Entenda por que a falta de vitamina D engorda

Entenda por que a falta de vitamina D engorda

A vitamina D é um hormônio que não é produzido naturalmente pelo nosso corpo¹, sendo assim, é necessário dar uma ajudinha para que o organismo o produza. Isso pode ser feito por meio da exposição ao sol ou com a ingestão de suplementos alimentares.

Mas o que poucas pessoas sabem é que existe uma dosagem ideal para a ingestão do lipossolúvel, isso porque tanto a falta quanto o excesso da vitamina pode ser prejudicial ao organismo e, até mesmo, engordar. No post de hoje, iremos te explicar tudo isso e muito mais — venha descobrir!

Por que a falta de vitamina D engorda?

Um estudo holandês feito pela University Medical Center demonstrou que pessoas que continham maiores níveis de gordura abdominal tinham, também, maior probabilidade de ter baixos graus de vitamina D.

Isso não quer dizer que exista um vínculo direto entre o aumento da produção de gordura abdominal e a ausência dessa vitamina. Porém, quando temos a falta desse nutriente, o organismo reage com alterações no metabolismo e nos hormônios.

São essas modificações que ajudam a aumentar a gordura no corpo. Quando isso ocorre, você sentirá os seguinte sintomas:

5 sinais da falta de vitamina D no corpo

  1. Diminuição da produção de melatonina;

  2. Cicatrização lenta do corpo;

  3. Queda no cabelo;

  4. Doenças com maior frequência;

  5. Mais dores musculares.

Mas não é só a falta dessa vitamina que traz prejuízos a sua saúde, a abundância desse lipossolúvel também preocupa. Descubra o porquê.

O excesso de vitamina D engorda?

Quando falamos sobre emagrecimento, existem diversos mitos e verdades sobre a perda de peso. Entretanto, é fato que o consumo excessivo de vitaminas pode ocasionar danos à nossa saúde², isso vale principalmente quando estamos falando de suplementações abundantes relacionadas às vitaminas C e D.

Assim como a falta do hormônio pode ser sentida, a ingestão excessiva também emitirá sinais para você conseguir identificar, são eles⁴:

Sintomas da toxicidade por vitamina D

  • Sofre com a fraqueza corporal;

  • Perda de apetite;

  • Tem elevados níveis de cálcio no sangue;

  • Sofre com insuficiência renal;

  • Sente náuseas e ânsia de vômito;

  • Fica desidratado com facilidade;

  • Possui quadros severos de anorexia.

Qual é o nível normal do hormônio esteroide?

São considerados níveis normais de vitamina D os valores acima de 20 ng/mL⁵, esse valor é recomendado para a maioria da população brasileira. Abaixo dessa média, os números são considerados baixos ou muito baixos.

Existem alguns outros indicativos para grupos específicos. As pessoas gestantes, idosas, portadoras de doenças inflamatórias e autoimunes devem ter valores entre 30 ng/mL e 60 ng/mL.

Como identificar a quantidade ideal de vitamina D no corpo?

A vitamina D é uma das melhores vitaminas para cansaço mental e físico, sendo assim, é importante ficar alerta quanto à quantidade desse nutriente no corpo. Mas você sabe como ocorre essa identificação?

A definição é feita por meio de um exame de sangue. Dessa forma, será constatado os números gerais de vitamina D, tanto aqueles ingeridos por meio de suplementos quanto os que resultam da absorção da luz solar.

Quais as doenças causadas pela ausência do hormônio?

Até aqui, você já deve ter notado que a vitamina D está muito relacionada à saúde óssea, alterando, principalmente, os níveis de cálcio e fosfato. Por isso, quando ocorre a ausência desses nutrientes, o organismo fica mais vulnerável a adquirir algumas doenças, são elas:

  • Osteoporose;

  • Gripe;

  • Hipertensão arterial;

  • Osteomalácia;

  • Resfriado;

  • Acidente Vascular Cerebral (AVC);

  • Diabete;

  • Insuficiência cardíaca;

  • Depressão.

Os baixos níveis da vitamina podem impactar as fraturas e a cicatrização de ferimentos, isso porque o cálcio é essencial para o fortalecimento dos ossos. No caso de crianças com baixos índices desse mineral, a situação é mais preocupante.

Além do alto risco de fraturas na infância, é possível que, se não tratada na fase adulta, essa deficiência impacte na terceira idade. Por isso, a pessoa que se encontra nesse cenário possui riscos maiores de adquirir osteoporose na terceira idade⁶.

3 formas de repor a ausência da vitamina no corpo

Assim como a vitamina C, o corpo não é capaz de produzir a vitamina D, para que essa absorção ocorra, é necessário fazer ingestão por meio de alimentos ou suplementação.

Além disso, a exposição aos raios solares alguns minutos por dia é uma excelente forma de aumentar a quantidade desse nutriente no organismo. Saiba quais são as indicações ideais para cada caso:

1. Tome sol todos os dias

Para manter os níveis ideais da vitamina, é recomendado que essa exposição solar ocorra por cerca de 15 a 20 minutos sem protetor solar no corpo⁷, isso porque o uso do filtro acaba impedindo a absorção da vitamina.

Mas, após esse período, é importante criar uma barreira protetora a fim de evitar doenças, como o câncer de pele. Aliás, essa precaução deve ocorrer em qualquer estação, sendo um dos cuidados fundamentais com a pele no inverno.

2. Mantenha uma alimentação balanceada

Não é difícil identificar os alimentos fonte de vitaminas D, os grupos de comidas com origem animal são ricos nesse nutriente. Sendo assim, você não irá encontrar frutas, legumes e vegetais com essa característica.

Reunimos uma lista com os principais alimentos com esse lipossolúvel:

  • Atum;

  • Queijo;

  • Fígado;

  • Salmão;

  • Sardinha;

  • Ovo de galinha;

  • Mariscos;

  • Tilápia;

  • Cogumelos;

  • Leite;

  • Ostras cruas.

Muitas vezes, somente a alimentação não é suficiente para manter os níveis de vitamina D normais. Uma solução para isso é a ingestão de suplementos alimentares que contenham esse nutriente. Essa é uma ótima alternativa para quem não consome comidas de origem animal.

3. Faça a ingestão de suplementos saudáveis

Agora, você já entendeu a conexão entre a falta de vitaminas D e o aumento da gordura corporal. Como comentamos, a alimentação saudável e os raios solares contribuem com o aumento nos índices corporais do lipossolúvel.

Entretanto, com a rotina agitada, se torna muito difícil suprir todas as necessidades que o corpo precisa. É aí que entram os suplementos alimentares Lavitan, que visam aumentar os níveis do nutriente no corpo. Bastam dois comprimidos gelatinosos por dia para auxiliar o seu corpo na ingestão desse nutriente.

Qual o melhor horário para tomar a vitamina D?

Existem horários ideais para ingestão de diferentes suplementos vitamínicos. Esse detalhe pode parecer até insignificante, não é? Mas o consumo regular nos horários certos ajudam na maior eficiência do suplemento.

No caso das vitaminas D, a indicação é que se faça duas vezes por dia: na parte da manhã e à noite. Na dúvida, sempre consulte um especialista para garantir maior assertividade na sua escolha!

E aí, gostou de descobrir por que a falta de vitamina D engorda? Com certeza, essas informações vão te incentivar a adquirir hábitos mais saudáveis. Continue ligado em nosso blog para descobrir novos assuntos que impactam na sua qualidade de vida.  

Referências:

¹ Hospital Oswaldo Cruz. A importância da vitamina D para o organismo. Acesso em 04/09/2023

² Vitória Pierri. Consumo excessivo de vitaminas pode causar danos à saúde. Abril de 2021. Jornal da USP. Acesso em 04/09/2023

³ Hospital Israelita. Descubra os riscos da falta de vitamina D para o organismo. Março de 2023. Vida Saudável. Acesso em 04/09/2023

⁴ Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Vigilância em Saúde alerta sobre riscos no uso da vitamina D no Estado. Setembro de 2020. Acesso em 04/09/2023

⁵ Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ). Vitamina D: novos valores de referência. Novembro de 2019. Ministério da saúde. Acesso em 04/09/2023

⁶ Biblioteca Virtual em Saúde. Osteoporose. Ministério da Saúde. Acesso em 04/09/2023

⁷ Renata Tôrres. Vitamina D: tempo ideal de exposição ao sol depende do tom de pele. Novembro de 2013. Rádio Câmara. Acesso em 04/09/2023

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.