Vitamina B12: tudo o que você precisa sobre a cianocobalamina

Vitamina B12: tudo o que você precisa sobre a cianocobalamina

Não tem como falar de manter o corpo e a mente saudáveis sem incluir a importância das vitaminas na conversa, não é mesmo? Afinal, são essenciais para manter o bom funcionamento do nosso organismo ao controlar as funções do metabolismo e as atividades celulares.

Entre as mais conhecidas e importantes, temos a cobalamina, talvez você a conheça por outro nome: vitamina B12. Um nutriente essencial ao corpo que precisa ser ingerido por meio de fontes externas, como alimentos ou suplementos nutricionais. Consumir a quantidade necessária para o seu corpo é fundamental para protegê-lo de diversas doenças, como o Parkinson¹.

Até aqui, você já compreendeu um pouco da importância do nutriente para o organismo humano. Mas não para por aí, selecionamos tudo sobre o assunto: para que serve, benefícios, alimentos ricos e suplementos — venha descobrir!

Afinal, o que é a cobalamina?

São diferentes nomes para se referir a vitamina B12: cobalamina e cianocobalamina. Ela é caracterizada como um hidrossolúvel — não se assuste com o nome um pouco complexo, isso quer dizer apenas que ela é solúvel em água. Você deve estar se perguntando "e o que muda com essa informação?". A resposta é simples: a absorção do organismo.

Isso quer dizer que o corpo só consegue absorvê-lo por meio de fontes externas e, dessa forma, fazer o transporte dos nutrientes pela corrente sanguínea. Esse processo também ocorre com as vitaminas C (que aumentam a imunidade) e do complexo B, uma trajetória fundamental para gerar todos os benefícios gerados por elas!

Para que serve a vitamina B12 no organismo?

A cobalamina ajuda na manutenção e no desenvolvimento das funções presentes no sistema nervoso central, em outras palavras, mantém o funcionamento saudável do nosso corpo.

Mas não para por aí, a ingestão correta desse componente possui outras funções, como:

  • Aumentar a disposição física e mental;

  • Contribuir com a formação neurológica e cognitiva das crianças²;

  • Melhorar a absorção de proteínas, carboidratos e gorduras;

  • Ampliar o condicionamento físico;

  • Proteger contra doenças, como anemia megaloblástica e Parkinson¹;

  • Ajudar a alcançar a terceira idade com mais saúde;

  • Evitar instabilidade emocional.

A vitamina B12 é importante para manter o nosso organismo sempre saudável, quando consumida de forma adequada, ajuda a prevenir deficiências nutricionais na vida adulta e na terceira idade. Nos idosos, o principal ganho é na melhora do funcionamento cognitivo⁵.

O nosso emocional também é afetado positivamente pela cobalamina. A substância contribui para o desenvolvimento da serotonina, essencial para regular o humor.

A ausência da vitamina causa quadros de hiperhomocisteinemia e diminuição de s-adenosilmetionina, fatores que aumentam os riscos para depressão⁶.

Qual a quantidade de cobalamina para consumir?

Recomenda-se a ingestão de 2,4 ml por dia de vitamina B12 segundo orientações da Anvisa³. Essa quantidade ideal é indicada para que o corpo humano adulto funcione corretamente, dessa forma, é considerada uma das vitaminas essenciais para homens quanto para mulheres.

A detecção da quantidade do componente é feita por meio do exame de sangue. Os níveis inferiores a 200 pg/ml são considerados baixos⁴. Números acima de 800 pg/ml indicam excesso da vitamina. Sendo assim, valores que variam entre 200 pg/ml e 800 pg/ml são normais.

Quando os níveis estão além do indicado, o organismo demonstra sinais de excesso ou falta desses nutrientes. Saiba quais são eles:

Sintomas que seu corpo está com falta do nutriente

A falta de vitamina B12 é causada por conta da não ingestão de alimentos ricos no componente que é essencial ao corpo. Algumas dietas restritivas contribuem para esse cenário, como o vegetarianismo, afinal, muitos dos alimentos que contêm o nutriente são de origem animal.

Quando os níveis estão baixos, o corpo emite alguns sinais:

  • Cansaço excessivo;

  • Grande perda de peso;

  • Fissuras pequenas nos lábios;

  • Palidez;

  • Despigmentação da pele;

  • Perda de memória recente;

  • Tonturas.

Em casos mais graves, ocorre queimação na língua, dificuldade de locomoção, perda dos reflexos, fraqueza corporal e formigamento ou ausência da sensibilidade ao longo do corpo — principalmente nas mãos e nos pés.

Se você está sentindo sintomas similares, procure um especialista médico para realizar exames e, se necessário, iniciar um tratamento para aumentar os níveis da vitamina em seu organismo.

Sinais do excesso de vitamina B12

Mesmo que ocorra com menor frequência, o excesso de cobalamina não é positivo para o corpo. Nesse cenário, o corpo começa a emitir alguns sinais, como: aumento do número de espinhas no rosto, insuficiência cardíaca, renal e hepática, formação de coágulos sanguíneos e dificuldades para enxergar bem.

Algumas condições podem facilitar o aumento dos níveis da vitamina do complexo B. Ingestão de álcool, neoplasias, doenças crônicas e inflamatórias são exemplos de cenários que favorecem o excesso de vitamina B12.

Manter a cobalamina em níveis normais é fundamental para garantir o funcionamento correto do seu organismo e dos seus órgãos, inclusive para as mulheres — aproveite para conhecer outras vitaminas essenciais para o corpo feminino!

Em quais alimentos é possível encontrar vitamina B12?

A vitamina do complexo B não é produzida pelo corpo, por isso, a ingestão deve ser feita por meio de uma alimentação que inclua alimentos ricos no componente. Dessa forma, é possível atingir os valores indicados para o corpo humano.

É importante destacarmos que os alimentos com maior teor de B12 são as proteínas, por isso, não o componente não é encontrado em frutas. Característica que o diferencia de outras vitaminas, como a famosa vitamina E, que está presente em diversos alimentos, como frutas, verduras e vegetais.

Selecionamos uma lista de alimentos com altos índices do nutriente. Venha descobrir quais são:

Alimentos de origem animal

  • Fígado bovino;

  • Ovos:

  • Frango;

  • Atum;

  • Carne de boi;

  • Frutos do mar;

  • Leite;

  • Queijo;

  • Iogurte;

  • Carne de porco;

  • Codorna;

  • Peru.

Alimentos veganos

  • Trigo-sarraceno;

  • Leite de soja fortificado;

  • Alfafa;

  • Cereais matinais;

  • Arroz;

  • Cogumelos;

  • Leite de amêndoas;

  • Coco e leite de coco;

  • Levedura nutricional;

  • Tofu fortificado.

Como subir os níveis do nutriente no organismo?

Por não ser produzida pelo corpo, existem apenas duas formas de ingerir a vitamina: por meio de uma dieta balanceada ou com suplementação rica em B12.

Essa alternativa é rápida, não influenciando na sua rotina. Além disso, é uma opção saudável que serve para complementar a ingestão de substâncias essenciais ao corpo, como vitaminas e minerais.

Se você deseja saber mais sobre eles, temos um post que explica todas as funções dos suplementos alimentares para o corpo.

Quando se deve tomar suplemento alimentar de B12?

É importante realizar exames, principalmente de sangue, para diagnosticar a deficiência da substância no organismo. Em casos de baixo nível de vitamina B12, um especialista irá traçar as melhores opções para aumentar os níveis do nutriente em seu sangue. Aqui entram os suplementos alimentares como uma excelente alternativa!

Como tomar cobalamina todos os dias?

A suplementação alimentar se encaixa como uma das vitaminas diárias que está presente em diferentes formulações. Basta a ingestão contínua para auxiliar no aumento dos níveis da vitamina no organismo.

Essa é uma ótima alternativa para quem possui dificuldade na absorção da substância ou não consegue incluir alimentos ricos em vitamina B12, como os veganos.

Por isso, aqui no Compre Cimed, contamos com opções em quantidades ideais para todas as idades, como as alternativas da linha Lavitan. Nossas opções estão presentes em comprimidos gelatinosos para crianças, adultos e idosos (homens e mulheres) — conheça!

E aí, gostou de entender para o que serve a vitamina B12 e como consumi-la no seu dia a dia? Deixe a sua opinião nos comentários!

Te vemos no próximo post, até logo!

Referência

¹ ANDERSON, Pauline. Vitamina B12 protetora contra a doença de Parkinson? Medscape Medical News, set. 2022. Acesso em: 9 out. 2023.

² GARZONE, Emmanuella Oliveira Caula; ZANELLA, Priscila Berti. A importância da vitamina B12 para a função neurológica e cognitiva: da gestação à infância. Revista de Atenção à Saúde, São Caetano do Sul, v. 19, n. 69, p. 339-350, jul./set. 2021, ISSN 2359-4330. Acesso em: 9 out. 2023.

³ BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução-RDC n° 269, de 22 de setembro de 2005. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2005. Acesso em: 9 out. 2023.

VITAMINA B12 baixa: confira os sintomas, causas e tratamento. Vida Saudável, 2023. Acesso em: 9 out. 2023.

⁵ SOUSA, Dallyla Jennifer Morais; et. al. Influence of vitamin B12 and folic acid on cognitive disorders in the elderly. Research, Society and Development. ISSN 2525-3409. Vol 9, n°1. Acesso em: 19 out. 2023.

⁶ PEREIRA, Isabela Rosier Olímpio; et. al. Deficiência de vitamina B12: um fator que induz à depressão? Periódicos Eletrônicos em Psicologia. Vol.16 no.2 São Paulo dez. 2016. Acesso em: 19 out. 2023.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.