mulher de vestido amarelo com as duas mãos na região vaginal

Como aliviar infecção urinária imediatamente: Veja 5 formas

A infecção urinária é uma inflamação na bexiga que causa grande incômodo, ocasionando em sintomas como a vontade frequente de urinar, febre, ardor na hora de fazer xixi e dores na bexiga, nas costas e na região abaixo do ventre.

Quando você sente esses sintomas, é indicado procurar assistência médica para iniciar o tratamento o quanto antes. Em conjunto ao tratamento médico, é possível somar essas 7 formas de como aliviar infecção urinária imediatamente — confira!

5 formas de aliviar infecção urinária imediatamente

A infecção urinária, ou, também conhecida como “infecção no trato urinário” e “cistite”, é uma doença muito comum que afeta, principalmente, as mulheres, devido à anatomia feminina.

Os sintomas podem durar de 3 até 7 dias, a depender da intensidade da infecção e da data de início do tratamento. Para te ajudar nos momentos de intensa dor, selecionamos 7 formas do que fazer para aliviar a dor da infecção urinária, continue a leitura para conhecer cada uma:

1. Beba muita água

Com certeza, essa dica você já esperava aqui, não é? E nós vamos te explicar porque ela é tão importante nesses casos. A água, por ser líquida, contribui para eliminar os microorganismos presentes no trato urinário. Por isso, é fundamental a ingestão dela para alívio imediato dos sintomas da cistite.

Não é à toa que essa dica está em primeiro lugar, beber água é hábito muito importante para manter a nossa saúde física!

2. Não segure a urina

A hora de fazer xixi deve ser algo sagrado na sua rotina, principalmente se você deseja minimizar as dores e incômodos causados pela infecção no trato urinário. Além de ser um hábito saudável, é importante para diminuir a quantidade de bactérias presentes na flora intestinal, otimizando o tempo de recuperação da doença.

Portanto, não segure o xixi, vá ao banheiro sempre que precisar esvaziar a bexiga. Sabemos que quando estamos com cistite, a vontade de ir ao banheiro é constante e bastante desconfortável, mas cumprir essa etapa é importante para sua recuperação.

3. Faça compressa de água quente

Como citamos anteriormente, o incômodo é muito grande, mas as bolsas de água quente podem te ajudar a minimizar esses sintomas rapidamente. Faça assim: coloque a compressa quente em cima da barriga e deixe agir por 15 minutos.

Dessa forma, ela vai agir como um calmante, aliviando as dores. Porém, é importante tomar cuidado para não se queimar com a bolsa quente, opte por usar um pano para proteger o seu corpo do calor intenso da compressa.

4. Consuma alimentos probióticos

De início, esse nome pode até parecer complexo, mas os alimentos probióticos nada mais são do que aqueles que possuem uma bactéria do bem, são microorganismos que ajudam a manter um equilíbrio no trato urinário.

Separamos alguns ricos em probióticos, confira:

  • Iogurte;

  • Missô;

  • Kefir;

  • Kombucha;

  • Queijo.

Esses alimentos são ótimas maneiras de diminuir os sintomas, mas também contribuem para a prevenção da infecção urinária — inclua eles em suas refeições diárias!

5. Tome remédios para tratar a infecção urinária

Os medicamentos para infecção urinária são prescritos por especialistas para tratar as infecções que não são interrompidas de forma natural. Geralmente, são prescritos antibióticos ou anti-inflamatórios — vai depender da gravidade da inflamação.

Ao sentir os sintomas, busque assistência médica para melhor indicação do estado da sua infecção e qual o tratamento ideal para você.

Dica extra: repouse

Justamente por ser extremamente comum, nos esquecemos que a cistite é uma doença e, como tal, pede repouso para que o corpo possa se recuperar adequadamente.

A depender da intensidade da inflamação, não é somente a bexiga que irá doer, mas também as costas e a região abaixo do ventre — as dores podem ser mais fortes a depender do grau de esforço que você realiza. Por isso, se possível, fique de repouso e faça atividades mais leves.

Se você se sente constantemente com cansaço físico e/ou mental, temos um post que te conta qual a melhor vitamina para a sua saúde.

3 maneiras de prevenir a infecção urinária

É possível evitar a infecção no trato urinário com algumas mudanças simples de hábito, como preferir o uso de roupas de algodão, evitar calças muito justas, não segurar o xixi por muito tempo e usar produtos íntimos para higienização da região. Veja, também, outras 3 formas de evitar esse problema:

Vitamina C e D

Claro que a ingestão de vitaminas não poderia ficar de fora desta lista, pois elas são importantes para que todas as funções do corpo humano funcionem de maneira adequada. No caso das inflamações no trato urinário, essas vitaminas contribuem para diminuir as chances de desenvolver a doença.

Consuma laranja, kiwi, acerola, caju, abacaxi, morango, mamão e goiaba vermelha são alguns exemplos de frutas ricas em vitamina C. Já a vitamina D é adquirida principalmente pela exposição à luz solar.

Cranberry

Outra alternativa é o cranberry, que é uma fruta vermelha azedinha, mas extremamente rica em minerais e vitamina C, além de possuir ação antioxidante.

O cranberry é rico em minerais (como zinco e selênio), possui vitamina A. Tudo isso contribui para fortalecer o sistema imunológico e evitar a infecção urinária recorrente. Para consumi-la de forma prática, você pode ingerir um suplemento alimentar.

Melatonina

Você já deve ter ouvido falar de como a melatonina ajuda a melhorar a qualidade do sono, deixando você mais descansado. Porém, esse hormônio também contribui para aumentar o sistema imune. Dessa forma, ele pode evitar que você desenvolva problemas no trato urinário.

Como consumir a quantidade adequada de nutrientes para o corpo?

Um detalhe muito importante sobre esses nutrientes é que o nosso corpo não é capaz de produzir elas em quantidade necessária para o funcionamento adequado do nosso organismo.

A ingestão de vitaminas pode ocorrer meio de uma alimentação balenceada, que inclua alimentos ricos em vitaminas. Alguns exemplos são ovos, carne, verduras, grão, frutas e lacticínios. Outra alternativa é a ingestão de suplementos alimentares, que complementam as vitaminas no corpo.

Como são encontrados esses nutrientes?

Agora, você já sabe 7 formas de aliviar a infecção urinária e, ainda, como evitá-la. Vale destacar que os alimentos citados aqui podem ser encontrados em dois formatos: in natura e por meio de suplementos alimentares.

Os suplementos são uma forma segura de complementar as vitaminas que o nosso corpo precisa para se manter saudável, sendo uma ótima alternativa para a vida cotidiana. Antes de ingeri-los, consulte especialistas médicos ou nutricionistas.

Aproveite este momento para descobrir 9 opções de suplementos femininos para aumentar a sua disposição e desenvolver os músculos corporais!


Referências:

COIMBRA, Mariana Leite; et. al; Cranberry: Eficiência ou Ineficiência no Tratamento de Infecções Urinárias Recorrentes?; RESU–Revista Educação em Saúde: V8, suplemento 1, 2020

BRASIL. Biblioteca Virtual em Saúde. BVS. Cistite. Publicado em 06/2015. Acesso no dia 10/07/2023

LOPES, Hélio Vasconcellos; TAVARES Walter. Diagnóstico das infecções do trato urinário. Revisão Associação Médica Brasileira. 2005; 51(6): 301-12.

52 comentários

Muito bem explicado, entendi e colocarei em prática. Obrigada

Cleusa

Muito bem explicado !!

Vou seguir as orientações!

Grata

Josefa

muito obrigado pela ajuda para não se sofrer tanto, com a infeção urinaria.

adriano augusto correia Adriano

Gostei das dicas obg

Erica

muito bem explicado, estas dicas nos ajudam a poder pelo menos atacar o problema e ir ao médico. Cumprimentos o meu obrigado.

Adriano augusto correia

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.