A maca peruana é uma raiz da mesma família do nabo, repolho e agrião. Ela é original das região dos Andes peruanos, sendo um alimento muito rico em flavonoides, alcaloides e glicosídeos.
Nos últimos tempos, ela tem ganhado notoriedade, devido a sua capacidade de aumento de libido e da fertilidade. Por isso, recebeu apelidos como "Milagre dos Andes" e "Viagra dos Incas", etnia que habitava a região andina e foi a primeira a conhecer os benefícios da raiz da maca há mais de 2 mil anos.
Mas será que a maca pode mesmo tratar disfunção erétil e outros problemas sexuais? Neste conteúdo, você vai descobrir as respostas para essa e outras perguntas sobre os benefícios da maca para sua saúde como um todo.
Quais os benefícios da maca peruana?
A maca peruana é uma fonte rica em vitaminas e sais minerais, contendo também carboidratos e proteínas. É um alimento muito estudado pela ciência, que já comprovou diversos benefícios dela para a saúde humana.
Confira então 10 vantagens que a ingestão da maca peruana pode trazer para a sua vida.
1. Fortalece a imunidade
A maca peruana apresenta ótimas quantidades de vitaminas do complexo B, C e antioxidantes, como a glutationa e o superóxido dismutase.
Essas substâncias ajudam a fortalecer o sistema imunológico, deixando o organismo mais preparado contra doenças e infecções.
Além disso, as propriedades da maca ainda elevam a disposição, o ânimo e a sensação de bem-estar. Quer descobrir como aumentar a imunidade? Confira aqui no blog 10 passos para conquistar uma saúde de ferro!
2. Melhora a memória e facilita a aprendizagem
A vitamina B é uma substância vital para o bom funcionamento do sistema nervoso, sendo um nutriente muito presente na composição da maca peruana.
Por isso, o consumo dela contribui com a melhora das funções cognitivas, entre elas, a memória, raciocínio e concentração. Ou seja, o alimento é um ótimo investimento para quem está em fase de estudos.
3. Contribui para a perda de peso
A maca peruana é uma grande aliada de quem busca perder peso e reduzir medidas. O alimento é rico em fibras alimentares que aumentam a sensação de saciedade e ajudam a regular o intestino.
Uma dica para reduzir sintomas de inchaços e desconfortos abdominais é aproveitar os deliciosos chás de maca peruana. Que tal?
4. Melhora o controle da diabetes
A grande quantidade de fibras presentes na maca peruana faz diminuir a absorção de glicose no organismo, o que é uma grande notícia para quem sofre com a diabetes.
Além disso, quando consumida regularmente, ela tem a capacidade de inibir a atividade enzimática do processo de digestão. Estudos mostram que maca peruana é capaz de reduzir o processo inflamatório e antioxidante provocado pela diabetes tipo 2 em ratos diabéticos [1]
Com isso, menos insulina é liberada no sangue, facilitando o controle da diabetes.
5. Aumenta a fertilidade masculina
Um estudo da Czech University of Life Science Prague, da República Tcheca, concluiu que a maca peruana foi capaz de aumentar a quantidade de sêmen e melhorar a mobilidade dos espermatozoides em um grupo de homens com idade entre 20 e 40 anos [2].
A descoberta é um forte indício de que a maca peruana é capaz de aumentar a fertilidade masculina, atuando principalmente na regulação dos níveis de estrogênio deles.
6. Reduz a disfunção erétil
Estudos indicam também que a maca peruana traz benefícios para o desempenho sexual masculino, ajudando a tratar homens com disfunção erétil. Há estudos que apontam que a substância tem influência na espermatogênese e no aumento da fertilidade em animais [3].
A raiz peruana é rica em ferro e zinco, nutrientes ligados a uma maior disposição para as atividades e formação do esperma, respectivamente.
Além disso, a maca estimula a produção natural de hormônios sexuais femininos e masculinos. Quer dizer, ela pode aumentar a libido tanto em homens como em mulheres.
7. Ameniza os sintomas da menopausa
Por ser rica em cálcio, o milagre dos Andes também tem efeitos benéficos sobre os sintomas da menopausa, ajudando a aliviar as incômodas ondas de calor.
A menopausa é um período de grandes alterações hormonais, onde os níveis de estrogênio caem consideravelmente. Por esse motivo, sintomas como ondas de calor, ressecamento vaginal, oscilações de humor e dificuldades para dormir chegam com muita intensidade para elas.
A maca peruana pode aliviar esses sinais, já que é capaz de equilibrar a produção hormonal e interferir no metabolismo, diminuindo a fadiga e deixando o corpo hidratado.
8. Melhora o humor
Além de dar mais disposição para suas atividades, a maca peruana ajuda a reduzir sintomas de ansiedade e depressão. A contribuição é ainda mais significativa em mulheres na menopausa.
A maca é rica em flavonoides, compostos vegetais que aumentam a disposição, ânimo e sua energia para viver o que a vida tem de melhor.
9. Previne contra o câncer
A maca peruana é uma grande aliada na prevenção contra o câncer, isso porque ela possui ótimos níveis de vitamina C e substâncias antioxidantes [4].
Os tubérculos com coloração escura possuem uma substância chamada antocianinas. Elas combatem os radicais livres, que danificam as células. Dessa maneira, a maca peruana protege contra o câncer, problemas cardíacos e doenças crônicas.
10. Melhora a saúde do coração
Um dos grandes benefícios da raiz peruana é cuidar da saúde do coração. O alimento é fonte de ômega 3, nutriente que equilibra os níveis de colesterol ruim no sangue.
O ômega 3 também desempenha função importante nos processos inflamatórios e na melhora da circulação sanguínea, tendo ligação direta com o desempenho sexual.
Aliás, aqui no Blog da Cimed, já abordamos sobre maneiras para você ter um coração cheio de saúde. Confira no texto as principais vitaminas para o coração e saiba como contribuir para sua saúde cardíaca.
Quanto tempo a maca peruana começa a fazer efeito no organismo?
Os efeitos da maca peruana no organismo começam a aparecer a partir da terceira ou quarta semana de consumo diário.
Por ser um alimento natural e não um medicamento, os primeiros resultados são sentidos a médio e longo prazo. Por isso, é fundamental que o consumo seja diário.
Quais são os efeitos colaterais da maca peruana?
Os efeitos colaterais da maca peruana ainda são pouco conhecidos pelos cientistas. Porém, médicos e especialistas da área da nutrição desaconselham que certos grupos e perfis façam o uso da raiz.
Entre eles, destacam-se:
- Mulheres grávidas e lactantes;
- Pessoas com problemas hormonais;
- Pacientes com câncer de mama, no ovário, no útero ou com endometriose;
- Pessoas com distúrbios gastrointestinais;
Em todos os casos citados acima, é muito importante buscar orientação e aconselhamento médico antes de tomar qualquer decisão. Não coloque sua saúde em risco, ok?
Como tomar maca peruana?

Há várias maneiras de tomar a maca peruana. Ela pode ser utilizada como ingredientes em diversos pratos e preparações culinárias.
Assim, é muito comum que ela seja servida em bebidas frias e quentes, bolos, biscoitos, pão, sopas e ensopados. A recomendação de consumo é entre 400 e 1000 mg por dia. Entretanto, para saber ao certo, consulte seu nutricionista.
Veja algumas dicas de como servir e prepara a maca nas refeições do dia a dia:
- Café - Maca pode ser polvilhada no café;
- Cereais - acrescente o pó de maca nos cereais para café matutino ou da tarde;
- Farinhas - adicione a raiz peruana em farelos para preparo de pães, bolos e panquecas;
- Cremes - o pó pode entrar na composição de cremes de frutas, patês e pastas;
- Frutas - acrescentar o pó de maca peruana em saladas de fruta é uma ótima opção;
- Smoothie - a maca peruana pode fazer parte do smoothie matinal, com frutas, leite de amêndoa ou couve.
Incluir a maca peruana em pratos que você já consome no dia a dia é a maneira mais fácil de obter todos os benefícios desse super alimento. Aproveite também para desenvolver outros hábitos saudáveis de vida. A prática de atividades físicas e momentos de bem-estar e autocuidado podem acelerar ainda mais os resultados.
O Blog da Cimed espera que essas dicas sobre utilização e benefícios da maca peruana possam ajudar você a tomar as melhores escolhas.
Por aqui você encontra muitos outros conteúdos voltados para qualidade de vida, quer saber qual a melhor vitamina para cansaço físico e mental? Já abordamos o assunto, confira!
Referências:
[1] DE LIMA, Bruna Evangelista et al. EFEITOS DA MACA PERUANA (LEPIDIUM MEYENII) NO DIABETES MELLITUS TIPO 2.Disponível em:<https://doity.com.br/media/doity/submissoes/5da4d018-3328-4021-9f5b-0ae543cda1d7-maca-pdfpdf.pdf>. Acesso em:05/10/2022
[2] MELNIKOVOVA, Ingrid et al. Effect of Lepidium meyenii Walp. on semen parameters and serum hormone levels in healthy adult men: a double-blind, randomized, placebo-controlled pilot study. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, v. 2015, 2015. Disponível em: <https://www.hindawi.com/journals/ecam/2015/324369/>. Acesso em: 27/09/2022
[3] TEIXEIRA, Ana Thalia Ribeiro de Castro; VALE, Brenda de Oliveira Carvalho do. Análise dos efeitos afrodisíacos do Ginseng e da maca peruana na sexualidade-uma revisão de literatura. Disponível em:<https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/prefix/15347/1/21710070%20e%2021953509.pdf>. Acesso em:05/10/2022.
[4] SOUZA, Elisângela de Jesus. Caracterização físico-química e análise da capacidade antioxidante da maca peruana (Lepidium meyenii Walp.). 2021. Disponível em:<https://repositorio.bc.ufg.br/bitstream/ri/20263/6/TCCG%20-%20Farm%c3%a1cia%20-%20Elis%c3%a2ngela%20de%20Jesus%20Souza%20-%202021.pdf>. Acesso em: 27/09/2022.