O que é a psoríase: Descubra tudo a respeito

O que é a psoríase: Descubra tudo a respeito

A psoríase é uma doença para a qual ainda não existe prevenção e nem cura. Entretanto, com o avanço do tratamento, a doença é freada até totalmente em alguns casos.

Sabe-se que, aproximadamente, 3% da população do planeta sofre com a doença. No Brasil, são 5 milhões de pessoas que convivem diariamente com ela, segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Neste conteúdo, você vai descobrir tudo sobre essa doença de pele, seus tipos, sintomas, diagnóstico e muito mais. Confira!

O que é psoríase?

A psoríase é uma doença crônica de pele, não contagiosa. Ela pertence ao rol de doenças autoimunes e inflamatórias. Assim, o próprio sistema de defesa inicia um ataque contra as células da derme, motivando o aparecimento de lesões.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a psoríase é mais comum em jovens adultos. Entretanto, pode se desenvolver em pessoas de todas as idades e sexos.

Na infância e adolescência, a psoríase é uma doença que corresponde a 4% dos casos de doenças de pele em menores de 16 anos [1]. Aproveite para conferir como a vitamina C pode aumentar sua imunidade, sem dúvida um grande aliado contra a psoríase.

Quais os tipos de psoríase?

A psoríase se apresenta de várias maneiras, podendo acometer diversas partes do corpo e ter características diferentes. Ela pode ser transmitida entre as gerações, já que o fator genético tem influência direta em aproximadamente um terço dos casos.

Confira abaixo alguns tipos de psoríase e os principais sintomas em cada um deles [2].

Psoríase em placas ou vulgar

A psoríase em placas ou vulgar acontece em 90% dos casos, sendo mais comum no couro cabeludo, cotovelos, joelhos e dorso. As manchas têm características avermelhadas e elevadas, sendo ainda cobertas por escamas esbranquiçadas.

Psoríase ungueal

A ungueal é o tipo de psoríase que acomete as unhas das mãos e dos pés. Após a instalação da doença, elas podem crescer de forma desigual, apresentando formações e tonalidade incomum.

Psoríase palmoplantar

A psoríase atinge as palmas das mãos e a planta dos pés. Ela pode ser identificada como placas secas e avermelhadas que causam muito desconforto devido às fissuras, queimação e até endurecimento da pele.

Psoríase invertida

A psoríase invertida aparece nas áreas úmidas do corpo. Os lugares mais comuns são as axilas, as virilhas e a região embaixo dos seios. As manchas avermelhadas e inflamadas não apresentam descamação.

A psoríase invertida pode se agravar em pessoas que sofrem com sobrepeso ou são obesas. Aquelas que apresentam sudorese excessiva ou região em constante atrito também podem ter as manchas pioradas.

Psoríase artropática ou artrite psoriásica

A psoríase artropática ou artrite psoriásica provoca dores intensas nas articulações do paciente, sendo mais forte logo quando a pessoa dá início ao movimento.

É uma doença que precisa ser tratada, já que o descuido do quadro pode levar o paciente a apresentar rigidez progressiva e deformidades incuráveis.

A artrite psoriásica tem ainda potencial para atingir todas as articulações do corpo. Por isso, caso você esteja com algum desses sintomas, procure seu médico de confiança o mais rápido possível.

Psoríase gutata

A psoríase gutata é causada por infecção de bactérias, como as de garganta. Nela, surgem pequenas feridas em formato de gota. As regiões mais acometidas são tronco, braços, pernas e couro cabeludo. Nesse tipo, as escamações são mais finas.

Existe tratamento para psoríase?

A psoríase é uma doença para a qual não há prevenção. Porém, é possível controlar a reincidência dela, reduzindo o número e a gravidade das lesões. Entretanto, a resposta depende de paciente para paciente.

Assim, nos casos mais leves, os hidratantes de pele e aplicação de medicamentos tópicos na região é uma boa saída. A exposição ao sol de forma orientada por um especialista também é uma ótima estratégia.

Nos casos moderados, pode ser necessário submeter o paciente à luz ultravioleta A (PUVA) ou ultravioleta B de banda estreita (NB-UVB).

As sessões com a primeira alternativa duram poucos minutos, enquanto as doses de NB-UVB trazem menos efeitos adversos. Os dois tipos de tratamento precisam considerar o tipo de pele do paciente para serem aplicados.

Existem outras formas de tratar a psoríase, que são:

  • Tratamento sistêmico - com medicamentos ou comprimidos injetáveis, para pacientes graves ou com artrite psoriásica;

  • Tratamento biológico - com medicamentos injetáveis para tratamentos de quadros graves,

Como é o diagnóstico da psoríase?

O diagnóstico da psoríase é feito com ajuda de um dermatologista. Em alguns casos, o profissional pode solicitar uma biópsia da região, para afastar a possibilidade de outras doenças. Por isso, logo quando apresentar os primeiros sintomas, procure orientação médica.

Psoríase tem cura?

Não existe uma cura para a doença, porém, os tratamentos disponíveis na atualidade entregam resultados muito animadores, controlando parcialmente ou quase totalmente os sinais da doença.

Como lidar com as complicações da psoríase?

A psoríase é uma doença que pode trazer complicações psicológicas e sociais para o indivíduo, devido ao estigma e o preconceito pelos quais passam os portadores da doença.

Assim, é importante avaliar a necessidade de um acompanhamento multidisciplinar, já que o quadro é perfeitamente tratável, o que pode fazer com o indivíduo recupere seu bem-estar e autoestima.

Aproveite essas informações para procurar ajuda o quanto antes, caso você sinta ou perceba alguma alteração na sua pele. Por aqui, você viu o que é a psoríase, quais as formas de manifestação da doença e as formas de tratamento.

Confira ainda como aumentar sua imunidade e afastar doenças como a psoríase da sua vida. Confira no Blog da Cimed!

Referências:

[1] ROMITI, Ricardo et al. Psoríase na infância e na adolescência. Anais Brasileiros de Dermatologia, v. 84, p. 09-20, 2009. Acesso em: 13/12/1984.

[2] RODRIGUES, Ana Paula; TEIXEIRA, R. M. Desvendando a psoríase. RBAC, v. 41, n. 4, p. 303-309, 2009. Disponível em: < https://sbac.org.br/rbac/wp-content/uploads/2016/08/RBAC_Vol41_n4-Completa.pdf#page=60>. Acesso em: 13/12/1984.

[3] https://www.sbd.org.br/psoriase

[4] https://bvsms.saude.gov.br/psoriase/

[5] https://psoriasebrasil.org.br/tipos-de-psoriase/

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.