dicas para tentantes

Dicas para tentantes: Descubra como engravidar rápido!

Ter um filho é o sonho de muitas pessoas, mas nem sempre a gravidez acontece de forma rápida para todos os casais.

Alguns fatores podem dificultar a vida dos tentantes, como hábitos de vida inadequados, doenças, excesso de peso e outros fatores. Além disso, é preciso estar atento ao ciclo menstrual da mulher, ao quadro de saúde do homem e evitar pressões.

Por isso, neste conteúdo, reunimos uma série de dicas para tentantes passarem por esse momento de forma tranquila e segura.

No texto, você vai descobrir ainda pontos que podem dificultar a gravidez, o que você deve evitar e o que homens e mulheres podem fazer para ter sucesso nessa primeira etapa da jornada como futuros papais e mamães.

Confira!

O que são tentantes?

Os tentantes são as pessoas que estão tentando engravidar através de um tratamento de fertilidade ou mesmo de forma natural. Ou seja, tentante é qualquer pessoa ou casal que está tentando engravidar e ter os sonhados filhos.

O que pode dificultar a gravidez?

Existem vários fatores que podem influenciar a gravidez. Em alguns casos, ela pode ocorrer rapidamente. Em outros, leva mais tempo do que os tentantes gostariam.

A recomendação é que, após 12 meses de tentativas sem sucesso, o casal procure ajuda de um médico especialista em fertilidade. Entretanto, se a mulher tiver 35 anos ou mais, é recomendado que essa espera seja de apenas 6 meses [1].

Por isso, quanto mais cedo o casal agir, maior a chance de engravidar. Isso porque, com o avanço da idade, a tendência é que a mulher tenha mais dificuldades para gerar um bebê, devido à queda da fertilidade.

O que tentantes devem fazer para engravidar?

Muitos casais ficam ansiosos devido ao tempo que é necessário para se confirmar a gravidez. Esse sentimento é acompanhado por dúvidas e inseguranças. Porém, a gravidez se confirma em 80% e 85% casos num prazo que varia entre 6 a 12 meses [2].

É fundamental também considerar alguns fatores que podem contribuir para que a gravidez aconteça de forma natural. Entre elas, é possível destacar:

Conhecer o período fértil feminino

Identificar o período fértil da mulher pode trazer resultados mais rápidos. A dica é intensificar as relações sexuais nos dias próximos ao período mais fértil da mulher, que ocorre, teoricamente, no décimo quarto dia do ciclo menstrual.

Ou seja, no auge da ovulação as chances aumentam muito.

Além disso, outra informação que você deve saber é que o espermatozoide vive até 48 horas no corpo da mulher, ampliando as chances da fecundação e geração do embrião.

Manter bons hábitos de vida

Alguns hábitos de vida dificultam a vida de quem está tentando engravidar. Entre eles, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e excesso de cafeína. Por isso, é importante manter uma alimentação equilibrada.

A prática de exercícios físicos regulares e hidratação favorecem positivamente a gravidez. Outra dica para tentantes é evitar situações de estresse e apostar em autocuidado e bem-estar.

Além disso, homens e mulheres devem cuidar da sua saúde íntima. Aproveite para conferir sete hábitos que são prejudiciais à saúde íntima feminina.

Evitar o uso de lubrificantes

Os lubrificantes artificiais impedem o avanço dos espermatozoides em direção ao útero. Ou seja, eles impedem mecanicamente a fecundação.

Essas substâncias anulam a proteção do muco cervical, que protege o gameta até a chegada ao óvulo. Assim, quando necessário, opte por lubrificantes que interferem menos na fertilização. Prefira produtos solúveis, inodoros, transparentes e feitos à base de água.

Quais doenças diminuem a fertilidade?

Algumas doenças e outros quadros clínicos influenciam a fertilidade, tanto feminina quanto masculina. Assim, manter exames e as visitas ao médico em dia é uma boa dica para tentantes.

É importante passar por uma avaliação caso a gravidez natural demore a acontecer.

As doenças que podem dificultar a gravidez são:

  • Obesidade;
  • Ovários policísticos;
  • Endometriose;
  • Diabetes;
  • DST;
  • Varicocele;
  • Distúrbios imunológicos;
  • Câncer.

Quais exames os tentantes devem realizar?

Como você pode conferir no tópico anterior, o quadro de saúde dos tentantes tem consequências diretas na capacidade e na velocidade com que a gravidez acontece.

Dessa forma, tanto homens quanto mulheres devem realizar um check-up geral para avaliação da saúde física e reprodutiva. Exemplos de exames solicitados aos tentantes são:

Homens

  • Espermograma;
  • Sorologias para investigar infecções;
  • Tipos de sangue;
  • Glicemia;
  • Hemograma completo;
  • Colesterol total e fracionado;
  • Dosagem de hormônio da tireóide;
  • Exames de urina.

Mulheres

  • Papanicolau;
  • Antimulleriano;
  • Ultrassom transvaginal;
  • Sorologias para investigar infecções;
  • Tipagem sanguínea;
  • Hemograma;
  • Glicemia
  • Dosagem de hormônios da tireoide;
  • Colesterol total e fracionado;
  • Exames de urina;
  • Exames imunológicos.

As mulheres também precisam fazer exames para detectar miomas, pólipos uterinos e endometriose.

5 Dicas engravidar mais rápido

Ser uma pessoa fértil envolve aspectos físicos, psicológicos e de estilo e qualidade de vida. Assim, os hábitos alimentares e escolhas nutricionais de homens e mulheres contribuem muito para isso.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar você a engravidar de uma maneira mais rápida, veja na sequência!

1. Cuidar da alimentação diariamente

Desenvolver bons hábitos de alimentação pode fazer toda diferença na vida dos tentantes. O importante aqui é fazer boas escolhas alimentares, evitando pratos gordurosos, ricos em sódio e açúcar. A preferência deve ser para frutas, verduras e legumes.

Prefira alimentos que contenham micronutrientes, como a Vitamina E, a vitamina B6, o Zinco e Ômega 3. As melhores fontes dessas substância são as carnes vermelhas magras, sementes, peixes, frutas, castanhas, fontes de germe e farelo de trigo. Veja outras vitaminas e minerais que ajudam nos cuidados da saúde do homem aqui mesmo no blog!

Assim, a recomendação para você que está tentando engravidar é se consultar com um nutricionista de confiança e, com isso, garantir sua saúde e o bom desenvolvimento do bebê.

2. Cuidar do peso

As mulheres que estão muito acima ou muito abaixo do peso ideal podem ter dificuldades para engravidar rápido. A ingestão inadequada de calorias é capaz de desencadear quadros de amenorreia e anovulação.

Por outro lado, a produção dos hormônios reprodutivos masculinos são prejudicados pelo excesso de gordura corporal.

Esse quadro influencia na qualidade e na quantidade de espermatozoides. Ou seja, muitos espermatozoides podem não conseguir chegar até o óvulo ou fecundá-lo.

Por isso, é importante que os tentantes pratiquem atividades físicas regulares.

3. Ingestão de ácido fólico

Três meses antes do período em que o casal inicia as tentativas de engravidar, a ingestão de ácido fólico já é indicada.

A substância age evitando defeitos como anencefalia e espinha bífida, diminuindo o risco de má-formação do tubo neural na criança.

4. Frequência das relações sexuais

A dica para quem está tentando engravidar rápido é evitar pressões e cobranças em relação ao companheiro ou companheira. Por isso, a frequência das relações deve ser combinado de forma espontânea entre o casal.

O cenário ideal é que as relações sejam mantidas diariamente ou a cada dois dias. Dessa maneira, essa sempre haverá gametas masculinos a postos para fecundar o óvulo, quando ele estiver pronto. Lembre-se que os espermatozoides vivem até dois dias no no útero da mulher.

Por outro lado, depois de 7 dias, a contagem de células reprodutivas masculinas não muda muito.

Mas a motilidade se reduz consideravelmente. Assim, se o casal esperar cinco dias para ter uma nova relação sexual, as chances de engravida caem drasticamente.

5. Aplicativos para tentantes

Para monitorar o ciclo menstrual da mulher mais de perto, uma boa dica é utilizar aplicativos disponíveis livremente no seu celular.

Eles ajudam a identificar os dias em que as chances de engravidar são maiores. É como se fosse uma tabelinha que você carrega no seu celular. Então, basta manter relações sexuais nos dias indicados pelo software.

É claro que a relação do casal não precisa depender do aplicativo, ou seja, elas precisam acontecer respeitando as vontades de cada um.

Você pode aproveitar esses momentos para estreitar os laços com quem você ama. Sem dúvida, essa união de objetivos e perspectivas será muito útil para quando a criança chegar.

Esperamos que essas dicas ajudem você a realizar seus sonhos e ser muito feliz! Aproveite para conhecer vitaminas e minerais essenciais para o cuidado feminino, te esperamos lá!

 

Referências:

[1] SIQUEIRA, Rosalina et al. Jornada da Fertilidade: Guia essencial para toda tentante. Ás Editorial, 2021. Disponível em:<https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=lang_pt&id=fJJTEAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT8&dq=tentantes+12+meses&ots=Qan5QHe8yr&sig=N4Te-lSDSNmkSndhoAlKKITaUDM#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 25/10/2022

[2] PEREIRA, Beatriz Ferreira de Almeida et al. Influência dos fatores psicossociais na eficácia do tratamento da infertilidade. Tese de Doutorado. Dipsonível em:<https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/10680/1/7518_15974.pdf>. Acesso em: 25/10/2022

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.