homem com fone no pescoço na academia

Para que serve BCAA? Saiba tudo sobre o suplemento

É normal nos depararmos com inúmeros termos ao começar a compreender o universo fitness, não é? Nessa sopa de letrinhas, com certeza, você já se deparou com a palavra BCAA, certo? Esse é, simplesmente, um dos melhores suplementos alimentares existentes para hipertrofia!

Essa fama não é à toa, a formulação desses itens são eficientes e saudáveis, gerando bons resultados a partir do consumo correto. Mas, você sabe como o BCAA age no organismo e quais os efeitos dele no seu corpo? Continue a leitura que iremos te contar tudo isso e muito mais!

Para que serve o BCAA?

Trata-se de uma suplementação voltada para praticantes de atividade físicas de média e alta intensidade que desejam aumentar o ganho de massa muscular¹. A formulação incrível desse item conta com três aminoácidos essenciais ao organismo: leucina, isoleucina e valina.

E, assim como os aminoácidos de triptofano, os BCAAs não são produzidos pelo corpo. Portanto, se faz necessária a ingestão por meio de uma dieta balanceada ou mesmo suplementação adicional com alto teor desses nutrientes primordiais à saúde corporal.

Essa suplementação nutricional é popular e recomendada por grandes especialistas para quem deseja resultados efetivos com foco em hipertrofia. Veja, agora, os inúmeros benefícios que o consumo correto da formulação gera:

7 benefícios do suplemento alimentar

Quando ingerido corretamente, os aminoácidos da formulação são capazes de impactar positivamente diferentes grupos musculares. Dessa forma, eles atuam para:

  1. Ampliar a concentração de proteínas no organismo;

  2. Fortalecer o sistema imunológico;

  3. Ampliar a carga de energia corporal;

  4. Diminuir a produção de serotonina;

  5. Evitar o cansaço muscular;

  6. Aumentar o desempenho durante os treinos;

  7. Auxiliar na regulação de açúcar no sangue.

Além de tudo isso, os aminoácidos são fundamentais para agilizar a síntese proteica muscular: processo responsável por auxiliar na restauração e crescimento das células do músculo² — isso contribui diretamente para o ganho de massa muscular.

O BCAA é indicado para quem?

Embora seja mais consumido por atletas, o BCAA serve para diferentes pessoas — inclusive não praticantes de atividades físicas. Sendo assim, a recomendação é para grupos saudáveis que fazem treinos longos, que desejam aumentar o ganho de massa magra, quem possui recuperação muscular lenta e pessoas com doenças, como insuficiência renal ou cirrose.

Para quem o suplemento não é indicado?

Assim como qualquer outra formulação, existem contraindicações para alguns grupos, são eles:

  • Mulheres grávidas;

  • Jovens menores de 18 anos;

  • Pessoas com doenças renais, cardiovasculares ou hepáticas.

Para esses casos, é possível investir em outras excelentes alternativas de suplementação nutricional, como: Whey Protein, Creatina e Albumina.

Qual a melhor formulação: pó, líquido ou cápsulas?

O formato do BCAA não altera os resultados obtidos com a ingestão, mas, sim, a composição do suplemento alimentar que você escolhe. Por isso, é mais importante considerar a tabela nutricional e a confiabilidade da marca na hora de comprar o produto.

A maior mudança entre as formas líquidas, cápsulas ou em pó está associada à praticidade de ingestão: sendo os formatos revestidos os melhores para consumir, já que basta apenas um pouco de água para tomá-las.

Quais os malefícios do suplemento quando ingerido incorretamente?

Como comentamos antes, o BCAA serve para aumentar o ganho de massa muscular e melhorar o desempenho enquanto diminui o cansaço corporal em treinos longos. Não à toa se tornou um dos suplementos favoritos de grandes celebridades do universo fitness.

Entretanto, quando consumido de forma errada, a união dos três aminoácidos essenciais se tornam um risco ao corpo. É possível notar alguns malefícios, como:

  • Hipoglicemia;

  • Pré-diabete, isto é, altos níveis de açúcar no sangue;

  • Alterações de humor;

  • Fortes dores de cabeça constantemente;

  • Náuseas e/ou vômitos;

  • Sobrecarga dos rins.

Esses problemas podem ser evitados se a suplementação for usada na dosagem correta para o seu organismo. Por isso, sempre indicamos que você consulte um profissional adequado para te instruir com relação à quantidade máxima permitida ao seu corpo.

A forma correta de tomar BCAA: dosagem e horários

Existem formas adequadas para se tomar suplementação para induzir o ganho de massa muscular. No caso do BCAA, a recomendação habitual é a ingestão diária de 9 gramas para mulheres e 12 gramas para homens. Entretanto, o valor pode ser alterado conforme o seu corpo.

Com relação a horários, estudos comprovam que não há interferência do horário de ingestão nos resultados alcançados pelo suplemento¹. Sendo assim, podemos concluir que o consumo pode ocorrer antes ou após o treino — o mais importante é que você tome todos os dias!

Qual o melhor BCAA para comprar este ano?

No mercado existem diversas opções as quais vemos na hora de comprar o produto. São tantas variedades que você pode até se sentir perdido para escolher uma alternativa eficiente, não é? Mas fique tranquilo, pois existe uma alternativa confiável: o Lavitan BCAA!

Esse é mais um dos produtos de nutrição esportiva feitos com tabela nutricional limpa, afinal, são apenas quatro ingredientes capazes de auxiliar na indução de ganho de massa corporal para esportistas.

Outra vantagem dessa composição exclusiva é o baixo nível de calorias, sendo uma excelente solução para quem está em processo de emagrecimento — qualidade garantida pela farmacêutica Cimed!

Esperamos que tenha gostado de entender para que serve o BCAA, quais os benefícios e como realizar a ingestão corretamente.

Se você quer alavancar ainda mais os seus resultados físicos, não deixe de cuidar da sua saúde mental: existem 6 vitaminas que diminuem o cansaço do dia a dia e aumentam o seu desempenho durante os treinos — confira!

Referências

¹ OLIVEIRA, Marcello Bonetti. Suplementação de BCAA para ganho de massa muscular: análise da eficácia em pessoas com alta carga proteica. Centro Universitário FACVEST. Lages -SC. 2019. Acesso em 19/09/2023.

² PAIM, João Araújo. et al. Síntese proteica muscular e influência na suplementação de ômega 3: aspectos atuais. Revista Destaques Acadêmicos, VOL. 6, N. 3, 2014 - CCBS/UNIVATES. Acesso em 19/09/2023.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.