 - Exponha-se ao sol

A vitamina D tem um papel fundamental quando o assunto é fortalecimento do sistema imunológico¹, principalmente para a saúde da mulher. A exposição moderada ao sol vai muito além de regular o sistema imune. A luz solar aumenta os níveis de cálcio, previne doenças dos ossos e auto-imunes, aumenta a produção de endorfina e melhora a qualidade do sono.

3 - Beba água frequentemente

Não é preciso ir muito longe para saber que a água é indispensável para o bom funcionamento dos órgãos vitais, não é mesmo? Sem ela, não há saúde! Ingerir (no mínimo) dois litros de água por dia é fundamental para assegurar a integridade do sistema imune e produção de anticorpos.

4 - Pratique exercícios físicos

É possível fortalecer o sistema imunológico com a prática de atividade física? A resposta é: sim! Além de reduzir o estresse, o exercício aumenta a quantidade de glóbulos brancos que auxiliam no combate às doenças. Inclusive, alguns esportes contribuem especialmente com o sistema imune², como caminhada, corrida, pedalada e natação. Escolha o melhor para você e pratique com cautela para não se machucar.

5 - Discipline seu sono

Se você está em busca de fortalecer o seu sistema imunológico, saiba que descansar o corpo e a mente é primordial. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda de 6 a 8 horas de sono por noite para ficar com a saúde em dia. Então, antes de mais nada, priorize o seu sono! Caso esteja com dificuldade no controle de suas emoções, ou quaisquer outros problemas que estejam lhe causando insônia, procure ajuda de um profissional.

6 - Evite álcool e cigarro

De fato, o consumo prolongado de álcool⁴ e cigarro⁵ tem consequências negativas para a saúde, podendo causar uma queda na imunidade. Além disso, o álcool em excesso dificulta o reconhecimento imediato dos microrganismos invasores – causadores de doenças – podendo levar a maiores complicações.

7 - Reduza o consumo de alimentos industrializados

O nosso sistema imunológico precisa de uma dieta saudável para combater os invasores internos. No entanto, existem alimentos que enfraquecem a imunidade e causam inflamações no organismo. Se você está em busca de aumentar a sua imunidade, evite alimentos com conservantes e outras substâncias que são prejudiciais à saúde.

O vício por doces e refrigerantes também traz malefícios para a saúde do seu corpo. Uma maneira eficiente de reduzir o consumo de açúcar e fortalecer a imunidade é inserir mais frutas à dieta, especialmente as frutas vermelhas que são anti-inflamatórias e ricas em antioxidante.

8 - Consuma mais vitaminas naturais

Quando falamos em aumentar a imunidade³, alguns alimentos merecem destaque! Além da ingestão de vitaminas em forma de cápsulas, é possível encontrar em alimentos vários nutrientes importantes para o sistema imunológico. Então, se você deseja reduzir as chances de ficar doente, confira abaixo os alimentos essências que não podem faltar na sua dieta:

  • Vegetais verde-escuros: ricos em vitamina C;
  • Frutas cítricas: ricos em vitaminas A e C;
  • Peixes: fonte de Ômega 3;
  • Castanhas e cereais: fonte de Zinco.

9 - Aposte no consumo de chás

Se você está sentindo que o seu corpo está mais frágil e suscetível a doenças de fácil transmissão, principalmente nas estações mais frias do ano, os chás naturais são excelentes para reforçar as defesas do organismo como um todo. Os mais indicados quando falamos sobre como aumentar a imunidade são: chá verde, romã, cúrcuma, canela, gengibre e hortelã. A adição de chás na rotina (sem açúcar) também é um excelente aliado para manter a hidratação do corpo.

10 - Consuma fontes naturais de vitaminas

Além da ingestão de vitaminas na forma de cápsulas, é importante acrescentar na dieta alimentos naturais variados que garantem a oferta de nutrientes que seu corpo precisa. Afinal, a alimentação é a principal fonte para a manutenção da saúde do corpo e da mente. Para manter o sistema imunológico funcionando bem, confira os alimentos que aumentam a imunidade para você pode adicioná-los à sua dieta:

  • Gengibre;
  • Fígado;
  • Salmão;
  • Alho;
  • Cebola;
  • Linhaça;
  • Amêndoas.

Sintomas da imunidade baixa

Quando essa estrutura complexa formada por tecidos, células e órgãos está enfraquecida, o nosso organismo fica vulnerável a uma série de doenças. Além disso, a diminuição da atividade do sistema imunológico pode causar um impacto grande na rotina, inclusive a dificuldade de cumprir atividades simples.

Por isso, é importante ficar de olho aos sintomas mais frequentes da imunidade baixa, tais como:

  • Cansaço excessivo;
  • Infecções recorrentes;
  • Queda de cabelo;
  • Perda ou ganho de peso acentuado.

Não podemos esquecer que as crianças não têm imunidade amadurecida igual a um adulto e, por isso, estão mais suscetíveis a doenças infecciosas. A melhor maneira de garantir a proteção delas é contar com hábitos saudáveis e manter a vacinação em dia. Além disso, os suplementos vitamínicos são ótimos aliados para fortalecer a saúde dos pequenos. Se você quer saber quais são os nutrientes que podem ser incrementados na dieta do seu filho, confira o conteúdo sobre vitaminas para crianças: descubra com a Cimed! – Vale a pena conferir!

Se você identificou algum desses sintomas, siga nossas dicas e comece o quanto antes a cuidar da sua saúde, afinal, não foi difícil aprender como aumentar a imunidade do nosso corpo, e também não será difícil colocar em prática. Mas lembre-se, é importante procurar orientação médica, certo?

Por hoje é só, mas continue acompanhando o blog da Cimed e fique por dentro de mais conteúdos relevantes com informações confiáveis. Aproveite e confira o post sobre as melhores vitaminas para a saúde do homem e saiba qual a importância de cada uma delas para o organismo masculino. Caso tenha ficado alguma dúvida, é só entrar em contato conosco no campo de comentário abaixo.

Até o próximo post!

Referências:

1 - https://seprev.sp.gov.br/saude/dicas-de-leitura/entenda-as-funcoes-da-vitamina-d-no-corpo-e-como-mante-la-em-nivel-saudavel

2 - https://labvw.com.br/blog/exercicios-para-fortalecer-a-imunidade/

3 - https://www.aripuana.mt.gov.br/imprensa/noticia/como-aumentar-a-imunidade-de-forma-natural/1448

4 - https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2304

5 - https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21733/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_ERICA%20FARIAS%20DE%20OLIVIERA.pdf

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.