Endometriose profunda: entenda o que é e como tratar

Endometriose profunda: entenda o que é e como tratar

A endometriose profunda afeta e muito a saúde da mulher, provocando uma inflamação no útero que podendo levar a dores menstruais mais intensas do que o normal, além de sangramentos e até mesmo a infertilidade.

Por ser uma doença que ataca a mulher em idade fértil, é fundamental realizar os exames indicados para sua condição de saúde e idade.

Nesse conteúdo, o blog da Compre Cimed vai te mostrar os principais sintomas e formas de tratamento. Continue na página e confira um guia completo sobre a endometriose profunda.

O que é a endometriose profunda?

Ela é uma doença inflamatória que afeta o endométrio, mucosa responsável por revestir a parede interna do útero. O tecido da região é bastante sensível a todas as alterações que ocorrem durante o ciclo menstrual, além de ser o local onde o óvulo fertilizado fica implantado.

Essa doença faz com que as células do tecido endometrial não sejam expelidas. O que acontece é que elas voltam para os ovários e na cavidade abdominal. Ali, elas se multiplicam e acabam causando sangramentos na região.

A versão profunda da doença é também a mais grave, com um fluxo sanguíneo ainda maior e dores fortes na região, sendo capaz inclusive de causar infertilidade na mulher.

Apesar de suas causas não serem tão conhecidas como as da endometriose comum, existem algumas teorias que tentam explicar a sua origem.

Uma das possíveis explicações reside na menstruação retrógrada. Ela acontece quando o fluxo menstrual desce das tubas uterinas e chega a cavidade pélvica. Ou seja, o fluxo de sangue segue na direção inversa ao que é aceito como normal.

O perfil genético de cada pessoa também é um fator que os cientistas associam ao aparecimento da endometriose profunda, mas são necessários mais estudos para realizar a comprovação.

Qual a diferença entre endometriose profunda e a superficial?

A endometriose superficial é a mais comum de ser encontrada, sendo relacionada a problemas na pelve, tubas, bexigas, ovários e útero. O que diferencia dela para a forma profunda é a profundidade da inflamação, que nesse caso não passa de 5 mm.

Dessa forma, se durante o diagnóstico, o médico notar que a inflamação vai além desse valor, isso pode significar que você tem um caso da versão profunda da doença.

Quais são os sintomas da endometriose profunda?

O quadro pode se manifestar de forma assintomática ou vir acompanhado de vários incômodos, desde os mais leves até sinais graves, como a infertilidade.

Confira abaixo alguns dos principais indicativos relacionados à doença:

  • Cólica menstrual;

  • Dispareunia (dor genital que pode ocorrer durante a relação sexual, mais comum entre as mulheres);

  • Dores intensas;

  • Dor durante a relação sexual;

  • Sangramento vaginal e anal durante a menstruação;

  • Dificuldades intestinais e urinárias;

  • Urina com sangue;

  • Infertilidade.

Aproveite e veja também o nosso post explicando como funciona a saúde íntima feminina aqui em nosso blog! Confira 12 dicas importantes que vão te ajudar a cuidar das suas partes íntimas da melhor maneira possível.

Como diagnosticar a endometriose profunda?

Ao levantar a suspeita da doença, o ideal é realizar o exame ginecológico clínico quanto antes. Esse é o primeiro posso para diagnosticar a endometriose profunda.

Após a consulta, é possível confirmar o diagnóstico com outros exames laboratoriais, como ultrassom endovaginal, ressonância magnética e laparoscopia. Entretanto, para ter 100% de certeza, a biópsia é o exame mais indicado.

Como é o tratamento da endometriose profunda?

O tratamento da endometriose deve ser feito com o acompanhamento de um ginecologista, pois é esse profissional que irá indicar as melhores formas de reduzir os efeitos da doença.

Em muitos casos, o tratamento é feito com hormônios. Já os casos mais graves podem indicar a necessidade de uma cirurgia.

Quando é necessária a intervenção cirúrgica, ela acontece por meio da videolaparoscopia, uma técnica menos invasiva que as convencionais. Ela remove as porções de endométrio que estejam fora da cavidade uterina.

Quem tem endometriose corre risco de vida?

Mesmo sendo uma doença séria e que causa diversos sintomas, a endometriose é benigna, ou seja, ela não tem nenhum risco de morte.

Mas isso não significa que você não deva se preocupar e ter atenção ao suspeitar do problema, pois ele pode levar as mulheres à infertilidade e vários outros problemas graves, estando associado ainda ao câncer de ovário.

Então, assim que notar alguns dos sintomas, vá ao ginecologista de sua confiança imediatamente.

Quem tem endometriose profunda precisa operar?

Geralmente, não é necessária a cirurgia para tratar a endometriose profunda, pois o tratamento com hormônios e outros métodos já são o suficiente para reduzir os sintomas e curar a doença.

E mesmo que em alguns casos seja preciso recorrer à cirurgia, o procedimento utilizado é o menos invasivo possível, como a videolaparoscopia.

Agora que você conhece tudo o que precisa sobre a doença, que tal continuar aprendendo sobre o corpo da mulher e conferir o nosso post sobre a sexualidade feminina? Acesse e confira em nosso blog tudo o que você precisa sobre o assunto!

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.