foto de uma plantação de frutas com um efeito esverdeado e uma tarja verde na frente com os dizeres vitamina K, entenda  pra que serve e quais os benefícios

Fique por dentro dos benefícios da Vitamina K e suas funções

Acredite: os benefícios da vitamina K são muitos! Um dos mais conhecidos é o seu auxilio na coagulação do sangue e equilíbrio de inúmeros nutrientes presentes em nosso organismo, como os aminoácidos e antioxidantes. Realmente, é uma substância – e tanto! – para o bom funcionamento do corpo.

A produção dessa vitamina é realizada naturalmente pela nossa estrutura física. Entretanto, em alguns casos a suplementação alimentar se faz necessária. Afinal, conforme vamos avançando na idade, as vitaminas e os minerais devem ser repostos por nós, do mesmo modo quando existe alguma disfunção na produção delas.

Foi pensando nisso que preparamos esse conteúdo repleto de informações sobre a vitamina K. Então, se você ficou interessado em saber o que é, para que serve, quais são os seus benefícios e, especialmente, quando é necessário a suplementação, continue a leitura conosco!

Afinal, o que é a vitamina K e para que ela serve?

Lipossolúvel, a Vitamina K é encontrada em vários alimentos, entre eles o brócolis, o abacate, a salsa e a mostarda. Essa belezinha faz parte do processo de coagulação sanguínea, que é importantíssimo para evitar hemorragias internas e externas. Em resumo, é quando o sangue líquido passa para o estado sólido – como se fosse um gel.

Vale lembrar que, assim como as vitaminas do complexo B, a K também se desdobra em outros nutrientes – K1, K2 e K3 – e seu nome tem origem na palavra alemã "koagulation". Faz todo sentido, já que é um dos pontos centrais da solidificação que acontece durante a adequação de espessura do sangue.

Desse modo, você já deve imaginar que a falta dessa vitamina pode ocasionar complicações, que são ainda mais intensas em recém-nascidos. Isso porque os pequeninos não recebem quantidade suficiente desse nutriente e nem os sintetizam corretamente. Mas tenha calma, os nenéns recebem todos os cuidados necessários quando nascem.

Benefícios da vitamina K para o organismo

Se você acredita que a vitamina K auxilia somente na coagulação sanguínea, saiba que está completamente equivocado, por ter as segmentações entre K1 e K2, existem outros pontos importantes.

O nutriente tem ações positivas em outras partes do organismo, por exemplo, a K2 é responsável por regular o cálcio em nosso corpo, garantindo o equilíbrio da substância em nosso corpo.

Esse benefício é essencial para que o cálcio seja direcionado para o fortalecimento ósseo e para evitar o endurecimento das artérias e dos vasos cardiovasculares. É bacana ressaltar que as segmentações – K1 e K2 – também fazem parte disso.

A vitamina K1, ou filoquinona, é responsável pela síntese de proteínas e com isso é responsável pelo processo de coagulação sanguinea. Para facilitar o acesso ao conhecimento sobre as vantagens da "koagulation", veja abaixo cada uma delas:

Ajuda na Coagulação e Cicatrização

É claro que esse benefício teria que ser o número um da nossa lista, né? Afinal, a principal atuação da vitamina K está relacionada com o processo de coagulação do sangue – como citado anteriormente. As proteínas sintetizadas por ela certificam que o processo foi realizado corretamente.

É exatamente por conta desse aspecto que podemos afirmar que a quantidade adequada disponível em nosso organismo auxilia na boa cicatrização. Antes de realizarmos qualquer cirurgia, por exemplo, é necessário um exame que confirme a boa coagulação, uma vez que a cicatrização necessita ser positiva.

Auxilia no Controle de Açúcar do Sangue

É isso mesmo! O pâncreas é responsável por produzir insulina, mas também é um dos locais com muitas proteínas que dependem da vitamina K. Ou seja, ela participa ativamente do processo de metabolismo de glicose ao modular ocitocina e moléculas relacionadas. Dessa maneira, consumir alimentos com alto índice de K1 e K2 é uma forma de prevenir diabete.

Melhora a densidade óssea

Como mencionado anteriormente, essa vitamina é essencial para a regulação e direcionamento do calcio para a estrutura óssea, ou seja, é responsável pela disposição do cálcio na matriz óssea como parte da osteocalcina. Dessa forma, podemos concluir que ela é essencial para a boa densidade óssea.

Atua no Bom Funcionamento Hormonal

Sim, a vitamina K consegue equilibrar o sistema hormonal. Isso acontece porque um dos principais responsáveis pela regulação e metabolismo dos hormônios tireoídais no corpo é o figado.

Esse órgão contém grandes quantidades de vitamina K, inclusive, ingerir alimentos ricos em vitamina K ajuda a reduzir a cólica menstrual e a intensidade do fluxo. Afinal, se estamos com uma boa coagulação sanguínea e, de quebra, hormônios estabilizados, nosso organismo tem um funcionamento positivo.

O que acontece com a falta de vitamina K?

O principal sintoma quando há falta de vitamina K no organismo é o sangramento excessivo. Isso pode ser percebido naturalmente ao cortar a pele, por exemplo. Contudo, o exame de sangue é um dos métodos de comprovação mais eficazes, uma vez que é solicitado pelo profissional especialista.

Aliás, é ele quem vai prescrever qual o tratamento mais indicado. Nada de se automedicar devido a um resultado abaixo do esperado no papel, viu? Fique atento aos seguintes sinais:

  • Vômitos, fezes e urina com presença de sangue;
  • Hematomas;
  • Dores na articulação e cartilagem.

Ah, e como dissemos anteriormente, os bebês são mais propensos a desenvolverem a falta dessa substância, mas só um médico pode comprovar e determinar qual seria a suplementação adequada para cada pessoa. Portanto, é imprescindível ter um cuidado especial quando eles são recém-nascidos. A injeção de vitamina K é importantíssima para que eles não tenham hemorragia nas suas primeiras semanas de vida.

Para quem é indicado a suplementação de vitamina K?

Considerada uma condição rara em adultos, mas que pode ocorrer, a falta de vitamina K deve ser suprida. Porém, o suplemento e a quantidade devem – exclusivamente – ser indicados por um profissional. Indivíduos que passaram por cirurgias bariátricas, por exemplo, são grupo de risco quando o assunto é falta de vitaminas, uma vez que a absorção se torna mais difícil.

Por isso, é de suma importância manter uma rotina de visita ao consultório médico, afinal, ele é o único que pode te orientar durante uma suplementação vitaminica. Não descuide da sua saúde, está bem? Mantenha hábitos alimentares saudáveis e faça exercícios regularmente, essas são duas maneiras de evitar a falta de nutrientes que são imprescindíveis para o bom funcionamento do organismo.

E aí, gostou de saber um pouquinho mais sobre a importantíssima vitamina K? Esperamos que o conteúdo tenha ajudado em seu conhecimento e, principalmente, em analisar se você possui alguns dos sintomas de déficit apresentados em nossa lista.

Aproveite e compartilhe o post com os seus amigos nas redes sociais, para que todos fiquem por dentro da potência dessas informações. Por hoje é só, até a próxima!

REFERÊNCIAS:

VITAMINA K2 - Colocando o cálcio em equilíbrio para um coração saudável. https://plantbasedfoods.com.br/upload_arquivos/201912/2019120291548001576162698.pdf. Kappa Bioscience AS, Oslo, Norway.

Rezende, Jacqueline; Alves, Alessandra; Motta, Marcelo; et al. "Diagnóstico da deficiência de vitamina K.". https://assets.unitpac.com.br/arquivos/Revista/51/4.pdf. Revista Científica do ITPAC, 2012.

Klack, Karin, Carvalho, Jozélio. "Vitamina K: metabolismo, fontes e interação com o anticoagulante varfarina." https://www.scielo.br/j/rbr/a/8yFX4DV3YJzPKTmDS6mwHJq/?format=pdf&lang=pt. Revista Brasileira de reumatologia, 2006.

DÔRES, Sílvia; PAIVA, Sergio; CAMPANA, Alvaro. Vitamina K: metabolismo e nutrição. https://www.scielo.br/j/rn/a/xVfssYSZdh435bSRPBSfQCh/?format=pdf&lang=pt. vista de Nutrição, v. 14, 2001.

SCHINONI, Maria Isabel. Fisiologia hepática. http://gmbahia.ufba.br/index.php/gmbahia/article/view/305. Gazeta Médica da Bahia, v. 76, n. 2, 2008.

2 comentários

Parabéns!!! Informações importtantissimas

Selma Amaral Baixinha • surtada

É muito importante se manter informado sobre as vítimas que possamos tomar vcs estão de parabéns

Emerson

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.