alimentos que fortalecem o coração

Alimentos bons para o coração: conheça 10 grandes aliados

O coração é um dos órgãos mais importantes do corpo e, por conta disso, necessita de muitos cuidados.

Fazer exercícios é sempre uma boa recomendação para esse objetivo, mas você sabia que existem alimentos que podem fazer muito bem para ele?

Aveia, castanha, peixe, esses são somente alguns dos que podem ser incluídos na alimentação para fortalecer a saúde cardiovascular.

Para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre o assunto, preparamos um conteúdo com 10 alimentos que fortalecem o coração. Assim, ficará mais fácil adicioná-los em sua dieta e preparar receitas deliciosas.

Continue a leitura e confira!

10 alimentos para fortalecer seu coração

Os alimentos são muito importantes para o bom funcionamento do organismo, afinal, é por meio deles que são ingeridos os nutrientes necessários e feita a obtenção de energia. Porém, muitas vezes as pessoas tendem a consumir muito açúcar, embutidos, industrializados, gorduras, entre outros elementos que podem prejudicar a saúde.

Para evitar o problema e ainda ter refeições saborosas, existem alguns alimentos que ajudam a cuidar do coração, reduzindo os riscos de complicações cardiovasculares e fornecendo os nutrientes que o corpo precisa. Veja a seguir quais são eles!

1. Aveia

Por ser rica em fibras, vitaminas e minerais, a aveia é uma grande aliada no combate ao colesterol ruim (LDL) e aumento do bom (HDL).

Além disso, ela ajuda a controlar a pressão sanguínea, o nível de açúcar no sangue e a saúde da flora intestinal.

O recomendado é ingerir de 1 a 2 colheres de aveia por dia, podendo substituir a farinha tradicional em algumas receitas e ser adicionada a vitaminas, shakes, entre outras refeições.

2. Azeite de oliva extra virgem

Esse é mais um dos alimentos para o coração que precisam ser adicionados à alimentação. O azeite, além de servir para temperar a salada e deixá-las mais saborosas, também auxilia na redução do colesterol ruim e melhora da circulação do sangue, ajudando a prevenir alguns problemas de saúde.

Colocar o azeite na dieta é uma tarefa difícil, basta acrescentar uma colher de sopa nas refeições, tanto no almoço quanto no jantar. Você também pode utilizá-lo para fritar ovos, tornando esse processo mais saudável.

3. Vinho tinto

Isso mesmo, o vinho tinto é ótimo para o coração, mostrando que sua dieta não precisa necessariamente ser restritiva para ser saudável.

Esse tipo de bebida é rica em resveratrol, um antioxidante potente para diminuir as chances de desenvolvimento de doenças cardíacas e inflamações, além de controlar as taxas de colesterol no organismo.

Esse elemento pode ser encontrado também na casca e semente de uvas roxas, assim como no seu suco integral. O consumo ideal é de uma taça por dia, sendo de 300 ml para os homens e cerca de 150 a 200 ml para as mulheres.

4. Frutas vermelhas

As frutas vermelhas são ricas em antioxidantes, auxiliando na eliminação de diversas toxinas do organismo e contribuindo para a prevenção de doenças como a aterosclerose, que pode entupir os vasos sanguíneos e causar até mesmo um AVC ou infarto.

Essas frutas também contam com uma grande quantidade de vitaminas do complexo B e C, licopeno e fibras que ajudam a combater o envelhecimento precoce.

Veja aqui também algumas das melhores vitaminas para o coração e saiba como cuidar melhor desse órgão!

5. Salmão, sardinha e outros ricos em ômega 3

Esses e outros peixes ricos em ômega 3 trazem muitos benefícios para o coração, pois essa gordura boa auxilia no controle do colesterol e impede a formação de placas que podem obstruir as artérias.

Outro benefício do consumo desses alimentos é a redução de inflamações no corpo inteiro, evitando outros diversos problemas.

Com isso, os peixes ricos em ômega 3 podem ser consumidos tranquilamente, recomendados ao menos três vezes durante a semana.

6. Chocolate amargo

Os chocolates com composições de, no mínimo, 70% proporcionam vários benefícios para a saúde, por conta do cacau que contém antioxidantes e algumas gorduras boas.

Isso faz com que ele auxilie na prevenção da formação de placas que entopem os vasos. Também auxilia na melhora da pressão arterial, além de ajudar a regular as taxas de açúcar no sangue.

Porém, isso não significa que ele pode ser consumido desenfreadamente, o ideal são 30 g de chocolate por dia, equivalente a 3 quadrados da barra.

7. Abacate

O abacate é rico em ômega 9, vitaminas do complexo B e gorduras monoinsaturadas, sendo capaz de aumentar o colesterol bom e reduzir as chances de formação de coágulos nas artérias, prevenindo infartos.

Ele também possui vários outros nutrientes benéficos ao organismo, como o ácido fólico, carotenoides e potássio, contribuindo para a melhora da circulação sanguínea. Esse alimento pode ser adicionado a dieta na forma de vitamina, em saladas e até mesmo como guacamole, uma receita salgada feita com a fruta.

8. Linhaça

Outro alimento que fortalece os músculos do coração é a linhaça, ela é rica em ômega 3 e fibras, contribuindo para a circulação sanguínea e diminuindo inflamações no organismo. Ela pode ser ingerida no formato de farinha, facilitando a absorção da gordura e a adição em receitas variadas, basta colocar a linhaça sobre saladas, iogurtes e vitaminas.

Ao consumir as sementes inteiras, a gordura do alimento não será absorvida. Mas como as fibras irão permanecer intactas, elas podem ajudar na melhora da prisão de ventre.

9. Tomate

Por ser rico em licopeno, um potente antioxidante, o tomate pode melhorar a circulação e atuar na prevenção de doenças como a aterosclerose. Nesse caso, a melhor forma de conseguir esse antioxidante é consumindo o tomate quente, como nos molhos. Assim, fica muito fácil adicioná-lo em saladas, sucos e outras receitas.

10. Alho

Para terminar nossa lista, o alho é um dos melhores alimentos para o coração, proporcionando benefícios como: controle do colesterol e pressão arterial, além de funcionar como antifúngico.

Inclusive, a facilidade em adicionar o alho nas refeições o torna uma ótima opção para explorar no dia a dia.

Agora que você conhece os principais alimentos que fortalecem o coração, ficará muito mais fácil cuidar desse órgão e manter a saúde cardiovascular em dia.

É claro que somente adicionar esses elementos em sua dieta não basta, é necessário também contar com o acompanhamento nutricional de profissionais para obter os melhores resultados.

Continue navegando em nosso blog e confira outros conteúdos importantes, como o nosso post sobre como aumentar a imunidade. Acesse e aprenda como melhorar o seu sistema imunológico!

 

Referências:

LOTTENBERG, Ana Maria Pita. Importância da gordura alimentar na prevenção e no controle de distúrbios metabólicos e da doença cardiovascular. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, v. 53, p. 595-607, 2009.

SICHIERI, Rosely et al. Recomendações de alimentação e nutrição saudável para a população brasileira. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, v. 44, p. 227-232, 2000.

LIMA, Ivonilde Bezerra da Silva Oliveira et al. Inovação na prevenção de doenças cardiovasculares a partir da alimentação saudável. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 10, p. 80508-80525, 2020.

THOMAS, Marli Ludwig; FRANZ, Ligia Beatriz Bento. Importância da alimentação na prevenção de doenças cardiovasculares. Salão do Conhecimento, 2015.

6 comentários

Gostei da matéria. Imaginava que a melancia tivesse entre os 10

Antonio rodrigues marques

Bem satisfeito, com a educação alimentar

Tito Justo

Uma excelente indicação

Carlos

Parabéns, matéria muito boa. Vai ajudar bastante.

Roseclea

Parabéns pela materia muito boa

Valquiria

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.