mulher fazendo skincare com máscara de lama

Skincare: saiba o que é e como criar a rotina ideal!

Quando se trata de estabelecer uma rotina de autocuidado, um passo muito importante que deve ser incluso, seja você homem ou mulher, é o skincare! Esse termo bem popular engloba tudo o que se deve fazer para garantir a saúde e boa aparência da pele, prevenir o surgimento de infecções e até tratar condições dermatológicas.

O problema é que, mesmo com toda a sua importância, ainda existem muitas pessoas que ficam com dúvidas sobre como criar uma rotina de cuidados completa para a pele de forma prática — especialmente por conta das inúmeras tendências que surgem pela internet ditando o que “é certo” e o que é “errado”.

Com toda essa confusão, muitos acabam optando por deixar os cuidados de lado, acreditando ser muito complexo, o que acaba sendo muito custoso para a derme. Até mesmo uma pesquisa, feita pela Avon em parceria com o IBOPE, mostra que 61% das brasileiras estão insatisfeitas com a pele do rosto [1].

Mas resolver essa questão não precisa ser complicado e nós do Compre Cimed preparamos este conteúdo justamente para desmistificar o assunto. Aqui, você vai aprender a criar um hábito de skincare básico e eficiente e, de quebra, ficar por dentro de todos os benefícios que ele traz. Continue a leitura e saiba mais!

O que é o skincare?

Skincare vem do inglês e se traduz como “cuidados com a pele”, resumindo bem todo o conceito. Ele indica tudo o que se pode incluir na rotina caseira de manutenção da pele, sempre com produtos adequados para as necessidades do seu tipo de derme.

Apesar dos passos básicos dessa rotina de autocuidado sempre serem recomendados por dermatologistas do mundo inteiro, foi só nos últimos anos que o termo ganhou mais força — principalmente pelo surgimento de dermocosméticos mais populares e de diferentes hábitos compartilhados por influencers nas redes sociais.

Com isso, o interesse por criar a rotina perfeita para a pele cresceu, tanto por mulheres quanto por homens, juntamente com as dúvidas de o que usar, quanto e em qual ordem. E saber as respostas para essas questões é super importante para que a pele possa aproveitar ao máximo o que recebe através desses cuidados.

Qual a importância de ter uma rotina de skincare?

Quando feita da maneira correta, a rotina de skincare traz diversas ações benéficas para a saúde e aparência da pele, como:

  • equilibrar a oleosidade da pele;

  • manter os poros desobstruídos;

  • dar sensação de limpeza e frescor;

  • preservar a integridade da barreira cutânea protetora — responsável por proteger o organismo contra infecções, dentre outros problemas;

  • prevenir o surgimento de acne;

  • eliminar as células mortas que se acumulam sobre o tecido epitelial ao longo do dia;

  • uniformizar a textura da pele;

  • proteger contra danos causados pelo sol — como manchas, ressecamento, queimaduras e envelhecimento precoce;

  • minimalizar rugas e linhas de expressão;

  • garantir uma aparência mais firme e radiante;

  • melhorar a capacidade da pele de segurar a maquiagem.

Um estudo publicado no Research, Society and Development Journal [2] mostra que uma rotina de cuidados com a pele não se trata apenas de estética e autoestima, mas também de saúde e prevenção a condições dermatológicas. A mesma pesquisa também frisa que, para ser benéfica, a rotina de skincare deve ser montada para cada tipo específico de pele, que são:

Pele seca

Essa pele é caracterizada por uma textura naturalmente seca, pois as glândulas sebáceas não produzem óleos suficientes para suprir a sua necessidade de hidratação. Quando não recebe os devidos cuidados, ela pode sofrer com descamação, aspecto esbranquiçado e sensibilidade. Aqui, o uso de hidratantes mais potentes é crucial, especialmente no inverno, onde o ressecamento tende a piorar.

Leia também: Cuidados com a saúde no inverno: 9 dicas para cuidar da sua!

Pele oleosa

Se opondo à pele seca, a naturalmente oleosa produz mais óleos do que a epiderme realmente precisa, causando um aspecto mais brilhoso e poros dilatados. Sem os cuidados adequados, os poros acabam sendo obstruídos pela oleosidade, causando o surgimento de acne. Produtos com baixo teor de óleo fazem toda a diferença para a saúde dessa derme.

Pele mista

A pele naturalmente mista conta com aspectos de bochechas mais secas e zona T (testa, nariz e queixo) oleosa. Esse é o tipo de derme mais comum no Brasil e, também, o que mais causa dúvidas na hora de encontrara a rotina mais equilibrada. O segredo aqui é buscar produtos que não contenham alto teor de óleo, mas que sejam capazes de preservar a hidratação da pele.

Pele normal/equilibrada

A pele normal, ou equilibrada, produz sebo nas quantidades adequadas para se manter hidratada. Aqui, a rotina de skincare é feita apenas para manutenção, sempre com produtos suaves que não sejam pesados demais na limpeza, nem na hidratação.

Como deve ser feito o skincare básico?

Uma rotina de skincare básica é composta de três passos: limpeza, hidratação e proteção. Quaisquer outros passos, como a aplicação de ácidos e outros dermocosméticos mais avançados, é um extra que deve ser feito sob acompanhamento de um dermatologista.

Separamos aqui o passo a passo de como fazer o skincare para te ajudar, confira:

1. Limpeza

Com a pele molhada, aplique um sabonete facial sobre todo o rosto até fazer espuma, massageie para estimular a abertura dos poros e, consequentemente, a saída da sujeira que se acumula neles. Em seguida, enxágue bem e seque.

Importante lembrar que a loção de limpeza deve ser facial, pois os sabonetes corporais comuns que encontramos nos mercados podem alterar o pH da pele do rosto, já que não são formulados para essa região. Na dúvida, é sempre válido conversar com seu dermatologista para encontrar a melhor fórmula.

2. Hidratação

Com a pele bem seca, aplique o hidratante adequado para as suas necessidades, espalhando a loção por todo o rosto e pescoço — hidratar essa região também ajuda a reduzir a flacidez e os sinais da idade!

Vale frisar que até as peles oleosas precisam receber a devida hidratação, pois a sua falta pode ocasionar o efeito rebote, um fenômeno onde as glândulas sebáceas começam uma superprodução de óleo para suprir o que não recebe exteriormente. O resultado desse efeito é a obstrução dos poros, inflamações, surgimento e agravamento de acnes.

3. Proteção

O último passo é a proteção, que deve sempre ser feita com protetores de fator de proteção (FPS) igual ou superior a 30 — para garantir total proteção contra os raios solares. Hoje em dia, é possível encontrar fórmulas com baixo teor de óleos que atendem melhor às necessidades de peles oleosas, além de opções com alto FPS para aquelas que são mais sensíveis.

Qual a frequência do skincare básico?

O skincare básico deve ser realizado duas vezes ao dia: a primeira é pela manhã, antes de sairmos de casa, para remover as células mortas que se acumulam na pele durante o sono. Aqui, é muito importante lembrar de aplicar o protetor solar, mesmo se não estiver ensolarado, pois os raios UV atingem a pele e podem causar danos seja qual for o clima.

A segunda é à noite, antes de dormirmos, para eliminar toda a poluição e sujeira que acaba ficando na derme ao longo do dia — no período noturno, não é preciso aplicar protetor solar.

Além do skin care: cuidados extras para se ter na rotina

Como vimos, ter uma rotina de skincare é crucial para manter a pele saudável, firme e jovem. Mas, além desse hábito, é muito importante sermos conscientes de dois fatores que podem afetar muito a maneira que nossa derme se comporta:

  1. O primeiro é beber água, pois esse hábito garante que a epiderme receba a devida hidratação de dentro para fora e seja capaz de se livrar de toxinas que se acumulam nas células.

  2. O segundo é a alimentação, que deve ser equilibrada e rica em vitaminas e minerais para garantir que a pele receba os nutrientes necessários para se manter firme e viçosa — como já foi até mesmo mencionado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Rio de Janeiro [3].

Agora que você conhece tudo sobre o universo do skincare, aproveite para conversar com seu dermatologista e encontre a rotina de autocuidado perfeita para garantir uma pele sempre equilibrada. E se você deseja continuar aprendendo sobre o assunto, aproveite para conferir nosso post sobre cuidados com a pele no verão, com 7 dicas práticas!

O Compre Cimed volta em breve com mais conteúdos sobre saúde, bem-estar e autocuidado, até lá!

Referências Bibliográficas

[1] Pesquisa inédita da Avon com IBOPE revela dados sobre cuidados com o rosto da brasileira. Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), 2019. Disponível em: <https://www.abevd.org.br/pesquisa-inedita-da-avon-em-parceria-com-ibope-revela-dados-sobre-cuidados-com-o-rosto-da-brasileira/>. Acesso em: 24 jul. 2023.

[2] LIMA, J. C. de; et al. The importance of daily care in skin health. Research, Society and Development, [S. I.], v. 12, n. 5, p. e21412541571, 2023. DOI: 10.33448/rsd-v12i5.41571. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41571>. Acesso em: 24 jul. 2023.

[3] Alimentação balanceada é a chave para uma pele saudável. Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Rio de Janeiro (SBDRJ). Disponível em: <https://sbdrj.org.br/alimentacao-balanceada-e-a-chave-para-uma-pele-saudavel/>. Acesso em: 24 jul. 2023.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.