Autoexame da mama: Confira como fazer passo a passo

Autoexame da mama: Confira como fazer passo a passo

O autoexame da mama é uma ferramenta de saúde que ajuda mulheres a conhecerem melhor seu corpo e, com isso, notar possíveis alterações e modificações. O procedimento tem três fases, podendo ser realizado em casa, todos os meses.

Entretanto, muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre como, quando e porque devem fazer uma autoavaliação periódica das mamas. Se você é uma delas, está no lugar certo.

Aqui no Blog da Cimed você vai descobrir como fazer o autoexame de mama passo a passo, além de se informar melhor sobre a importância dele para o seu bem-estar e saúde. Entenda em detalhes esse exame tão abordado durante o outubro rosa, mas que deve estar presente em nossa rotina o ano todo!

O que é o autoexame da mama?

O autoexame da mama é uma técnica utilizada pela própria pessoa com o intuito de identificar caroços e nódulos nos seios, além de alterações da cor, formato e saída de secreção dos mamilos.

Assim, o procedimento é uma importante ferramenta para que a mulher conheça o próprio corpo e faça uma verificação sensorial de possíveis alterações na região.

Quando fazer o autoexame da mama?

A recomendação é que o autoexame de mama seja feito pelo menos uma vez a cada mês. O período ideal é entre o terceiro e o quinto dia após a menstruação, já que nessa fase as mamas estão menos sensíveis à dor e menos inchadas.

As mulheres que estão na menopausa ou quem já passou da idade fértil precisa realizar o autoexame das mamas em uma data fixa todos os meses.

Mulheres de qual idade devem realizar o autoexame da mama?

Quem tem histórico de câncer de mama na família deve realizar o toque da mama a partir dos 20 anos. Se você não tem ou teve familiar diagnosticado com a doença, a recomendação é que comece a autoavaliação a partir dos 40 anos.

O objetivo é identificar possíveis sinais em fase precoce, aumentando muito as chances de cura.

Apenas mulheres devem fazer o autoexame da mama?

Não. O autoexame também deve ser feito por homens, apesar do baixíssimo índice de pessoas do sexo masculino que desenvolve a doença. Nos homens, o câncer de mama apresenta os mesmos sintomas e riscos que as formas apresentadas por mulheres.

Confira o passo-a-passo para fazer o autoexame das mamas

O autoexame das mamas é realizado em três fases diferentes. A primeira delas é em frente ao espelho, depois em pé e deitada. Entenda cada um dos 3 momentos com mais detalhes:

1. Em frente ao espelho

Nesse procedimento é necessário tirar toda a roupa e realizar a observação conforme os passos a seguir:

  1. Observe as mamas com os braços soltos e relaxados;
  2. Depois, levante ambos os braços e faça uma nova análise visual;
  3. Abaixe os braços, mantenha na posição horizontal;
  4. Apoie as mãos na bacia, forçando a região e observe possíveis alterações na superfície da mama.

Aproveite o espelho para verificar com muita atenção a existência de inchaços, caimentos, saliências e rugosidades. Analise também a coloração, tamanho e forma da mama e dos mamilos.

Consulte um ginecologista ou mastologista caso você perceba alguma diferença entre as mamas ou a presença de sinais que não estavam presentes nos autoexames anteriores.

2. Em pé

O autoexame em pé deve ser feito durante o banho, com o corpo molhado e as mãos ensaboadas.

  1. Levante o braço esquerdo e coloque as mãos atrás da cabeça;
  2. Faça a palpação da mama esquerda com a mão direita em movimentos circulares, verticais, diagonais e, depois, no mamilo, nessa ordem;
  3. Repita os passos para a mama do lado direito.

A palpação deve ser feita cuidadosamente e sem pressa. É preciso também pressionar os mamilos com suavidade para notar a saída de secreção.

3. Deitada

O procedimento do autoexame das mamas com o corpo deitado é bem similar ao passo a passo do que é realizado em pé.

  1. Após deitar, coloque o braço esquerdo para cima, com a mão tocando a nuca;
  2. Para ficar mais confortável, coloque uma almofada no ombro esquerdo;
  3. Depois, faça a palpação da mama esquerda com a mão direita;
  4. Repita o procedimento com a mama direita.

Da mesma maneira, ao perceber alguma alteração, procure um médico ou unidade de saúde mais perto de você.

O Autoexame da mama serve como diagnóstico?

Não. O autoexame da mama apresenta algumas limitações. A primeira delas é que por meio da palpação só é possível perceber nódulos maiores de 1 centímetro de diâmetro.

A mamografia, por sua vez, capta alterações em escala milimétrica, além de perceber microcalcificações no tecido da região que o autoexame não é capaz de verificar. Segundo o Ministério da Saúde, mulheres com mais de 40 anos devem realizar a mamografia a cada dois anos [1].

A ecografia também é capaz de verificar e fazer a análise de nódulos, com a vantagem de não emitir radiação. Por isso, ela é indicada para pacientes de todas as idades.

Entretanto, a existência desses exames não exclui a importância do autoexame das mamas, principalmente em locais com escassos recursos de saúde e grandes barreiras de acesso a tratamentos médicos. O autoexame das mamas é um importante instrumento de promoção da saúde e bem-estar [2].

Nódulo no peito é sinal de câncer de mama?

Sentir a presença de algum nódulo ou caroço na região desperta muita ansiedade e estresse na pessoa. Por isso, é importante esclarecer que o surgimento de nódulos nos seios é relativamente normal e nem sempre significa a instalação de um tumor maligno.

Assim, o quadro traz preocupações apenas se o nódulo aumentar de tamanho ao longo do tempo. Esse cenário requer uma atenção maior.

O autoexame das mamas é um grande aliado no tratamento precoce do câncer de mama. A realização mensal do procedimento ajuda mulheres e homens a conhecerem as características do próprio corpo, o que pode salvar vidas.

Quais os sintomas de câncer de mama?

O câncer de mama chega trazendo alguns sinais e sintomas que acompanham muitas vezes o crescimento de nódulos e caroço nos seios. Entre eles, é possível destacar:

  • Crescimento de uma das mamas;
  • Mudanças na pele da mama;
  • Alterações cor da mama e do mamilo;
  • Presença de secreções;
  • Alterações no formato da mama.

Como se prevenir do câncer de mama?

Agora que você conhece todos os passos para realizar o autoexame das mamas de forma adequada e assertiva, aplique também os cuidados preventivos orientados por seu médico.

Esteja atenta aos fatores de risco hormonais, hereditários e comportamentais que podem desencadear o câncer de mama, realize exames de saúde obedecendo à periodicidade indicada para sua idade e desenvolva hábitos de vida saudáveis.

Por aqui, o Blog da Cimed espera que essas informações ajudem você a ter uma vida próspera, feliz, cheia de saúde e disposição. Aproveite para descobrir 5 vitaminas essenciais para a saúde da mulher. Confira aqui, no blog da Cimed!

Referências:

[1] SILVA, Pamella Araújo da; RIUL, Sueli da Silva. Câncer de mama: fatores de risco e detecção precoce. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 64, p. 1016-1021, 2011. Disponível em:<SILVA, Pamella Araújo da; RIUL, Sueli da Silva. Câncer de mama: fatores de risco e detecção precoce. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 64, p. 1016-1021, 2011.>. Acesso em:11/10/2022

[2] COSTA, Laise Soares et al. Fatores de risco relacionados ao câncer de mama e a importância da detecção precoce para a saúde da mulher. Revista Eletrônica Acervo Científico, v. 31, p. e8174-e8174, 2021.Disponível em:<https://acervomais.com.br/index.php/cientifico/article/view/8174/5110>. Acesso em:11/10/2022.

1 comentário

Muito bom e instrutivo

Júlia

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.