senhora sentada no sofá com a mão na boca

Saiba como identificar o ressecamento vaginal

O corpo feminino sofre alterações significativas com o passar do tempo. Isso pode ser sentido com sintomas bem conhecidos das mulheres: aumento de gordura na região abdominal, perda de massa óssea e alteração na aparência das unhas, cabelo e pele¹.

Uma dessas alterações é a menopausa, condição natural que ocorre no corpo feminino entre os 45 a 55 anos². Esse período marca a última menstruação, indicativo do fim do período fértil feminino. É exatamente nesse momento que a vagina começa a ficar mais seca.

A secura vaginal gera diversas dúvidas, como o que causa essa condição, tratamentos e a possibilidade de mulheres mais jovens sentirem os sintomas. Por isso, neste post, iremos esclarecer todas essas dúvidas — descubra!

O que pode causar o ressecamento vaginal?

É comum que, no período da menopausa, o hormônio sexual feminino, o estrogênio, diminua até chegar ao momento em que ele para por completo³. O reflexo disso pode ser sentido no corpo, já que a vagina seca e a flexibilidade vaginal diminui.

Uma coisa é importante destacarmos aqui: esse processo é algo natural entre as mulheres. Mas sabemos que a falta de lubrificação atrapalha todo o dia a dia da mulher, já que mexe diretamente com a saúde íntima feminina.

Antes de pensar em qualquer tipo de tratamento, é preciso entender como identificar se a secura nos lábios grandes está ocorrendo com você. Existem alguns sintomas bem comuns, vamos conversar sobre eles agora — confira!

É normal mulheres jovens terem a vagina seca?

Sim, embora seja mais comum em mulheres que estão no período de menopausa, é possível que jovens sofram com a falta de lubrificação natural da vagina, e existem diversos motivos para isso³.

Mudanças no organismo

O primeiro deles envolve as particularidades de cada organismo. Algumas alterações hormonais podem afetar a produção de estrogênio, ocasionando a vagina mais seca.

Período de pós-parto

O parto também é um fator que faz mulheres jovens a terem a secura nas partes íntimas. Isso acontece, principalmente, quando a mamãe está amamentando, já que há a produção do hormônio prolactina. Por conta disso, a mucosa genital não tem a lubrificação natural.

Medicamentos

Existem diversos medicamentos fortes que podem impactar o nosso organismo, causando alterações em todo o corpo, principalmente remédios usados em tratamentos hormonais, como algumas quimioterapias e radioterapias.

Nesses casos, é possível consultar um profissional médico para validar a possibilidade de tratamentos alternativos que ajudem a minimizar o ressecamento na vagina.

Como saber se a parte íntima está ressecada?

Sabemos que o bem-estar sexual possui benefícios que podem ser sentidos todos os dias, como a melhora na qualidade do sono e o aumento da autoestima. Porém, quando a vagina está seca, a mulher sente muita dor no momento das relações sexuais.

Sem a lubrificação adequada, o deslizamento entre os órgãos genitais se torna muito doloroso. No entanto, esse não é o único sintoma, conheça os outros:

  • Coceira excessiva devido à vagina seca;

  • Dor na região;

  • Dificuldade para fazer xixi;

  • Sangramentos pela área sensível;

  • Perda involuntária de urina.

É importante se atentar aos sintomas para não serem confundidos com outras doenças, como a endometriose. Essa modificação no organismo feminino se define como o acúmulo de células do tecido endometrial nos ovários ou na cavidade abdominal⁴.

Alguns incômodos são parecidos, como dor e sangramento. Esse distúrbio pode ser dividido em endometriose profunda ou superficial (a mais comum entre as duas). A melhor solução para tirar a dúvida é consultar um profissional qualificado.

Qual a relação entre a secura vaginal e o sexo?

Independentemente da idade, o ressecamento nas partes íntimas provoca forte dor no momento das relações sexuais, o que gera o desprazer da mulher em fazer sexo, diminuindo a libido feminina.

Se a secura for sentida somente no momento da prática sexual, a causa pode ser outra: falta de estímulo sexual. Vários fatores podem influenciar:

  • Estresse;

  • Alterações hormonais;

  • Depressão;

  • Traumas;

  • Ansiedade;

  • Medicamentos.

Outra alternativa são os lubrificantes, que aumentam a quantidade de líquido nas partes íntimas. O resultado disso: uma diminuição no atrito entre a vagina e o pênis, tornando a relação mais prazerosa para as duas partes!

Como tratar o ressecamento vaginal?

Existem diversos tratamentos que podem ser recomendados para a vagina seca, isso será decidido junto a um especialista que vai avaliar a sua situação.

Em alguns casos, a troca de medicamentos ou o uso de produtos para o bem-estar sexual ajudam, mas a forma mais utilizada é o tratamento com reposição hormonal ou a terapia a laser.

Reposição hormonal

A reposição de hormônios atua na administração de dosagens controladas de estrogênio. Essa aplicação ocorre por meio de um creme vaginal, anel ou comprimido.

O problema principal desse método comum é que nem todas as mulheres podem realizar. Aquelas que tiveram diagnóstico de trombose ou câncer de mama não estão elegíveis para realizar o tratamento. O que fazem é recorrer à segunda opção.

Terapia com laser

A terapia a laser propõe a aplicação de um laser intravaginal na parte de fora da vagina⁵. O processo é indolor e auxilia na restauração da mucosa e do colágeno, dessa forma, ocorre um aumento na lubrificação e na elasticidade vaginal.

O que ocorre se não tratar a secura na região íntima?

Quando não for tratada, a vagina não recebe a lubrificação natural que precisa, sendo assim, fica mais vulnerável às infecções bacterianas. Além disso, o ressecamento causa muitos desconfortos à mulher, ocasionando coceiras, sangramentos e dor na hora do sexo. Por isso, o mais indicado é que você procure um especialista para verificar as possibilidades de tratamento para o seu organismo.

E aí, gostou de saber todas essas informações sobre o ressecamento vaginal. Então, aproveite para ler nosso artigo sobre o corrimento na vagina, descubra quais são as causas e os possíveis tratamentos para o fluxo de líquido vaginal — não deixe de conferir!

Referências:

¹ MINISTÉRIO DA SAÚDE. Menopausa marca processo de mudanças físicas e mentais. Biblioteca Virtual em Saúde. Brasil. Acesso em: 24 ago. 2023.

² MINISTÉRIO DA SAÚDE. Menopausa e climatério. Biblioteca Virtual em Saúde. Setembro de 2020, Brasil. Acesso em: 24 ago. 2023.

³ SOCIEDADE BRASILEIRA DE CLÍNICA MÉDICA. Ressecamento vaginal. Acesso em: 24 ago. 2023.

⁴ MINISTÉRIO DA SAÚDE. Endometriose. Biblioteca Virtual em Saúde. Brasil. Acesso em: 24 ago. 2023.

⁵ INSTITUTO DE UROLOGIA DE PIRACICABA. Laser Vaginal: conheça em detalhes. Junho de 2021. Acesso em: 24 ago. 2023.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.