uma ilustração de um coração com uma frase: vitaminas para fortalecer o coração

Vitaminas para o Coração: confira as principais!

Não é novidade para ninguém que determinados hábitos da vida e uma alimentação não saudável podem prejudicar a saúde do nosso corpo, inclusive do nosso órgão essencial para o funcionamento do organismo, o coração.

Sabendo que adotar uma dieta equilibrada e praticar regularmente exercícios são uns dos grandes desafios da vida por conta de tantas exigências do nosso cotidiano, hoje trouxemos as principais vitaminas para o coração, encontradas em alimentos e facilmente absorvidas pelo nosso corpo [1]. É valido lembrar que cada vitamina serve para algumas funções especificas e, por isso, é importante buscar o auxílio de um médico. Confira na sequência!

Vitaminas do complexo B

Quando o assunto é saúde do coração, as vitaminas do complexo B – especialmente a B1, B3, B9 e B12 – são essenciais para aquelas pessoas que apresentam sinais de hipertensão e problemas graves de obstrução nas artérias. De modo geral, esse grupo de vitaminas possui um papel importante na prevenção de ataques cardíacos, em especial a vitamina B9 [2].

A vitamina B1, por exemplo, contribui para a proteção do músculo cardíaco – responsável por bombear o sangue de maneira rítmica para fornecer oxigênio e nutrientes para o corpo [3]. Já a B3 auxilia na redução dos níveis de LDL – colesterol ruim – e nas taxas de triglicérides, ou seja, fatores que causam o estreitamento das artérias pelo acúmulo de placas de gordura. No caso das vitaminas B9 e B12, elas auxiliam na remoção de moléculas presentes no sangue, garantindo a livre circulação nas artérias [2].

Uma dieta rica em vitaminas do complexo B é composta por alimentos de origem animal como carnes, peixes, leite e seus derivados. Abaixo, veja onde encontrar todos esses nutrientes:

  • Leguminosas;
  • Banana;
  • Verduras;
  • Nozes;
  • Ovos;
  • Peixes;
  • Aves;
  • Fígado bovino;
  • Germe de trigo;
  • Tomate;
  • Amendoim;
  • Carne de frango;
  • Abacate;
  • Feijão;
  • Vegetais de folhas verde-escuras.

Se você também tiver interesse, confia o nosso conteúdo sobre quais as melhores vitaminas para cansaço físico e mental!

Vitamina C

A vitamina C atua como um poderoso antioxidante, retardando o envelhecimento precoce das células, inclusive do coração. Além disso, ela é responsável por aumentar a imunidade, reduzir os níveis de LDL (colesterol ruim) e fortalecer as artérias. [4]

Os alimentos ricos em vitamina C são: acerola, goiaba, frutas cítricas, brócolis e couve. Para aproveitar ao máximo essa substância, é indicado o consumo desse alimento fresco ou logo em seguida ao preparo.

Vitamina D

Outra ótima vitamina para o coração, é a do complexo D, responsável por conduzir o cálcio para os dentes, ossos e tecidos moles, incluindo os vasos sanguíneos. Esse hormônio que regula a quantidade de cálcio e fósforo do organismo e é responsável por aumentar a absorção desses minerais pelo intestino.

Os pacientes com doença cardíaca precisam manter os níveis de vitamina D adequados, afinal, ela influencia no controle das contrações do músculo cardíaco [5]. Por isso, para aumentar os estímulos dessa vitamina é recomendado tomar sol entre 10h e 16h – horário com maior emissão de raios UVB – por 10 minutos sem proteção solar [6]. Além disso, é importante incluir na dieta peixes, cogumelos, ovos, queijos e bife de fígado.

Vitamina E

A vitamina E é indispensável na redução de doenças cardiovasculares, afinal, ela tem um importante papel na redução do colesterol ruim (LDL) – responsável pelo entupimento das artérias. Entre os diversos benefícios, a principal delas é a função antioxidante que combate os radicais livres, auxiliando na prevenção de doenças e envelhecimento precoce. [2]

As fontes de vitamina E são: nozes, óleos vegetais, avelã, amêndoa, sementes de girassol e vegetais de folhas verdes.

Vitamina K

Encontrada em diversos alimentos, essa ótima vitamina para o coração é um nutriente lipossolúvel com um importante papel na coagulação do sangue. Além disso, ela desempenha um importante papel na fixação do cálcio no organismo [5].

A vitamina K é encontrada em vegetais verdes como alface, aspargos, couve e brócolis. Além disso, leite e produtos fermentados também são fontes da vitamina K. No entanto, é importante ter uma dieta equilibrada e variada para atingir a quantidade diária necessária, afinal, ela está presente em diferentes grupos.

Gostou do conteúdo? Esperamos ter ajudado você a entender melhor a importância das vitaminas para o coração. Lembre-se que, além de manter uma alimentação saudável, é recomendado incluir na sua rotina a prática de atividade física.

Para checar a saúde do seu corpo, faça uma boa avaliação clínica ou procure um cardiologista. Caso seja necessário, inicie a reposição com suplementação vitamínica e siga as orientações passadas pelo seu médico.

Esperamos ter ajudado você a cuidar melhor de si mesmo, mas caso tenha ficado alguma dúvida, deixe um comentário abaixo e tentaremos responder o quanto antes! Aproveite e complemente a leitura com o post vitaminas para os olhos e saiba onde encontrar os nutrientes que são amigos da sua visão. Estamos te esperamos por lá e em nossos próximos posts!

REFERÊNCIAS:

1. Ministério da Saúde - Hospital do Coração. Alimentação Cardioprotetora, 2018. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentacao_cardioprotetora.pdf

2. Os melhores suplementos para o coração. Jolivi, doutor Carlos Schlischka. Disponvível em: https://www.jolivi.com.br/videos/melhores-suplementos-coracao/

3. Tiamina: para que serve e em quais alimentos encontrar. TAEQ, Dr. Adriana Lúcia Van-Erven Ávila. Disponível em: https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/tiamina-para-que-serve-e-em-quais-alimentos-encontrar_a13992/1

4. Viva Bem UOL. Para que serve a vitamina C? Saiba benefícios reais e principais alimentos. Dr. Jane Teixeira, infectologista; Marinna Reis, nutricionista; Natalia Barros, nutricionista. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/faq/vitamina-c-beneficios-alimentos-ricos-e-mais.htm

5.GONÇALVES, André de Freitas. Influência da suplementação de vitamina D na remodelação ventricular após o infarto do miocárdio. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2013. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/108607

6. Viva bem UOL. Dr. Durval Ribas Filho; Dr. Gustavo Daher; Josiane Paz, especialista em nutrição clínica; Dr. Maria de Lourdes Teixeira da Silva. Vitamina D3, para que serve. onde encontrar. Disponível em https://www.uol.com.br/vivabem/faq/vitamina-d3-como-obter-identificar-e-evitar-sua-deficiencia.htm?cmpid=copiaecola

3 comentários

É muito importante adquirir esses conhecimentos

Jorge

o conteúdo é muito importante , para se prevenir no dia , adia .

Francisco

o conteúdo é muito importante , para se prevenir no dia , adia .

Francisco aicibergue.10@gmail.com

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.