5 Vitaminas essenciais para mulheres: conheça as principais!

5 Vitaminas essenciais para mulheres: conheça as principais!

As vitaminas são micronutrientes importantes para o organismo. É por meio delas que ele realiza alterações no corpo, estética e até mesmo produz a energia que precisamos para nossas atividades diárias.

Nesse sentido, algumas vitaminas são ainda mais importantes para o organismo feminino e devem estar presentes na sua lista!

Quer saber quais são as principais vitaminas para mulheres e onde encontrar? Então, continue a leitura e confira tudo que a Cimed preparou para você manter os níveis nutricionais corretos em qualquer fase da vida.

Inclusive, também trouxemos os nomes mais importantes para mulheres acima dos 40 e aquelas que querem dar um empurrãozinho no início da gestação. Vamos lá?

Afinal, quais são as principais vitaminas para mulheres?

Como já dissemos anteriormente, as vitaminas são substâncias importantíssimas para nossa saúde e bem-estar. Mulheres acima dos 40 anos ou que desejam engravidar de forma natural devem colocar uma atenção ainda maior nesse aspecto!

Algumas vitaminas podem facilitar o início da gravidez e te colocar mais perto desse sonho tão esperado.

A idade avançada também faz com que nosso organismo tenha mais dificuldade para realizar alguns processos de absorção e transformação.

Ingerir a quantidade ideal de vitaminas pela alimentação é a forma mais recomendada pelos especialistas, sendo possível utilizar suplementos com o aval do seu médico.

Esses suplementos são pensados estrategicamente para garantir a saúde do corpo feminino e podem facilmente ajustar os níveis corretos de vitaminas e minerais no corpo.

Lembre-se que a consulta com o profissional da saúde é indispensável. Abaixo você confere 5 vitaminas essenciais para a saúde feminina:

1- Vitamina A

Essa vitamina tem relação direta com a saúde e o funcionamento da visão. Mulheres que sofrem com problemas nesse aspecto devem procurar um profissional de confiança para saber se os níveis de vitamina A não estão abaixo do recomendado.

Após analisar os resultados dos exames, ele poderá prescrever a quantidade certa que deve ser reposta com uso de suplementos.

Você também pode ingerir a vitamina A de forma natural em alimentos como manga, cenoura e pimentão. Estudos também indicam a ação desse micronutriente em nossa imunidade e também na prevenção de alguns tipos de câncer.

O crescimento de alguns tecidos e mucosas também está interligado com a ação desta vitamina, realmente interessante!

2- Vitamina C

Outro micronutriente que age no crescimento de estruturas em nosso corpo. Estamos falando não só de tecidos, mas também de ossos e até os dentes. A vitamina C se torna ainda mais importante para as mulheres acima dos 40 anos. O processo de transformação e absorção do ferro fica mais eficiente com a ação dela no organismo.

A ação antioxidante é outro motivo pelo qual as mulheres não podem negligenciar a vitamina C no cardápio. Os radicais livres são moléculas ligadas ao envelhecimento e degeneração.

Essa vitamina – conhecida por sua ação contra gripe – é uma arma poderosa contra a ação dos radicais livres em nosso corpo, que também impacta na estética.

Ressaltamos a importância da consulta médica antes de começar a ingerir qualquer tipo de suplementação dessa substância.

Da mesma forma que a falta de vitamina C não é interessante, o excesso também pode não conferir os benefícios que você deseja e ainda trazer outras complicações. Em todo caso, dê prioridade para o consumo dos seguintes alimentos:

  • Brócolis;
  • Caju;
  • Kiwi;
  • Acerola;
  • Couve;
  • Laranja;
  • Mamão;
  • Suco de limão puro.

3- Vitaminas do complexo B

Essa categoria de vitaminas sem dúvida não pode faltar na alimentação e cuidado das mulheres. Para você ter uma ideia, problemas como dormência, anemia, cansaço e até depressão podem estar relacionados com a falta dessas substâncias no organismo. Além disso, as funções neurais também necessitam de vitaminas como a B6 e B12.

Esses dois nomes ainda estão presentes no processo que o organismo faz para obter energia por meio dos alimentos.

Incremente folhas verdes, laticínios, peixes e cereais de forma inteligente em sua alimentação para garantir a presença do complexo B no organismo.

Fígado e soja também são fontes interessantes de vitamina B6. Definitivamente não é preciso ingerir dietas sem graça e, por vezes, até ineficientes para manter o cuidado com a saúde. Converse com sua nutricionista e crie um cardápio direcionado para sua necessidade, que seja muito gostoso, viu?

4- Vitamina D

O início de uma gestação natural é sempre muito delicado. Problemas como a ruptura da bolsa antes do tempo e insuficiência placentária podem ser evitados com o consumo de suplementos de vitamina D pensados para as futuras mamães. Tudo isso porque a substância está relacionada com a bolsa amniótica.

Realizar seu sonho de aumentar a família fica mais fácil com um banho de sol de pelo menos 15 minutinhos, sempre com protetor solar. O consumo de queijos, carne vermelha, atum e salmão podem ser ótimas fontes da vitamina. Os dois últimos, no entanto, precisam de mais atenção, já que estão entre os peixes com maior índice de gordura.

5- Vitamina E

Não poderíamos finalizar essa lista sem falar da vitamina E, uma substância importantíssima principalmente para as mulheres que desejam engravidar.

A ação dela está relacionada com a produção hormonal correta, que por sua vez ajuda na fertilidade. Além disso, os efeitos da vitamina E na estética também não deixam a desejar.

Ela atua como um poderoso antioxidante, combatendo problemas como alterações no DNA e envelhecimento das células – o que não é nem um pouco interessante.

Quem deseja prevenir o aparecimento de rugas e impactar positivamente a circulação sanguínea do couro cabeludo também deve se atentar aos níveis de vitamina E no organismo!

Multivitamínicos para mulher são eficientes?

Os suplementos vitamínicos e multivitamínicos também são ótimas estratégias para quem precisa regular a quantidade de todas as vitaminas que já citamos por aqui. A linha Lavitan já é referência nesse quesito e vem ajudando várias mulheres na regulação nutricional.

Uma opção conhecida da marca é o multivitamínico Lavitan A-Z + Mulher, que abrange diversas vitaminas e minerais importantes para o organismo feminino.

Vale ressaltar novamente a importância da consulta médica para entender seu déficit vitamínico e, assim, tomar uma ação assertiva! Ah, dê preferência para tomar suas vitaminas após as principais refeiçõesdo dia.

Esse é considerado um horário eficiente para a ingestão dos multivitamínicos, já que os nutrientes e proteínas facilitam a absorção pelo organismo. Temos um post exclusivo sobre o assunto aqui mesmo no blog que vale a pena conferir.

Continue acompanhando o blog da Cimed para receber muitos outros conteúdos relevantes como esse. Por aqui estamos sempre trazendo informações confiáveis e que te ajudem na manutenção da boa saúde.

Até a próxima!

1 comentário

Estou a precisar de algumas vitaminas para a. Minha mulher

Ezaquel felipe

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.