foto de perto do rosto de uma mulher, mostrando apenas os olhos puxados com maquiagem simples, as sobrancelhas e um pouco do nariz

Vitaminas para olhos: substâncias essenciais para a visão!

Será que eu preciso de suplementação vitamínica para manter os olhos saudáveis? O que muitas pessoas não sabem é que, para manter a saúde dos olhos, é preciso ter uma dieta balanceada e fornecer todos os nutrientes necessários por meio da alimentação.

Contudo, muitas vezes a nossa alimentação e nossos hábitos diários falham em garantir certas vitaminas e minerais. Por isso, fazer a suplementação dos nutrientes é tão importante para a saúde do nosso corpo.

Para manter a saúde ocular em dia, além de adotar uma alimentação rica em nutrientes essenciais para preservar a saúde ocular, é preciso incluir alguns hábitos e cuidados na sua rotina, buscando as mais importantes vitaminas para olhos. Assim, hoje vamos falar da importância das vitaminas amigas da sua visão e onde elas são encontradas. Vamos lá?

Vitamina A

A vitamina A tem um papel super importante no organismo como um todo, inclusive na saúde dos olhos, isso porque ela é responsável pela produção dos carotenoides. Pensando por esse lado, quando falamos na vitamina A, o que vem primeiro em nossa mente é a cenoura, certo?

Esse vegetal é fonte em carotenóides – substância que dá pigmento aos alimentos – protege o organismo contra os radicais livres, moléculas tóxicas ao nosso organismo que podem danificar as células sadias do nosso corpo [1]. Mas existem outros alimentos além da cenoura que também são fonte de vitamina A.

Por exemplo, abóbora, mamão, laranja, espinafre, brócolis, ou seja, todos alimentos betacaroteno. A falta dessa vitamina pode causar cegueira noturna [2], ou seja, uma dificuldade ou incapacidade de enxergar em ambientes com pouca luz.

Agora que você já sabe onde encontrar a vitamina A, aproveite e confira quais são os benefícios do betacaroteno, esse antioxidante natural responsável por promover a coloração em alguns alimentos.

Vitamina C

A vitamina C é um poderoso antioxidante, ela é responsável por proteger as células saudáveis do nosso corpo contra a ação dos radicais livres. No entanto, uma alimentação carente de antioxidantes favorece o envelhecimento do corpo como um todo, inclusive do cristalino – uma região essencial do olho, como uma lente flexível atrás da pupila – que tende a ficar mais transparente.

Ela também é essencial porque a ingestão de vitamina C [3], além de ajudar a retardar a catarata – que leva a perda progressiva da visão – também pode reduzir a pressão intraocular, muito comum em pessoas com glaucoma e esclerite.

Além de ser um ótimo aliado na prevenção de infecções e no fortalecimento do sistema imunológico. Por isso, é importante manter na dieta essa importantíssima vitamina para olhos, alimentando-se de frutas e vegetais como morango, laranja, abacaxi, melão, pimentão, couve, entre outros.

Vitamina E

Essa é uma essencial vitamina para olhos, sendo um nutriente lipossolúvel presente em alimentos ricos em óleos e gorduras, como sementes oleaginosas, gérmen de trigo, óleo vegetal e vegetais verde-escuros.

A vitamina E tem um papel fundamental na prevenção de doenças cardíacas, câncer de próstata e Alzheimer, inclusive, ela é uma grande aliada no fortalecimento do cabelo e envelhecimento precoce das células da pele devido sua forte função oxidante.

Estudos mostram que a falta de vitamina E pode reduzir os riscos de Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) [4], a principal causa de cegueira em idosos. Por isso, a reposição da vitamina E e demais já citadas anteriormente por meio de suplementação é fundamental para reduzir os riscos da progressão dessa doença.

Ácidos Graxos Ómega 3

Os ácidos graxos do tipo ômega 3 é um tipo de gordura saudável fundamental para o organismo desempenhar inúmeras funções. Como esse nutriente não é produzido pelo corpo, ele deve ser consumido regularmente por meio da alimentação, em muitos casos, é recomendado a suplementação vitamínica para compensar a falha.

A "gordura do bem" é encontrada em peixes que vivem em águas profundas e também em alimentos como chia, nozes, sardinha, óleo de linhaça, entre outros.

O ômega três oferece suporte estrutural às células do corpo como um todo, inclusive as oculares. Neste caso, o ácido docosahexaenóico (DHA) é um componente importante para a saúde dos olhos [5], mais especificamente para a retina, que é a parte do olhos responsável pela construção de imagens. Por isso, manter os índices ideais de DHA garante a boa saúde do coração, cérebro e olhos.

Luteína e zeaxantina

A luteína e a zeaxantina são duas vitaminas para olhos que merecem destaque. Esses componentes, que se acumulam na retina, atuam como antioxidante nessa área e protege os olhos dos radicais livres[6]. Além disso, elas são conhecidas por absorver o excesso de luz azul [7] e por prevenir doenças como catarata, uveíte e retinopatia diabética.

Essa substância está presente em alimentos como mamão, pêssego, repolho, espinafre, couve, ervilha, milho, rúcula, gema de ovo, laranja, entre outros. Para adquirir os níveis necessários de luteína e zeaxantina, é necessário incluir no plano alimentar legumes e frutas de cor amarela, laranja e verde todos os dias.

No entanto, a suplementação dessas vitaminas para suprir essa falha na alimentação é uma ótima maneira de prevenir doenças oculares e perda visual.

Enfim, esperamos ter ajudado você a entender melhor a importância de algumas vitaminas para olhos. Lembre-se que, se você não atingir a quantidade necessária, é importante fazer a suplementação para completar essas falhas.

Mas, é de suma importância manter uma rotina de visita ao médico, afinal, somente o profissional pode te orientar sobre a ingestão de multivitamínicos.

Por hoje ficamos por aqui, mas caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco no campo de comentário abaixo, será um prazer respondê-lo! Aproveite e confira o nosso conteúdo sobre vitaminas para idosos e saiba qual é a importância delas para essa fase da vida. Até lá!

Referências:

Vitamina A:

1.PREVEDELLO, Maiara CRN1 13522 (2018); COMACHIO, Gabrieli CRN1 5972 (2010). Antioxidantes e sua relação com os radicais livres, e Doenças Crônicas Não Transmissíveis: uma revisão de literatura. 2021. https://scholar.archive.org/work/wwkcj3nrvbe6bebeswo5mpelsu/access/wayback/https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/download/30840/pdf

2. SANTOS, Emanuelle dos; VELARDELL, Luis; FERREIRALLL, Vanessa. Associação entre deficiência de vitamina A e variáveis socioeconômicas, nutricionais e obstétricas de gestantes. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. 2007. https://www.scielosp.org/article/csc/2010.v15suppl1/1021-1030/pt/

Vitamina C:

3. WANNMACHER, Lenita. Vitamina C: seis problemas em busca de uma solução. Ministério da Saúde. Brasília 2006. https://www.paho.org/bra/dmdocuments/HSE_URM_VIC_0311.pdf

 

Vitamina E:

4. NEHEMY, Marcio Bittar. Degeneração macular relacionada à idade: novas perspectivas. Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. 2006. https://scielo.br/j/abo/a/RqbttpbNwPVkzwTVKyFFMSS/?format=pdf&lang=pt

Ácidos Graxos Ómega 3:

5. SERRACARBASSA, Pedro. Vitaminas e antioxidantes na degeneração macular relacionada à idade. Universidade de São Paulo. São Paulo 2005. https://www.scielo.br/j/abo/a/H363fHYXkv5VZzWJ6bc5CcD/?lang=pt&format=htm

Luteína e zeaxantina:

6. SERRACARBASSA, Pedro Durães. Vitaminas e antioxidantes na degeneração macular relacionada à idade. Doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 2006. https://www.scielo.br/j/abo/a/H363fHYXkv5VZzWJ6bc5CcD/?format=pdf&lang=pt

7. SOUSA, Diogo Martins. O uso de Luteína e Zeaxantina como corantes intraoculares para cirurgia oftalmológica. Tese apresentada à Universidade Federal de São Paulo. 2013. https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22550

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.