Vitamina para crianças: descubra com a Cimed!

Vitamina para crianças: descubra com a Cimed!

A infância é um período importantíssimo das nossas vidas. Além de aprendermos elementos básicos para viver em sociedade – como a fala e a escrita – nosso corpo também está se desenvolvendo e criando sua imunidade. Por isso mesmo, a preocupação dos pais com a nutrição dos pequenos é bem grande, e as vitaminas para crianças merecem atenção especial.

Quer saber quais são esses nutrientes e como incrementá-los na dieta do seu filho? Então, acompanhe a leitura e confira tudo que a Cimed preparou para ajudar você a fortalecer a saúde das crianças e já começar a construir hábitos saudáveis desde já. E aí, pegou papel e caneta? Então vamos lá!

Vitamina para o crescimento infantil

Durante a infância, nossas crianças passam por intensas mudanças em diversos aspectos, e não é apenas o guarda-roupa que necessita de observação constante. A alimentação balanceada e rica em micronutrientes é um ponto crucial para o desenvolvimento correto. Veja os nomes na sequência e onde encontrar cada uma:

Vitamina A

Atualmente, estima-se que 127 milhões de crianças pré-escolares tenham deficiências de vitamina A [1], sabia? Ocupando o primeiro lugar na família dos micronutrientes vitamínicos, a vitamina A está diretamente ligada à saúde e bom funcionamento da visão. Problemas para enxergar diferentes tonalidades ou objetos em locais com pouca luz, por exemplo, podem estar relacionados com a falta dessa vitamina no organismo.

Além disso, a atuação dela no crescimento de pele e ossos é outro ponto notável. Durante o período de amamentação a criança já possui a quantidade que precisa de vitamina A para uma boa saúde. A partir da introdução de alimentos sólidos, pode-se optar pelos seguintes nomes para reforçar a suplementação naturalmente:

  • Espinafre;
  • Abóbora;
  • Ovos;
  • Produtos lácteos.

Vitamina C

A vitamina C é mais uma substância essencial para a saúde dos pequenos. Lembre-se de que, se estiver desconfiando que seu filho está com carência de alguma vitamina, consulte um médico especializado o mais rápido possível. Confie somente nele para fazer uma indicação assertiva do déficit vitamínico.

Dito isso, devemos ressaltar também a importância da vitamina C, que contribui para dentes e ossos saudáveis. Os músculos e o sistema imunológico, também necessitam desse micronutriente para gerir suas funções e manter sua integridade. A introdução de vitamina C no cardápio pode ser feita com frutas cítricas e saladas de folhas mais escuras [3]!

Vitamina D

O fortalecimento dos ossos é constante no período infantil, e a vitamina D está relacionada diretamente com essa mudança. A vitamina D é uma das únicas vitaminas que nosso organismo consegue produzir, depois de um bom banho de sol – é claro!

Estudos recentes tem demonstrado que a vitamina D além de ter papel fundamental no metabolismo ósseo e principalmente do cálcio, apresenta-se também importantíssima na homeostasia de sistemas e tecidos envolvidos na doença vascular [2].

Existem ainda alguns alimentos que podem contribuir para a suplementação da substância, são eles:

  • Fígado;
  • Salmão;
  • Queijo;
  • Mariscos;
  • Ovos;
  • Leite
  • Sardinha.

Qual a importância das vitaminas E e K para as crianças?

Muito se fala da vitamina E como um micronutriente essencial para as gestantes. Mas saiba que ela também possui seu papel no desenvolvimento dos integrantes que acabam de chegar ao mundo. A ação dela na prevenção de cânceres é cada vez mais apontada pela comunidade científica, além de atuar no combate aos problemas oculares, no coração e até mesmo na diabetes.

Da mesma forma, a vitamina K não pode faltar na dieta de sua criança. Esse período da vida é marcado por aventuras e grandes descobertas, que podem ocasionar os inevitáveis machucados. A vitamina K é indispensável na coagulação e cicatrização, o que faz dela uma substância comum naquela injeção que o bebê recebe assim que nasce. Veja onde encontrar ambas as vitaminas:

  • Vitamina E: azeite de oliva, nozes, amêndoas, gema do ovo, fígado;
  • Vitamina K: brócolis, ameixa seca, grãos de soja, espinafre.

Quais são as vitaminas para aumentar o apetite infantil?

Essa é uma questão delicada e que sempre deve ser acompanhada por um médico de confiança. Em geral, é comum que a falta de apetite esteja relacionada com um déficit nutricional no organismo da criança. Suplementos como vitaminas, minerais e fibras ajudam a corrigir essa carência e retornar o apetite da criança.

Aí que devemos ter atenção redobrada, já que são muitos os fatores que podem contribuir para a falta de apetite. Desde a repulsa à alguns alimentos, passando pela diminuição já esperada no ritmo do organismo até um dia muito quente ou agitado – que influencia na fome.

Infecções como gripes e resfriados também podem ser a causa da falta de apetite. Por isso, reforçamos a consulta com um pediatra antes de tomar qualquer atitude. Essa carência na alimentação é algo que somente ele pode analisar com precisão, já que a família acaba se baseando apenas em dados subjetivos sobre a quantidade correta.

Vitamina para crianças: como fazer ela tomar?

Como já vimos anteriormente, existe uma gama bem grande de alimentos que podem ser adicionados na dieta da criança para garantir os níveis nutricionais. No entanto, é comum que os pequenos acabem não gostando de alguns itens ou tendo dificuldades para ingeri-los. Aí que os suplementos vitamínicos entram em campo – especialmente os com sabor e de fácil ingestão [4].

Além de possuir sabores atrativos e formatos de fácil ingestão – como a goma – alguns suplementos puxam para o lúdico e deixam tudo mais interessante para a criança. Esse é o caso, por exemplo, da linha Lavitan Infantil. Conhecida entre os brasileiros, a marca número 1 em vitaminas busca aliar saúde nutricional com figuras amadas pela criançada, legal né?

Opções como essas facilitam a aceitação por parte da criança e garantem um impacto positivo na saúde. As vitaminas são indispensáveis nesse sentido e, novamente, pedem sempre uma opinião especializada. Confira também nosso conteúdo sobre as vitaminas essenciais para as mulheres e entenda a importância delas no organismo feminino.

Aproveite e compartilhe esse post com outros pais. Assim, você ajuda na disseminação de informações confiáveis e que irão proporcionar o bem estar dos pequenos. Continue acompanhando o blog da Cimed para ficar por dentro de todos os próximos conteúdos.

Obrigado e até a próxima!

Referências:

  1. FERRAZ, Ivan S. et al. Nível sérico de zinco e sua associação com deficiência de vitamina A em crianças pré-escolares. Jornal de Pediatria, v. 83, p. 512-517, 2007.
  2. MARRAFON, André Afonso et al. Uma revisão sobre a Vitamina D seus efeitos e problematizações em sua ausência. Brazilian Applied Science Review, v. 4, n. 5, p. 3202-3210, 2020.
  3. PAIVA-BANDEIRA, Geovanna T. de et al. Relação entre renda e consumo alimentar habitual de β-caroteno, vitamina C e vitamina E de crianças. Revista de Salud Pública, v. 13, p. 386-397, 2011.
  4. https://www.comprecimed.com.br/products/vitamina-d-lavitan-infantil-patati-patata-sabor-limao-solucao-oral-30ml

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.