mulher de cabelos loiros e blusa vermelha com a cabeça apoiada no notebook

Qual a melhor vitamina para cansaço físico e mental? Confira!

Jornadas de trabalhos exaustivas, prazos, estudos, poucas horas de sono, alimentação inadequada, tudo isso são fatores que podem comprometer a qualidade de vida. Sentir cansaço depois de um dia cheio de compromissos é considerado normal. No entanto, sentir fadiga após um dia comum pode ser a falta de algumas vitaminas essenciais para o funcionamento do organismo.

Se você se identificou com esse assunto e acredita que a sua indisposição pode ser devido à ausência de nutrientes necessários, acompanhe a leitura e confira qual a melhor vitamina para cansaço físico e mental. Veja também como ela pode atuar no seu organismo de maneira revigorante, auxiliando na recuperação de energia. Pegou papel e caneta? Então, vamos lá!

Vitamina B12

Para que o nosso organismo funcione de maneira correta, ele precisa de uma série de vitaminas e minerais, entre elas as vitaminas do complexo B, também conhecida como Cobalamina. Encontrados em alimentos como ovos, peixes de água fria, leites e derivados, esses nutrientes se transformam em energia quando consumidos.

No entanto, quando o nível dessa vitamina não está adequado, o sistema imunológico começa enfraquecer e os sintomas como fadiga, sensação de cansaço físico e mental começaram aparecer. Além disso, casos depressivos também podem estar relacionados a deficiência de B12.¹

Neste caso, pacientes com nível baixo podem se beneficiar da suplementação vitamínica em conjunto com uma alimentação adequada. Em regra, idosos, gestantes e pacientes bariátricos são mais suscetíveis e necessitam de reposição, desde que acompanhados por um profissional.

Vitamina C

Quando pensamos em vitamina C, lembramos da sua importante função em ajudar o organismo a se recuperar de gripes e resfriados. Mas esse valoroso nutriente vai muito além que aumentar a quantidade de anticorpos. A vitamina C impede que o organismo sofra com a baixa imunidade e ajuda a regular os níveis de energia.

Outro benefício é a capacidade de combater os radicais livres, auxiliando para o bom desempenho do organismo². Entretanto, a falta desse nutriente pode gerar doenças associadas ao cansaço físico e mental.

Para manter os bons níveis de vitamina C, é preciso aumentar o consumo de frutas cítricas como laranja, acerola, morango, abacaxi e kiwi. Outros alimentos como pimentão verde, brócolis, couve e tomate também oferecem esse nutriente. Entretanto, quando o corpo não consegue armazenar a vitamina C e os níveis dela estiverem baixo, a suplementação é indicada.

Vitamina D

Outra substância essencial quando o assunto é qual a melhor vitamina para cansaço físico e mental, não podemos deixar de mencionar a vitamina D, afinal, uma das principais causas no quadro de falta de energia acontece pela deficiência desse nutriente.

Alguns alimentos como sardinha, atum, cogumelos, leite fortificado e ostra fornecem doses consideráveis dessa substância. No entanto, a exposição solar por pelo menos 15 minutos ao dia (antes das 10h e depois das 16h) estimula a produção de vitamina D no organismo.

Quando os níveis de vitamina D estão baixos, o ideal é a suplementação vitamínica. De toda forma, a automedicação pode causar malefícios para a saúde, por isso consulte um médico para prescrição adequada. O tratamento será indicado conforme a necessidade de cada paciente.

Selênio

Não é à toa que o selênio é um dos principais minerais para fraqueza no corpo. Esse importante mineral encontrado em oleaginosa é essencial para o bom funcionamento do corpo. Devido sua função antioxidante que afasta os terríveis radicais livres, o selênio auxilia na prevenção de um rol de doenças, inclusive o câncer.

Além de proteger de doenças, esse mineral também ajuda na saúde do cérebro, mantém os níveis dos hormônios da tireoide equilibrados e preserva a integridade dos ossos e articulações.

A baixa ingestão de selênio pode aumentar as chances de desenvolver a depressão, principalmente entre os jovens³. Embora o selênio tenha um papel positivo em relação ao humor, a ingestão deve ser feita com moderação. Isso porque, o consumo em excesso pode causar atoxidade e trazer alguns prejuízos para a saúde, como dores de cabeça, enfraquecimento das unhas e queda de cabelo.

Ferro

A lista é sobre qual a melhor vitamina para cansaço físico e mental, mas os minerais também desempenham um papel essencial. Presente em proteínas animais como carne bovina, frango ou peixe, o ferro é um importante mineral envolvido na produção de energia pelo organismo.

No entanto, a falta de ferro na corrente sanguínea pode ser a causa de fadiga intensa, afinal, o corpo precisa trabalhar de forma dobrada para manter o bom funcionamento. Um alerta para a saúde da mulher é quanto a quantidade de sangue que perdem durante a menstruação. Quando o fluxo é alto, pode haver deficiência de ferro.

Além de uma alimentação saudável com a ingestão de alimentos fontes desse mineral, a suplementação também é recomendada. O consumo de proteínas associado com alimentos ricos em vitamina C faz com que o ferro seja melhor absorvido.

Magnésio

Por fim, o magnésio também é um nutriente essencial não apenas para o controle dos níveis de energia, mas para realizar inúmeras funções essenciais para o organismo como um todo.

O cloreto de magnésio é um dos responsáveis por satisfazer a necessidade de energia do corpo, por isso, quando a alimentação não fornece a quantidade ideal, a suplementação é indicada. Um dos sintomas da deficiência desse mineral é a depressão e o suplemento se tornou eficaz no tratamento – nos casos de leve ou moderada – sendo tão efetivo quanto antidepressivos convencionais⁴.

A falta de energia e disposição pode ser causado por diversos fatores, mas isso pode ser tratado de maneira simples e eficiente. Além de manter uma alimentação balanceada, dormir bem e incluir atividades físicas na sua rotina, a suplementação mineral e vitamínica também é uma ótima maneira de controlar a sensação de fadiga física e mental. Mas lembre-se: é fundamental um acompanhamento médico para que seja feito o tratamento.

E então, gostou do conteúdo sobre qual a melhor vitamina para cansaço físico e mental? Continue acompanhando o blog da Cimed e fique por dentro de mais informações acessíveis e seguras como esta! Inclusive, indicamos para leitura o post sobre o melhor horário para tomar cada tipo de vitamina e veja como o organismo pode absorver cada uma de forma eficiente.

Até lá!

Referências:

1. SANTOS, Ellen e outros. Deficiência de vitamina B12: um fator que induz à depressão? Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-03072016000200006

2. RIBEIRO, André. Influência da vitamina C no Sistema Imunitário Humano. Universidade da Beira Interior, 2019. Disponível em: https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/8837/1/6889_14691.pdf

3. DOMINGUEZ, Nathália. DEPRESSÃO E SUA RELAÇÃO COM OS NUTRIENTES. Centro Universitário de Brasília, 2016. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/11201/1/TCC%20Nath%C3%A1lia%20Leal%20Dominguez.pdf

4 SEZINI, Angela; GUIMARÃES, Carolina. NUTRIENTES E DEPRESSÃO. Centro Universitário de Belo Horizonte, 2014. Disponíveis em: http://fug.edu.br/revistas/index.php/VitaetSanitas/article/view/29/21

15 comentários

Ando muito cansada, sonolenta na parte da manhã. Tenho mtos afazeres domésticos, e ainda tenho q cuidar de m mãe acamada e um irmão especial. Tenho fibromialgia, depressão… preciso de um complemento p/ ter mais energia e ânimo….obg

Vercília Martins de Castro Artiolli

Falta de ferro,valor muito a baixo que valores de referência, cansada sempre,muito fraca,deprimida, não tenho ânimo em energia,minha mente não para,e meu corpo bloqueia, não saiu do lugar

Talita Gomes

Boa noite sinto muito cansaço e muito sono preguiça sensação de fadiga oq faço

Adriano

Me sinto muito cansada, desanimada

Sandra Pires

ESTOU COM ESSES SINTOMAS..
CANSAÇO , FADIGA , PESO NO CORPO E PERNAS . INSÔNIA , ETC.. TENHO 78 ANOS , E NUNCA ME SENTI ASSIM ..

VANDIRA

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.