Para que serve suplemento alimentar: conheça mais sobre o ativo

Para que serve suplemento alimentar: conheça mais sobre o ativo

Os suplementos alimentares são substâncias químicas desenvolvidas em cápsulas, comprimidos ou em pó que ajudam a complementar a alimentação com os nutrientes necessários.

Eles podem ser encontrados em opções com todas as vitaminas e minerais que o nosso organismo precisa, chamados de polivitamínicos, além de várias outras versões, como as proteicas.

Esses itens possuem diversas funções e benefícios como o ganho de massa muscular, crescimento de cabelo, melhora da flora intestinal, da cartilagem, regularização do sistema hormonal, auxílio no processo de emagrecimento, entre outros.

Para explicar melhor o que são os suplementos, quais os seus benefícios e como utilizá-los no dia a dia, preparamos um conteúdo com um guia completo. Continue a leitura e confira!

O que é um suplemento alimentar?

Um suplemento alimentar é uma série de substâncias (vitaminas e minerais) desenvolvidas em laboratório. Elas são utilizadas para complementar a alimentação.

O ideal é que sejam sempre recomendados por um médico ou nutricionista, mesmo que isso não seja necessário para adquirir os suplementos, já que eles são seguros para consumir.

Você deve prestar atenção em relação à dose e o que está sendo consumido. Isso é essencial, pois muito do que está sendo ingerido nos suplementos pode vir na alimentação normal.

Atualmente, existe uma enorme variedade de suplementos, inclusive alguns que possuem em sua fórmula todos os nutrientes diários necessários para o organismo, como vitaminas do complexo B e outros minerais como o ferro.

Além desses, existem outros que contam com uma grande quantidade de carboidratos, proteínas e outros componentes importantes.

Quais são os tipos de suplementos alimentares?

Há uma grande variedade de suplementos no mercado atualmente e cada um deles possui objetivos diferentes. Existem aqueles sendo muito usados por quem vai à academia, outros que são usados apenas para complementar uma alimentação saudável ou por pessoas que possuem um déficit e precisam tomar esses suplementos por recomendação médica.

Confira alguns dos principais tipos a seguir:

Suplementos termogênicos

Esse tipo de produto é muito utilizado em processos de emagrecimento. Sua composição é feita com substâncias como cafeína, citrus e guaraná para acelerar o metabolismo e aumentar a queima de gordura corporal.

Suplementos hipercalóricos

Ao contrário dos anteriores, os hipercalóricos ajudam a ganhar peso, contando com muitas calorias. Eles são muito utilizados por quem vai à academia e está buscando adquirir massa.

Geralmente, a fórmula desse suplemento é rica em vitaminas, gorduras, proteínas, carboidratos e minerais. Por conta disso, é preciso ter maior cuidado com esses produtos: eles podem levar ao sobrepeso.

Suplementos proteicos

Os suplementos proteicos, como o famoso Whey Protein, são muito populares no mundo da musculação. Eles ajudam na recuperação dos treinos e também na hipertrofia, sendo grandes aliados na hora de aumentar os músculos. Dessa forma, eles são muito importantes para ajudar quem deseja ganhar massa muscular [1].

Inclusive, temos um conteúdo sobre nutrição esportiva que pode ser muito valioso para quem tem um objetivo nos esportes. Se esse é o seu caso, não deixe de conferir.

Suplementos hormonais

Os suplementos hormonais devem ser utilizados com cuidado, sempre contando com o acompanhamento médico para evitar problemas que possam decorrer desse tipo de tratamento. Os mais comuns no mercado são o estrogênio e a tiroxina.

Suplementos antioxidantes

Esse tipo de produto é muito utilizado por quem pratica exercícios físicos, já que, depois dessas atividades, é normal o nosso corpo produzir radicais livres. Porém, não somente os praticantes de atividades físicas que tiram proveito dos inúmeros benefícios dessas substâncias.

Os antioxidantes ajudam a combater os efeitos dos radicais livres nas células do organismo, nos dando proteção contra diversas doenças e aumentando a nossa longevidade, além de proporcionar uma pele com aparência rejuvenescida e saudável.

Suplementos polivitamínicos

Sua principal função é ajudar a complementar vitaminas e minerais na alimentação, como magnésio, ferro, cálcio, vitamina B, manganês — aproveite e confira em nosso blog o que é e para que serve o manganês — entre outras.

São um dos tipos mais comuns de suplementos, sendo utilizados tanto pelos adeptos da academia quanto pelas pessoas que desejam apenas melhorar sua alimentação.

Suplementos probióticos

Os suplementos probióticos contêm vários microorganismos vivos que ajudam a combater vários problemas relacionados ao intestino. Para quem deseja melhorar a flora intestinal, os probióticos são a melhor opção por conseguirem suplementar esses microorganismos de forma prática.

Como tomar os suplementos alimentares?

Para consumir adequadamente esses produtos, o indicado é contar com o acompanhamento de um nutricionista ou médico. Esses profissionais podem recomendar com maior precisão os suplementos que você realmente precisa, o que ajuda você a evitar problemas de saúde e gastos desnecessários com itens que não precisa.

Além disso, é muito importante respeitar o tipo de suplementação e as doses que forem recomendadas para o seu caso. Um excesso dessas substâncias pode prejudicar os rins e o fígado, causando intoxicações e levando até mesmo ao surgimento de doenças.

Respeitar essas recomendações é o principal para garantir a eficácia da suplementação e obter todos os seus benefícios. Independentemente de qual seja o formato, seja por cápsulas, comprimidos ou em pó, é importante aliar os suplementos a uma boa dieta e uma rotina de exercícios físicos.

Quem pode tomar suplementos alimentares?

Todas as pessoas que buscam um complemento para a sua dieta ou que desejam potencializar os seus resultados nas atividades físicas podem trazer os suplementos para sua rotina.

Quem está com um déficit de algum nutriente e com problemas relacionados a essa falta de elementos no organismo, como a queda de cabelos ou uma deficiência de vitamina D, também podem buscar a suplementação para resolver isso.

Existem alguns grupos em específico que costumam utilizar os suplementos, como os atletas de alto rendimento, idosos, pessoas desnutridas, grávidas, crianças, entre outros.

Dessa forma, podemos ver como a suplementação é importante para diversos grupos e pode ajudar em diferentes objetivos.

Qual a diferença entre medicamentos e suplementos alimentares?

Diferente da maioria dos medicamentos, os suplementos alimentares não necessitam de receita. Esses itens são apenas um complemento para a alimentação, fornecendo mais vitaminas e minerais para o organismo.

A principal função dos suplementos não é tratar doenças, como os remédios e, sim, auxiliar o organismo a se manter saudável graças a um bom fornecimento de minerais e vitaminas.

Em 2018, a ANVISA determinou essa diferença: os medicamentos só podem ser vendidos em farmácias, enquanto os suplementos podem ser encontrados até mesmo em mercados.

Essa separação de categorias foi realizada para que as pessoas tenham a segurança de estarem comprando itens com eficiência comprovada, mas sem confundir com tratamentos medicinais [2].

Um detalhe que ajuda a identificar facilmente o que é um suplemento ou não é a presença da expressão “suplemento alimentar” nas embalagens. Ela deve estar exatamente assim, indicando que aquilo não é um medicamento e sim um produto de suplementação.

Agora que você sabe para que serve o suplemento alimentar e quais são os seus diferentes tipos, pode realizar a sua suplementação com mais tranquilidade.

Continue navegando em nosso blog e confira outros conteúdos relacionados a área da saúde! Aproveite e confira o nosso post sobre 5 vitaminas essenciais para as mulheres!

Referências:

[1] ZAMBÃO, Jéssica Eloísa; ROCCO, Claudia Seely; VON DER HEYDE, Maria Emília Daudt. Relação entre a suplementação de proteína do soro do leite e hipertrofia muscular: uma revisão. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 9, n. 50, p. 179-192, 2015.

[2] ANVISA. Suplementos Alimentares: Anvisa publica instrução normativa. Disponível em: < https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2020/suplementos-alimentares-anvisa-publica-instrucao-normativa > Acesso em 10 jan 2023.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.