Ácido fólico: para que serve e quantidade recomendada!

Ácido fólico: para que serve e quantidade recomendada!

O ácido fólico ou vitamina B9 é um importante micronutriente que oferece diversos benefícios para o organismo. Ele faz parte do complexo B e atua principalmente na formação de células essenciais no desenvolvimento humano e crescimento.

Essa vitamina é fundamental na manutenção da saúde do sistema imunológico e até mesmo do cérebro. Além disso, ele ajuda na prevenção de várias doenças como câncer, infarto e Alzheimer. E por conta da sua importância na formação de células, ela é uma das vitaminas mais indicadas para as gestantes também.

Além de todos esses benefícios e funções, o ácido fólico serve para muitas outras coisas. Para te mostrar todas as suas funções, preparamos um conteúdo completo sobre essa substância.

Continue a leitura e confira!

O que é o ácido fólico?

Como vimos no início, o ácido fólico é uma vitamina do complexo B, sendo conhecido como B9. Você pode ouvir falar dela também por outro nome, o folato, e seus derivados são encontrados facilmente no corpo humano.

A forma sintética da vitamina é encontrada em alimentos e também nos suplementos, fornecendo altas quantidades do micronutriente.

Geralmente, eles são consumidos pelas gestantes, por conta da sua importância para a formação de células responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento. Mas sua ingestão não está restrita somente a elas e seu consumo pode ser feito por pessoas que buscam uma vida mais saudável.

Alguns dos alimentos onde ele é encontrado naturalmente são: ovos, legumes, feijão, grãos integrais, frutas cítricas, fígado e verduras verde-escuras.

Para que serve o ácido fólico?

Essa substância auxilia no funcionamento de diversas partes do corpo, sendo importante para a manutenção da saúde cerebral, sistema imunológico e muitas outras funções do organismo. A seguir, veremos algumas das suas principais funções e benefícios.

Confira!

1. Manutenção da saúde cerebral

A ingestão de ácido fólico contribui para a prevenção de doenças ligadas ao cérebro, como depressão, demência e Alzheimer, sendo uma vitamina importante para idosos. Além disso, ele estimula a produção dos neurotransmissores noradrenalina e dopamina, relacionados à motivação, concentração e memória.

2. Prevenção da anemia

Essa vitamina também é importante na prevenção da anemia, estimulando a produção de células sanguíneas como plaquetas, glóbulos brancos e hemácias.

Com isso, ela ajuda a prevenir outros formatos da doença, como a perniciosa e a megaloblástica.

3. Fortalece a saúde dos cabelos, unhas e pele

O ácido fólico também é um dos responsáveis no organismo humano pelo desenvolvimento dos cabelos e da pele, sendo um importante aliado no seu fortalecimento.

Seu consumo regular na alimentação ajuda a deixar as unhas e cabelos mais fortes, além de deixar a pele vistosa e com aspecto saudável. A vitamina B9 auxilia na redução da oleosidade, prevenindo a acne e outras doenças relacionadas.

4. Contribui para a boa formação do bebê

Você se lembra quando dissemos sobre a importância desse micronutriente para as gestantes? Isso se deve a contribuição que a vitamina oferece na formação do sistema nervoso da criança.

Dessa maneira, a substância atua diretamente na prevenção de anomalias no desenvolvimento do bebê, como uma anencefalia ou espinha bífida. Por isso, ela é uma das vitaminas mais importantes para gestantes.

5. Combate ao câncer

Essa vitamina do complexo B é uma ótima opção para auxiliar na prevenção de uma das doenças mais graves que existem, o câncer. Seu consumo em níveis recomendados previne diversos formatos da enfermidade, como o de mama, pâncreas, cólon e pulmão.

Ele atua no combate às alterações malignas que podem ocorrer nas células, evitando esses problemas de saúde.

Qual a quantidade que devemos ingerir de ácido fólico?

Após ver tantos benefícios, você provavelmente vai querer adicionar o ácido fólico em sua alimentação. Mas qual a quantidade que deve ser consumida diariamente? Confira a tabela a seguir:

Idade

Quantidade diária recomendada

0 a 6 meses

65 mcg

7 a 12 meses

80 mcg

1 a 3 anos

150 mcg

4 a 8 anos

200 mcg

9 a 13 anos

300 mcg

14 anos ou mais

400 mcg

Mulheres grávidas

600 mcg

Lactantes

500 mcg

A suplementação da vitamina é necessária quando há uma deficiência dela no organismo, dessa forma, o médico pode indicar que o paciente precisa consumir o ácido fólico em suplementos e outros alimentos ricos na substância.

O que a deficiência de ácido fólico pode causar?

Uma falta de vitamina B9 no corpo pode levar ao aparecimento de diversos sintomas, como a fraqueza e a perda de apetite, além de vômitos, náuseas e queda de cabelo.

A baixa quantidade de ácido fólico em longos períodos traz problemas ainda mais graves, chegando ao estado de doenças como a anemia, depressão, Alzheimer, infarto, derrame, câncer, entre outros. Por isso, é fundamental consumir as quantidades recomendadas diariamente.

Viu como esse micronutriente é importante no bom funcionamento do corpo? Além de trazer vários benefícios, ele ainda previne diversas doenças graves que podem afetar a sua saúde.

O uso do ácido fólico mostra a importância das vitaminas em nosso dia a dia. Temos um conteúdo bem informativo a respeito desses nutrientes aqui no blog.

Acesse e confira mais informações confiáveis que irão te ajudar a cuidar melhor da saúde!

Referências:

NASSER, C. et al. Semana da conscientização sobre a importância do ácido fólico. Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology, v. 11, p. 199–203, 1 dez. 2005. Disponível em: Acesso em 30 mai 2023

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Diretriz: Suplementação intermitente de ferro e ácido fólico em gestantes não anêmicas. 2013. Disponível em: Acesso em 30 mai 2023.

30 comentários

Gostei muito,mim ajudou muito

Adriana

Gostei e aprendi sobre o ácido fólico, ou vit. B.9
Vou procurador fornecedor para adquirir e tomar, diariamente.

Adauto

Ótimo. Sempre tomo e tenho bons resultados. Excelente vitamina

Maria

Gostei muito das explicações.Ums pena que não deixa claro as doses para as pessoas idosas…

ANERIO

Esse suplemento e excelente. Pois tomei
1 ano antera de engravidar e tive uma gravidez é um parto muito tranquilo aos 35 anos. Agora estou com 55 anos e sempre tomo
Para prevenção das doenças.
A cada 3 meses tomo 2 cartelas

Ana Claudia

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.