Fator de proteção solar: Descubra tudo sobre!

Fator de proteção solar: Descubra tudo sobre!

O fator de proteção solar (FPS) é uma informação super importante na hora de escolher o melhor produto para a pele.

Ele informa o nível de proteção e, com isso, dificulta a passagem dos raios solares para esse tecido, o que pode ocasionar uma série de problemas para sua pele.

Assim, se você busca saber um pouco mais sobre o verdadeiro significado da sigla FPS, fique com o Blog da Cimed! Por aqui, você ainda vai entender como ele funciona, qual o melhor para seu tipo de pele e muitas outras informações.

Descubra tudo sobre como proteger sua pele do sol!

O que é FPS?

A sigla FPS significa fator de proteção solar e, na prática, representa quantas vezes sua pele fica mais protegida com o produto do que se estivesse sem ele. Por exemplo, um protetor com FPS igual a 20 significa que sua pele está 20 vezes mais protegida do sol.

Assim, ao contrário do que muita gente pensa, o FPS não representa o nível de proteção contra o sol, mas sim o quanto sua pele estaria exposta sem a utilização de um protetor solar.

Um dado que deve chamar sua atenção é que o FPS diz respeito apenas ao tipo de radiação UVB, diretamente ligada ao aparecimento de queimaduras, ardência e vermelhidão da pele.

Por isso, muitos protetores solares acompanham também a sigla PPD, que em inglês significa Persistent Pigment Darkening, e diz sobre a proteção contra os raios UVA, que afetam nossa pele o ano todo, mesmo nos dias mais nublados.

A radiação UVA é responsável por causar manchas e até câncer de pele. Assim, é indicado que o PPD seja maior do que 10.

Como o fator de proteção solar funciona?

O fator de proteção tanto facial quanto corporal atua como uma camada protetora, uma barreira que impede a radiação UVB de causar danos à pele.

Lembrando que isso também vale para os lábios, mantenha um bom protetor labial sempre por perto e garanta a proteção dessa região!

Qual a diferença entre os fatores de proteção?

Os fatores de proteção solar se diferenciam entre si com relação à capacidade de proteção da pele frente à agressão da radiação solar. Dessa maneira, a diferença pode ser entendida por comparação.

Assim, enquanto um protetor solar de fator 15 protege a pele 15 vezes mais, um produto com fator 30 faz com que a pele tenha 30 vezes mais proteção durante a exposição ao sol. Esses dados também podem ser lidos em relação ao tempo [1]. Com isso, o fator 15 faz com que a pele demore até 15 vezes mais para sentir os efeitos negativos do sol, e assim por diante.

Como saber qual FPS é o ideal para a pele?

A escolha do protetor solar com FPS ideal para você depende do seu tipo de pele e também dos seus hábitos de vida.

Se você é uma pessoa que se expõe pouco ao sol, trabalha em escritório ou em casa, pode escolher um FPS menor e não precisa reaplicar várias vezes ao dia.

Por outro lado, se você está constantemente tomando sol, pratica esporte ao ar livre, trabalha na rua ou em locais abertos, precisa de um produto com maior proteção.

Além disso, é necessário realizar mais de uma aplicação ao dia. Em função disso, prefira produtos que sejam resistentes à água.Cada FPS tem uma capacidade de proteção, é necessário estar atento ao tipo de proteção que você precisa para sua pele.

Em qual parte do corpo utilizar produtos com FPS?

O recomendado é que os protetores solares sejam utilizados nas áreas do corpo que ficam expostas ao sol. Dessa maneira, o rosto, pescoço e o colo são as que mais devem receber atenção.

Além disso, outras regiões do corpo, quando expostas, também devem receber cuidados contra a radiação solar. Em locais como piscina e praia, todo o corpo deve receber a proteção.

É preciso usar protetor todos os dias?

Sim. O protetor solar é um produto que deve fazer parte da rotina de autocuidado, para evitar o aparecimento de manchas e dos sinais do envelhecimento precoce.

O protetor solar também é uma importante ferramenta para evitar o aparecimento do câncer de pele, já que essa região está constantemente exposta ao sol.

Por que usar produtos com FPS nos lábios?

Proteger os lábios é tão importante quanto as demais partes do corpo e do rosto. Essa é uma área sensível da boca que também pode sofrer com queimaduras, ressecamento e até mesmo com doenças graves, como o câncer de pele.

Além disso, os lábios sofrem ainda com ressecamento, causado pela saliva e bebidas ácidas, deixando a região ainda mais sensível.

Assim, investir em produtos que protegem e ajudam a manter os lábios hidratados é uma ótima estratégia de skincare para que a região não fique com aspecto enrugado ou ressecado.

Como aplicar o protetor solar labial corretamente?

O protetor solar labial com FPS deve ser o último passo da sua rotina de skincare. Ele deve ser aplicado com antecedência de 15 a 20 minutos da exposição solar.

Utilize o protetor solar labial até sentir que toda a região recebeu a aplicação, basta aplicar o produto e esfregar um pouco os lábios, assim como o batom comum.

Ah, para o protetor solar comum, a quantidade recomendada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia é de uma colher de chá. A aplicação também pode ser feita em camadas.

Não esqueça de fazer uma nova aplicação a cada duas horas, em casos de mergulho ou de sudorese excessiva, já que, se a aplicação do produto for insuficiente, a proteção efetiva será menor do que aquela prometida no rótulo da embalagem [2].

Não esqueça ainda de manter seu corpo sempre muito bem hidratado, com isso, as chances de uma insolação e outros problemas causados por exposição excessiva ao sol são menores. Também utilize óculos escuros, bonés e camisas de manga longa. Alguns tecidos apresentam ótima proteção contra raios UV.

Gostou do conteúdo? Aqui no blog da Cimed visamos sempre trazer informações que vão te ajudar a conquistar — e manter — a sua saúde lá no alto. Confira por exemplo 10 passos para aumentar sua imunidade agora mesmo!

 

Referências:

[1] Brasil. Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Proteção Solar. Brasil, 2004. Disponível em: < https://www.sbcd.org.br/cirurgia-dermatologica/o-que-e-cirurgia-dermatologica/para-sua-pele/protecao-solar/ > Acesso em: 07/12/2022.

[2] SCHALKA, Sergio; REIS, Vitor Manoel Silva dos. Fator de proteção solar: significado e controvérsias. Anais Brasileiros de Dermatologia, v. 86, p. 507-515, 2011. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/abd/a/8XDWfBdfgbXckLqgFg8SgXR/?format=html >. Acesso em: 07/12/2022

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.