mulher de cabelos loiros e blusa vermelha com a cabeça apoiada no notebook

Qual a melhor vitamina para cansaço físico e mental? Confira!

Jornadas de trabalhos exaustivas, prazos, estudos, poucas horas de sono, alimentação inadequada, tudo isso são fatores que podem comprometer a qualidade de vida. Sentir cansaço depois de um dia cheio de compromissos é considerado normal. No entanto, sentir fadiga após um dia comum pode ser a falta de algumas vitaminas essenciais para o funcionamento do organismo.

Se você se identificou com esse assunto e acredita que a sua indisposição pode ser devido à ausência de nutrientes necessários, acompanhe a leitura e confira qual a melhor vitamina para cansaço físico e mental. Veja também como ela pode atuar no seu organismo de maneira revigorante, auxiliando na recuperação de energia. Pegou papel e caneta? Então, vamos lá!

Vitamina B12

Para que o nosso organismo funcione de maneira correta, ele precisa de uma série de vitaminas e minerais, entre elas as vitaminas do complexo B, também conhecida como Cobalamina. Encontrados em alimentos como ovos, peixes de água fria, leites e derivados, esses nutrientes se transformam em energia quando consumidos.

No entanto, quando o nível dessa vitamina não está adequado, o sistema imunológico começa enfraquecer e os sintomas como fadiga, sensação de cansaço físico e mental começaram aparecer. Além disso, casos depressivos também podem estar relacionados a deficiência de B12.¹

Neste caso, pacientes com nível baixo podem se beneficiar da suplementação vitamínica em conjunto com uma alimentação adequada. Em regra, idosos, gestantes e pacientes bariátricos são mais suscetíveis e necessitam de reposição, desde que acompanhados por um profissional.

Vitamina C

Quando pensamos em vitamina C, lembramos da sua importante função em ajudar o organismo a se recuperar de gripes e resfriados. Mas esse valoroso nutriente vai muito além que aumentar a quantidade de anticorpos. A vitamina C impede que o organismo sofra com a baixa imunidade e ajuda a regular os níveis de energia.

Outro benefício é a capacidade de combater os radicais livres, auxiliando para o bom desempenho do organismo². Entretanto, a falta desse nutriente pode gerar doenças associadas ao cansaço físico e mental.

Para manter os bons níveis de vitamina C, é preciso aumentar o consumo de frutas cítricas como laranja, acerola, morango, abacaxi e kiwi. Outros alimentos como pimentão verde, brócolis, couve e tomate também oferecem esse nutriente. Entretanto, quando o corpo não consegue armazenar a vitamina C e os níveis dela estiverem baixo, a suplementação é indicada.

Vitamina D

Outra substância essencial quando o assunto é qual a melhor vitamina para cansaço físico e mental, não podemos deixar de mencionar a vitamina D, afinal, uma das principais causas no quadro de falta de energia acontece pela deficiência desse nutriente.

Alguns alimentos como sardinha, atum, cogumelos, leite fortificado e ostra fornecem doses consideráveis dessa substância. No entanto, a exposição solar por pelo menos 15 minutos ao dia (antes das 10h e depois das 16h) estimula a produção de vitamina D no organismo.

Quando os níveis de vitamina D estão baixos, o ideal é a suplementação vitamínica. De toda forma, a automedicação pode causar malefícios para a saúde, por isso consulte um médico para prescrição adequada. O tratamento será indicado conforme a necessidade de cada paciente.

Selênio

Não é à toa que o selênio é um dos principais minerais para fraqueza no corpo. Esse importante mineral encontrado em oleaginosa é essencial para o bom funcionamento do corpo. Devido sua função antioxidante que afasta os terríveis radicais livres, o selênio auxilia na prevenção de um rol de doenças, inclusive o câncer.

Além de proteger de doenças, esse mineral também ajuda na saúde do cérebro, mantém os níveis dos hormônios da tireoide equilibrados e preserva a integridade dos ossos e articulações.

A baixa ingestão de selênio pode aumentar as chances de desenvolver a depressão, principalmente entre os jovens³. Embora o selênio tenha um papel positivo em relação ao humor, a ingestão deve ser feita com moderação. Isso porque, o consumo em excesso pode causar atoxidade e trazer alguns prejuízos para a saúde, como dores de cabeça, enfraquecimento das unhas e queda de cabelo.

Ferro

A lista é sobre qual a melhor vitamina para cansaço físico e mental, mas os minerais também desempenham um papel essencial. Presente em proteínas animais como carne bovina, frango ou peixe, o ferro é um importante mineral envolvido na produção de energia pelo organismo.

No entanto, a falta de ferro na corrente sanguínea pode ser a causa de fadiga intensa, afinal, o corpo precisa trabalhar de forma dobrada para manter o bom funcionamento. Um alerta para a saúde da mulher é quanto a quantidade de sangue que perdem durante a menstruação. Quando o fluxo é alto, pode haver deficiência de ferro.

Além de uma alimentação saudável com a ingestão de alimentos fontes desse mineral, a suplementação também é recomendada. O consumo de proteínas associado com alimentos ricos em vitamina C faz com que o ferro seja melhor absorvido.

Magnésio

Por fim, o magnésio também é um nutriente essencial não apenas para o controle dos níveis de energia, mas para realizar inúmeras funções essenciais para o organismo como um todo.

O cloreto de magnésio é um dos responsáveis por satisfazer a necessidade de energia do corpo, por isso, quando a alimentação não fornece a quantidade ideal, a suplementação é indicada. Um dos sintomas da deficiência desse mineral é a depressão e o suplemento se tornou eficaz no tratamento – nos casos de leve ou moderada – sendo tão efetivo quanto antidepressivos convencionais⁴.

A falta de energia e disposição pode ser causado por diversos fatores, mas isso pode ser tratado de maneira simples e eficiente. Além de manter uma alimentação balanceada, dormir bem e incluir atividades físicas na sua rotina, a suplementação mineral e vitamínica também é uma ótima maneira de controlar a sensação de fadiga física e mental. Mas lembre-se: é fundamental um acompanhamento médico para que seja feito o tratamento.

E então, gostou do conteúdo sobre qual a melhor vitamina para cansaço físico e mental? Continue acompanhando o blog da Cimed e fique por dentro de mais informações acessíveis e seguras como esta! Inclusive, indicamos para leitura o post sobre o melhor horário para tomar cada tipo de vitamina e veja como o organismo pode absorver cada uma de forma eficiente.

Até lá!

Referências:

1. SANTOS, Ellen e outros. Deficiência de vitamina B12: um fator que induz à depressão? Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-03072016000200006

2. RIBEIRO, André. Influência da vitamina C no Sistema Imunitário Humano. Universidade da Beira Interior, 2019. Disponível em: https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/8837/1/6889_14691.pdf

3. DOMINGUEZ, Nathália. DEPRESSÃO E SUA RELAÇÃO COM OS NUTRIENTES. Centro Universitário de Brasília, 2016. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/11201/1/TCC%20Nath%C3%A1lia%20Leal%20Dominguez.pdf

4 SEZINI, Angela; GUIMARÃES, Carolina. NUTRIENTES E DEPRESSÃO. Centro Universitário de Belo Horizonte, 2014. Disponíveis em: http://fug.edu.br/revistas/index.php/VitaetSanitas/article/view/29/21

9 comentários

Me sinto muiro cansada fadiga desanimo prreciso de uma vitamina que me de energia tenho 59 anos

Silvana Chaves

Me sinto muiro cansada fadiga desanimo

Silvana Chaves

Tenho 69 anos e gostaria de tomar o suplemento vitamínico para o cansaço físico e mental.
Percebi que tô esquecendo palavras em todos os assuntos e comentários. Profissional e familiar.

Marlene de Oliveira Cardoso

Foi útil oque aprendi por aqui. Não sei sei se na minha idade, resolva rsrs, nunca tomei vitaminas e sinto quase todos os sintomas e não gosto muito de médicos rsrs. Gostaria de tomar algumas dessas vitaminas, mas amei saber

Célia

Gostei muito, pós consegui identificar os sintomas , mas estou dentro da estafa. Vou ver um médico logo, obrigada.

rosilene melo pinto

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.