casal de idosos se abraçando em uma praia e sorrindo para o horizonte

Vitaminas para idosos: por que tomar e quais os benefícios?

Segundo a legislação brasileira, uma pessoa passa a ser considerada idosa a partir dos 60 anos de idade. Nesses estágios mais avançados da vida, o corpo humano passa por diversas mudanças. Logo, ter uma boa qualidade de vida é essencial para manter a terceira idade saudável.

Esse é um cuidado muito importante de se ter, já que o Brasil é composto, segundo o IBGE, por 29.374 milhares de pessoas idosas, sendo 14,3% da população geral brasileira – dados apresentados pelo Ministério da Saúde.

Já sabemos que a qualidade de vida e o bem-estar tem íntima relação com a nossa saúde. Por essas e outras, as vitaminas estão sempre sempre em alta quando o assunto é saúde, conforto e qualidade de vida dos idosos. Assim, as vitaminas para idosos se tornam pauta frequente quando falamos da terceira idade. Pensando nisso, nós da Cimed preparamos um conteúdo completo para apresentar tudo o que é necessário saber sobre o assunto. Confira:

Qual a importância das vitaminas para idosos?

Como começamos a explicar acima, o corpo humano sofre alterações ao longo dos anos, como a redução da massa muscular, da arcada dentária e do funcionamento dos sistemas do corpo. Todas essas mudanças no organismo necessitam de um olhar cuidadoso com as vitaminas que não podem faltar para o bem-estar depois dos 60 anos.

Grande parte das vitaminas é produzida pelo nosso organismo, porém a quantidade diminui conforme envelhecemos. Uma boa dica é aproveitar os benefícios da atividades físicas e da alimentação saudável, para ajudar a complementar esse déficit. Para que você consiga entender quais são os sintomas que traduzem a falta de vitamina, nós trouxemos uma planilha com as correlações entre as mudanças fisiológicas dos idosos e as consequências de necessidades nutritivas:

Diminuição da densidade óssea Aumento a necessidade em cálcio e vitamina D
Enfraquecimento do sistema imunológico Aumento das necessidades em vitamina B6, vitamina E e zinco
Aumento do pH gástrico Aumento a necessidade de vitamina B12, ácido fólico, cálcio, ferro e zinco
Diminuição da produção de vitamina D3 da pele Aumento da necessidade em vitamina D
Aumento da produção de hormona paratiroide (eleva demais o nível de cálcio no sangue) Aumento da necessidade em vitamina D
Diminuição da biodisponibilidade em cálcio Aumento das necessidades em cálcio e vitamina D
Aumento do estado de stress oxidativo

Aumento das necessidades em betacaroteno, vitamina C e vitamina E
Aumento dos níveis de homocisteína Aumento das necessidades em folatos, vitamina B6 e vitamina B12

Quais as principais vitaminas recomendadas para idosos?

Agora que você já tem um direcionamento geral da importância e das principais vitaminas para que os idosos se mantenham saudáveis, vamos entrar em mais detalhes sobre cada uma delas. Estaremos falando, então, das vitaminas A, B, C, D e E:

Vitamina A

Essa é uma das vitaminas mais importantes para o corpo humano, especialmente quando estamos falando de idosos. Dentre os seus diversas benefícios, podemos citar:

  • Melhora a qualidade da visão e na proteção das córneas;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Auxilia no desenvolvimento ósseo;
  • Ajuda na manutenção dos tecidos da pele;

Vitamina B

Desde já, essa é uma vitamina essencial para memória e fraqueza dos idosos. Nesse sentindo, destacamos as vitaminas B1, B6, B12 e B9, pois são parte chave do cuidado com o bem-estar dos idosos, por meio da:

  • Contribuição para a saúde do cérebro, produzindo mais neurotransmissores, isolando das células nervosas e protegendo os tecidos da oxidação;
  • Ajuda a melhorar a memória;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Auxilia em um melhor metabolismo para gorduras, proteínas e carboidratos.

Vitamina C

Muito conhecida, a vitamina C recebe ainda mais destaque quando o assunto é gripes e resfriados. No entanto, ela possui outras ações que auxiliam na saúde masculina e feminina. Veja alguns benefícios:

Vitamina D

Outra vitamina que auxilia no tratamento da fraqueza em idosos é a tipo D. É verdade que o nosso corpo diminui a absorção dessa vitamina conforme envelhecemos, mas ela continua sendo muito importante para a saúde. Ela ajuda:

  • Na absorção de cálcio e fósforo, fortalecendo os ossos e dentes;
  • Na fortificação do sistema imunológico;
  • Na manutenção e equilíbrio mental e corporal;

Vitamina E

Muito importante para a saúde da terceira idade, a vitamina E não pode faltar na alimentação e na suplementação dos idosos, já que ela auxilia:

  • Combatendo radicais livres (responsáveis por oxidar o metabolismo);
  • Com efeito antioxidante;
  • Combatendo a agregação plaquetária.

Qual a importância dos minerais para idosos?

É claro que, como o corpo humano vai se tornando mais fraco ao longo dos anos, os idosos também acabam precisando de uma suplementação de minerais. Por exemplo, o Cálcio promove a saúde dos ossos e auxilia no combate à osteoporose, sabia? O Zinco é importante porque apresenta função direta nos pontos de defesa do nosso organismo e, claro, atuando na promoção de energia.

Já o Potássio faz muita diferença no cuidado da saúde feminina e masculina, na hora de reduzir os níveis de sódio do organismo, no combate à prisão de ventre e na regulação da pressão sanguínea. O Ferro auxilia no transporte de oxigênio pelo sangue. Por fim, o Magnésio também ajuda a controlar a pressão arterial, combate o Alzheimer e também a fadiga muscular.

Com tantos minerais e vitaminas tão importantes para manter a saúde e o bem-estar dos idosos, muitas pessoas acabam recorrendo aos complexos vitamínicos, pois eles já vêm com uma boa concentração do que é importante após os 60 anos.

Mesmo assim é válido lembrar que cada pessoa tem a sua própria condição de saúde, e é a deficiência no organismo de cada um que vai guiar o tratamento vitamínico correto, combinado? Esperamos ter ajudado a entender melhor o assunto e cuidar de sua saúde! Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato conosco! Até a próxima!

Referência: FERREIRA, Maria. Carências Nutritivas no Idoso. Escola Superior de Educação João de Deus. Portugal 2012. https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/3565/1/TeseMariaJoaoFerreira.pdf

3 comentários

Melhor vitamina após os 60 anos
De

Luiz Antônio da Rosa

Qual seria a melhor vitamina para o idoso?

Geralda

Ótima matéria, qual a melhor vitamína?

Madalena

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.