Confira 13 benefícios do sexo e do bem-estar sexual para sua saúde!

Confira 13 benefícios do sexo e do bem-estar sexual para sua saúde!

Os benefícios do sexo são inúmeros para o corpo humano, trazendo grandes ganhos emocionais e psicológicos para o indivíduo. Além disso, ter uma vida sexual ativa proporciona mais saúde para diversos órgãos e sistemas, entre eles, para o coração e sistema imunológico.

Mas, você quer saber quais benefícios o sexo traz para sua vida exatamente? Aqui no blog do Compre Cimed, confira agora 13 vantagens de explorar as experiências que a relação a dois pode trazer para sua saúde e qualidade de vida.

1. O sexo ajuda a queimar calorias

Um dos bons benefícios do sexo é que ele contribui com a queima de calorias. É claro que dificilmente você terá o corpo dos seus sonhos apenas com a relação sexual. Entretanto, ela pode ser combinada com outras atividades físicas, sendo uma ótima opção como "esporte" a dois.

Assim, a frequência e a intensidade da relação sexual depende muito do entrosamento entre o casal. Alguns estudos apontam que em uma relação de até 30 minutos é possível queimar até 300 calorias, dependendo do tamanho da disposição dos pares.

2. Melhora a qualidade do sono

Manter uma frequência de relação sexual pode fazer com que você durma melhor, isso porque na hora do sexo e depois dele, o corpo libera substâncias relaxantes. É quando bate aquela preguiça boa!

A explicação é que principalmente durante o orgasmo, o cérebro lança neurotransmissores, como serotonina e dopamina, que proporcionam uma grande sensação de bem-estar e relaxamento, respectivamente. A corrente sanguínea ainda é inundada com hormônios como estrogênio, progesterona e outros, que influenciam bastante a resposta sexual de cada indivíduo.

Dessa maneira, os encontros mais vibrantes a dois conseguem trazer ainda mais à tona essas duas sensações, contribuindo também para você dormir melhor.

A importância do sono está associada também à nossa qualidade de vida, produtividade e saúde geral. Temos um post aqui no blog somente sobre esse assunto, vale a pena conferir!

3. Relações sexuais levantam a autoestima

Se sentir desejado passa uma mensagem muito importante para as áreas do cérebro responsáveis pela autoestima, autoconfiança e com o ego. No caso delas, as preliminares são fundamentais para que quem sintam mais prazer, já que a mulher precisa de estímulos mais complexos do ambiente para se envolver realmente no clima a dois.

O resultado disso é um sentimento de maior confiança, frente aos desafios da vida íntima e amorosa. Se sentir mais feliz e satisfeito consigo mesmo, traz vantagens para sua vida profissional e pessoal, aumentando a produtividade e criando vínculos mais saudáveis.

4. Ajuda a proteger o coração

A atividade sexual faz com que a pressão arterial aumente e a função cardiovascular aconteça com maior frequência. Assim, casais com encontros sexuais com duração de 30 minutos, ao menos cinco vezes na semana, têm resultados significativos na proteção das artérias.

Mas, se para alguns casais essa frequência de sexo é uma realidade, para outros, é uma fantasia. A boa notícia é que esses últimos podem combinar o sexo com outras atividades físicas aeróbicas.

Nesse sentido, corrida, bicicleta e natação podem ser ótimas escolhas. Aproveite também para ingerir alimentos bons para o coração, como azeite, aveia, frutas vermelhas e mais.

Por outro lado, se você tem alguma doença coronária, procure um médico de confiança, já que o sexo pode colocar em risco um coração com problemas de saúde.

5. Tem ação analgésica contra dor

Uma das substâncias que o corpo fabrica durante o sexo é a endorfina. É a mesma substância liberada durante as atividades físicas, com poder de aliviar dores. No orgasmo, o corpo dá um choque de endorfina no corpo.

No momento, cientistas acreditam que o efeito da endorfina, em conjunto com a ocitocina, ajuda a aliviar dores crônicas na cabeça, descomprimindo os vasos sanguíneos na região. Então, deixar de fazer amor por estar com dor de cabeça não é mais desculpa.

6. Reduz quadros de estresse e ansiedade

As situações de estresse e ansiedade são disparadas por um hormônio conhecido como cortisol. Assim, quanto maiores os níveis dele no organismo, maior a sensação de estresse.

Mas temos uma boa notícia para você que tem uma vida mais agitada; há uma relação direta entre orgasmo e a diminuição de cortisol em circulação no corpo, reduzindo o estresse.

Além disso, a ocitocina, conhecida como "hormônio do amor", entra em ação quando o casal se junta, contribuindo também para reduzir os efeitos e a circulação do cortisol.

7. Musculatura pélvica fortalecida

Outro benefício do sexo para mulheres é o fortalecimento da musculatura pélvica, como a movimentação dos músculos da vagina e o grande fluxo de sangue direcionado para a região, que se intensificam no clímax.

Uma boa forma de fortalecer ainda mais os músculos da região é combinar exercícios pélvicos com a prática sexual frequente. Sem dúvida, isso dará ainda maior controle da mulher sobre a própria vagina.

Os benefícios dos exercícios englobam ainda tonificação da musculatura e prevenção de problemas urinários.

8. Melhora a lubrificação da vagina na menopausa

Na menopausa, é comum que o canal vaginal sofra um ressecamento, o que pode trazer desconforto no ato sexual. Assim, manter uma boa frequência de sexo, no climatério, ajuda a escapar desse cenário.

A justificativa é que a atividade sexual impede que a musculatura da vagina se atrofie, motivado pela queda da produção de estrogênio, o que é muito comum na menopausa[1].

Assim, é importante manter a vida sexual ativa em todas as fases da vida. Aproveite para conferir um guia completo com dicas de saúde íntima feminina, com hábitos que você pode começar a desenvolver agora mesmo.

9. Fazer sexo faz bem para a próstata

A próstata é uma glândula sexual presente apenas nos homens. Ela é responsável pela produção do líquido que faz parte do esperma, por isso, é estimulada sempre que acontece o orgasmo.

Dessa forma, quanto mais ativo sexualmente for o homem, menor o risco de desenvolver câncer de próstata. Porém, é preciso avaliar principalmente fatores genéticos, hábitos alimentares e de vida que podem ser determinantes na instalação da doença[2].

10. Diminui a pressão arterial

Após o orgasmo, a tendência é que aconteça uma redução na pressão sanguínea, proporcionada pelo repouso ou pausa.

Esse cenário é ocasionado também pela série de hormônios que entram em atividade e trazem sensação de relaxamento, reduzindo assim a frequência cardíaca.

11. Fortalece o sistema imunológico

Existem ainda pesquisas que encontraram vestígios que relacionam um sistema imune mais preparado à frequência sexual. Não existem resultados conclusivos sobre a ligação.

Por outro lado, alguns estudos apontam que o sexo deixa as pessoas mais felizes e satisfeitas consigo mesmas. Assim, pessoas mais felizes apresentam células de defesa mais eficientes.

12. Pele e cabelos com mais brilho

O estrogênio, a testosterona e outros hormônios liberados no organismo fazem parte das estruturas que dão mais brilho para a pele e cabelo. Ou seja, a pele fica com brilho natural e com mais viço.

13. Aumento do desejo sexual

A tendência é que quanto mais sexo a pessoa faz, mais tem vontade, já que as sensações e emoções provocadas no encontro íntimo proporcionam mesmo o "gostinho de quero mais".

Nos homens, a relação sexual frequente também aumenta o número de espermatozoides saudáveis, o que pode ser uma ótima notícia para quem está querendo engravidar e precisa se manter ativo.

Ter um filho é o grande objetivo de vida de muitas pessoas, mas a gravidez não acontece de forma rápida para todos os casais. Confira dicas para tentantes que vão ajudar sua família a crescer de forma tranquila e sem pressões.

Por aqui, você acompanhou uma lista com 13 benefícios do sexo para sua saúde. O Blog do Compre Cimed espera que elas inspirem você a buscar sua felicidade com tudo o que tem direito.

Até a próxima!

Referências:

[1] DE LORENZI, Dino Roberto Soares; SACILOTO, Bruno. Frequência da atividade sexual em mulheres menopausadas. Revista da Associação Médica Brasileira, v. 52, p. 256-260, 2006. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/ramb/a/8pKCQmhGYvCp3vcy6hyRFkN/?lang=pt>. Acesso em: 21/03/2023

[2] GOMES, Romeu et al. A prevenção do câncer de próstata: uma revisão da literatura. Ciência & Saúde Coletiva, v. 13, p. 235-246, 2008. Disponível em: < https://www.scielosp.org/article/ssm/content/raw/?resource_ssm_path=/media/assets/csc/v13n1/26.pdf>. Acesso em: 21/03/2023.

15 comentários

Como é bom a gente obter conhecimento sobre a saúde

Valdice

Muito obrigada pelas informações. Amei.

Sônia Jaime

Tenho 66anos amo fazer sexo. Sou muito ativa, faço caminhada e academia tenho um namorado. Fiquei muito feliz por ter descobrido a compremed, para me informar os benefícios

Maria de Fátima

mui8to boa a aula

Victor lapazini

Minha mulher n gosta d sexe como posso fazer

Dionilde

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.